Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de verificação do desempenho dos alunos se dará a partir de avaliações escritas individuais ou em equipe, trabalhos de pesquisas, listas de exercícios, sempre buscando solucionar as dificuldades que possam surgir durante o processo aprendizagem. Para cada indicador de competências: domínio cognitivo, comprimento e qualidade das tarefas, capacidade de produzir em equipe e autonomia, será analisado para assim ter uma ideia global do desempenho do aluno.
De acordo com a norma acadêmica dos cursos superiores do UFDPAR, serão atribuídas notas aos alunos através de no mínimo 03 (três) avaliações parciais e no exame final, quando for o caso.
|
Bibliografia:
| ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. Complementares DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. ______. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1995. ______. Pesquisa. Princípio científico e educativo. São Paulo : Cortez, 1996. FAZENDA, I. C. A.(Org.) Novos Enfoques da Pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 1992. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986 MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Ed. Atlas, 2001. SEVERINO, A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez, 2000. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro :Record, 1999. MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.
|