-

DAA0253 - FUND ANTROPOL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede (11/03/2024 - 29/04/2024)
Nesta unidade apresentaremos o objeto de estudo da Antropologia, suas subáreas, o processo histórico de institucionalização da disciplina, bem como sua utilidade e interesses específicos e comuns com outras áreas do conhecimento.
   Plano de ensino da disciplina 
2. Métodos da pesquisa Antropológica (06/05/2024 - 29/05/2024)
Nessa unidade, discutiremos o método antropológico como um instrumento para profissionais que lidam com diversidade cultural: trabalho de campo, observação participante, entrevista, história de vida e etnografia.
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença (03/06/2024 - 15/07/2024)
Nesta etapa do processo apresentaremos reflexões com base em pesquisas etnográficas. Os temas elencados dizem respeito a discussão nas mudanças significativas de ordem legal nas funções sociais da escola. Destacaremos principalmente diversidade de gênero e etnia.
  Dicas para produção da revista cultural 
Olá, Segue o arquivo com dicas para produção da revista cultural. Atenciosamente,
  TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM E SOM.doc 
Olá, Para quem for utilizar imagens e sons de pessoas, segue um modelo de termo de autorização. Atenciosamente,
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
25 27 01 03 08 10 15 17 22 24 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 17 19
1 2024904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
2 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
3 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
7 2024904**** 0 0 0 0 2 2 2 2 0 8
8 2024904**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 4
9 2024900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
13 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
15 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
17 2024902**** 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
18 2024900**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
22 2024904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
23 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
26 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2024900**** 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2020901**** 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
30 2024903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
31 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2024900**** 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 10
37 2024902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
38 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2024900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
41 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2024900**** 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 16
43 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
45 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
47 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
49 2024900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
50 2024903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
51 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
52 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
53 2024902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
54 2024904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
55 2024900**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
2 2024904**** 8,5 10,0 10,0 9.5 2 AM
3 2024902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
4 2024902**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
5 2024902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024903**** 7,5 10,0 9,0 8.8 2 AM
7 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
8 2024903**** 7,5 10,0 9,0 8.8 2 AM
9 2024904**** 6,5 10,0 10,0 8.8 0 AM
10 2024900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
11 2024904**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
12 2024900**** 7,5 10,0 9,0 8.8 2 AM
13 2024903**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
14 2024900**** 10,0 0,0 0,0 3.3 16 RF
15 2024903**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
16 2024900**** 8,5 9,5 10,0 9.3 6 AM
17 2024904**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
18 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2024902**** 6,0 7,0 10,0 7.7 8 AM
20 2024900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 10 AM
21 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2024904**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
23 2024903**** 5,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
24 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
25 2024900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
26 2024903**** 9,5 7,5 9,0 8.7 4 AM
27 2020901**** 9,5 9,0 9,0 9.2 10 AM
28 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
29 2024903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
30 2024904**** 5,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
31 2024903**** 9,0 10,0 9,0 9.3 2 AM
32 2024900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 4 AM
33 2024904**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
34 2024904**** 6,0 10,0 10,0 8.7 2 AM
35 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
36 2024904**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
37 2024900**** 5,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
38 2024900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 6 AM
39 2024902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 12 AM
40 2024904**** 5,5 7,0 10,0 7.5 2 AM
41 2024900**** 8,5 10,0 9,0 9.2 0 AM
42 2024904**** 5,0 10,0 10,0 8.3 2 AM
43 2024900**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM
44 2023902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
45 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
46 2024904**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
47 2024900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
48 2024904**** 7,0 10,0 10,0 9.0 4 AM
49 2024904**** 5,5 3,0 0,0 2.8 8 RN
50 2024903**** 7,5 9,5 9,0 8.7 4 AM
51 2024904**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
52 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
53 2024904**** 6,0 9,0 10,0 8.3 0 AM
54 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
55 2024904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 18 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas e dialogadas;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo;
• Indicação para produção textual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova Escrita - individual, sem consulta bibliográfica);
Trabalho Integrado - Análise de textos de debates em grande grupo;
Trabalhos escritos – ensaio de trabalho etnográfico – producao do diario de campo.
Horário de atendimento:
Bibliografia: DA MATTA, Roberto. Relativizando. Uma introdução a antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 4ª Ed.1993.
DAMATTA, Roberto. «Você tem cultura?» in Explorações: ensaios de sociologia interpretativa, Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.
DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1105-1128.
MATTOS, CLG.; CASTRO, PA., (Orgs.) Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Autores. 298 p. ISBN 978-85-7879-190-2. Disponível em<http://books.scielo.org>. Acesso em 27 de Jun. de 2022.
MINER, Horace. A. Ritos Corporais entre os Nacirema in: K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others – readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76 (versão trad. - manuscrito
MUNANGA, Kabengele. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania. Ação Educativa, ANPED. Palestra proferida no 1º Seminário de Formação Teórico Metodológica - SP. 2003 <http://www.acaoeducativa.org/kabe.PDF>. Acessado em 28/jul/2006.
PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade: leituras de Sociologia da Educação. São Paulo, Editora Nacional, 1987.
ROCHA, Gilmar & TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia & Educação. Autêntica, 2009
TOBIN, Joseph; WU, David Y; DAVIDSON, Dana H. Educação infantil em três culturas; Japão, China e EUA. São Paulo, Phorte Editora, 2008.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Capítulo: “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa”)
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2024
29/04/2024
1. Antropologia e Educação: Eu e Nós em rede
06/05/2024
29/05/2024
2. Métodos da pesquisa Antropológica
03/06/2024
15/07/2024
3. A produção sociocultural da Identidade e da Diferença
Avaliações
Data Descrição
01/05/2024 1ª Avaliação
19/06/2024 2ª Avaliação
10/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prova escrita dia 20/05 17/05/2024
Atividade do texto: Estudos etnográficos da educação 06/05/2024
Trabalho em grupo sobre povos indígenas 22/04/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:30