-

PPGGEO057 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA E ENSINO DE GEOGRAFIA I - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (21/03/2024 - 21/03/2024)

Marco epistemológico e pressupostos teóricos da TAS

 

     

Os textos estão disponíveis para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

   Plano de Ensino - 2024.1 
Tópicos especiais em pesquisa e ensino de Geografia I
  Texto (básico) nº 01: Aprendizagem Significativa: a teoria da de David Ausubel 
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
  Texto (complementar) nº 02: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel 
PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal; FERRO, Maria da Glória Duarte. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 91-130. (Edição atualizada).
   Vídeo 2: Aprendizagem significativa no ensino de Geografia - Geografia UFPI (Link Externo)

Vídeo 2: Aprendizagem significativa no ensino de Geografia - Geografia UFPI (Profa. Doutoranda Arlane Silva)

https://youtu.be/jhOAHaC7wLo?si=6NyYFgdWDowhDLVE

  

Vídeo 4 - Abordagem da teoria da aprendizagem significativa no ensino de Geografia

 

Vídeo 4 - Abordagem da teoria da aprendizagem significativa no ensino de Geografia
Ministrante: Profa. Dra. Josélia Saraiva e Silva – UFPI.

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LB6rkvFfD2c

    
Inicia em 21/03/2024 às 8h 30 e finaliza em 04/04/2024 às 12h 59
    
Inicia em 21/03/2024 às 8h 30 e finaliza em 15/04/2024 às 23h 59
Aula 2 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (04/04/2024 - 04/04/2024)

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

Grupos de Discussão (GD)

GD 1 - A teoria cognitiva de aprendizagem (Capítulo I)

GD 2 – Aquisição e uso de conceitos (Capítulo II)

    
Inicia em 14/04/2024 às 8h 30 e finaliza em 24/04/2024 às 23h 59
   Teses e dissertações (Link Externo)

Teses e dissertações

https://drive.google.com/drive/folders/1t_e75aQLCs4O-LDXL_jVjTf4T9fE2t3u?usp=drive_link

Aula 3 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (18/04/2024 - 18/04/2024)

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

Síntese da TAS - exposição dialogada

GD 3 – Um modelo para planejar a instrução - mapas conceituais (Capítulo III)


O texto está disponível para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 03: A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico 
MORAES, Jerusa Vilhena de. A teoria de Ausubel na aprendizagem do conceito de espaço geográfico. In: CASTELLAR, Sonia (org.). Educação geográfica: teoria e práticas docentes. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p.97-p.112. (Novas abordagens. GEOUSP. v. 5)
Aula 4 - Unidade I: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel (25/04/2024 - 25/04/2024)

A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel

- Roda de diálogo 1: contribuições da TAS para a pesquisa e o ensino de Geografia (Texto nº 03)

- Roda de diálogo 2: contribuições da TAS para a pesquisa e o ensino de Geografia (socialização da análise de produções acadêmicas)

-Orientação sobre atividades da Unidade II

  

 

Os textos estão disponíveis para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 04: Da revolução material à psicológica – as bases da psicologia comunista de Vygotski 
TULESKI, Silvana Calvo. Da revolução material à psicológica – as bases da psicologia comunista de Vygotski. In: TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2. ed. Maringá: Eduem, 2008, p. 71-118.
  Texto nº 05: Notas sobre a relação natureza e cultura 
ZANELLA, Andrea Vieira. Notas sobre a relação natureza e cultura. In: ZANELLA, Andrea Vieira. Psicologia Histórico-Cultural em foco: aproximações a alguns de seus fundamentos e conceitos. Florianópolis: Editora do Bosque/UFSC, 2020, p. 130-148.
Aula 4 - Unidade II: A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Seminovich Vigotski (09/05/2024 - 09/05/2024)

Fundamentos epistemológicos e princípios teóricos da Psicologia Histórico-Cultural

- Roda de diálogo: Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Histórico-cultural: dialogando com a “Ideologia Alemã” 

- Vídeo conferência: Vigotski

  

Os textos estão disponíveis para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 06: Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico 
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997 (Pensamento e Ação no Magistério)
  Texto (complementar) nº 07: A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Vigotski 
CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. A abordagem histórico-cultural de Lev Vigotski. In: CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; MATOS, Kelma Socorro Lopes de (org.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. Fortaleza: EdUECE, 2015, p. 181-222. (Edição atualizada).
Aula 5 - Unidade II: A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Seminovich Vigotski (23/05/2024 - 23/05/2024)

A Abordagem Histórico-Cultural e suas contribuições para a pesquisa e o ensino de Geografia

-Seminário temático 1 (Textos nº 06, 07 e 08)

-Princípios teóricos da Psicologia Histórico-Cultural: a mediação simbólica

-Seminário temático 2 (Textos nº 06, 07 e 08)

-Princípios teóricos da Psicologia Histórico-Cultural: pensamento e linguagem

 

 

O texto está disponível para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 08: A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores 
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Psicologia e Pedagogia).
Aula 6 - Unidade II: A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Seminovich Vigotski (06/06/2024 - 06/06/2024)

A Abordagem Histórico-Cultural e suas contribuições para a pesquisa e o ensino de Geografia

-Seminário temático 3 (Textos nº 06, 07 e 08)

-Princípios teóricos da Psicologia Histórico-Cultural: desenvolvimento e aprendizagem

-Roda de diálogo: contribuições da abordagem Histórico-Cultural para a educação escolar, a pesquisa e o ensino de Geografia (Texto nº 09)

O texto está disponível para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 09 - Escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural 
DUARTE, Newton. Escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural. In: DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 2. ed. Campinas: Autores Associados 1999, p. 75-106 (Polêmicas do nosso tempo, v. 55).
Aula 7 - Unidade II: A Abordagem Histórico-Cultural de Lev Seminovich Vigotski (20/06/2024 - 20/06/2024)

A Abordagem Histórico-Cultural e suas contribuições para a pesquisa e o ensino de Geografia

-Roda de diálogo: contribuições da abordagem Histórico-Cultural para a pesquisa e o ensino de Geografia (socialização da análise de produções acadêmicas)

O texto está disponível para download no nosso site PsicoEduc (Psicologia & Educação), no endereço: 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/p%C3%A1gina-inicial 

https://sites.google.com/ufpi.edu.br/psicoeduc/livros

Aproveite para conhecer o conteúdo do nosso site, curtir nossa playlist e deixar sugestões

  Texto nº 10 - Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar 
MORAIS, Eliana Maria Barbosa. Vygotsky e a construção de sistemas conceituais: contribuições para a Geografia escolar. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; PIRES, Mateus Marchesan (org.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021, p. 75-91.
Aula 8 - (25/06/2024 - 25/06/2024)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
21 18 25 23 25
1 2024100**** 2 0 2 0 0 4
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 4 4
6 2024100**** 0 2 0 0 0 2
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Confirmação de aula na próxima quinta-feira (25.04.2024) 20/04/2024
As aulas da disciplina TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA E ENSINO DE GEOGRAFIA I ocorrerão na sala 338 - 21/03/2024 13/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1085 03/07/2024 07:21