-

DAA0255 - FUND EPISTEM DA PEDAGOGIA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e do Programa da Componente Curricular; integração e levantamento das expectativas (20/03/2024 - 20/03/2024)
   Programa e Ementa da Componente Curricular 
Epistemologia: bases conceituais (epistemologia, saber e ciência) (22/03/2024 - 22/03/2024)
Epistemologia: bases conceituais (teoria do conhecimento, dogmatismo, ceticismo, empirismo, racionalismo, apriorismo, idealismo, realismo ou materismo)) (27/03/2024 - 27/03/2024)
FERIADO (29/03/2024 - 29/03/2024)
Epistemologia: bases conceituais - a verdade, o conceito de ciência, pré-saber, saber, ubuntu, saberes populares. (03/04/2024 - 03/04/2024)
A educação no Mundo Antigo: Egito (05/04/2024 - 05/04/2024)
A educação no Mundo Antigo: Grécia e a Paideia (10/04/2024 - 10/04/2024)
A educação no Mundo Antigo: Roma e a Humanitas (12/04/2024 - 12/04/2024)
Atividade nos Grupos: pesquisa, estudo e preparação da apresentação (17/04/2024 - 17/04/2024)
Atividade nos Grupos: pesquisa, estudo e preparação da apresentação (19/04/2024 - 19/04/2024)
O pensamento pedagógico grego e romano (24/04/2024 - 24/04/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 1 - Pensamento Pedagógico Medieval (26/04/2024 - 26/04/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 2 - Pensamento Pedagógico Renascentista (01/05/2024 - 01/05/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 3 - Pensamento Pedagógico Moderno (03/05/2024 - 03/05/2024)
Professor de atestado (08/05/2024 - 08/05/2024)
Professor de atestado (10/05/2024 - 10/05/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 4 - Pensamento Pedagógico Iluminista (15/05/2024 - 15/05/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 5 - Pensamento Pedagógico Positivista (17/05/2024 - 17/05/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 6 - Pensamento pedagógico fenomenológico existencialista (22/05/2024 - 22/05/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 7 - Pensamento pedagógico antiautoritario (24/05/2024 - 24/05/2024)
Participação do II EPID (29/05/2024 - 29/05/2024)
Ponto Facultativo (31/05/2024 - 31/05/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 8 - Pensamento Pedagógico Crítico (05/06/2024 - 05/06/2024)
Apresentação dos Grupos: Grupo 9 - Pensamento Pedagógico Socialista e da Escola Nova (07/06/2024 - 07/06/2024)
Fundamentos da Pedagogia Decolonial (12/06/2024 - 12/06/2024)
Projeção do Filme "Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco" (14/06/2024 - 14/06/2024)
Apresentação e debate sobre o Filme "Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco" pelos grupos (19/06/2024 - 19/06/2024)
Socializão dos grupos: análise do filme "Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco" (21/06/2024 - 21/06/2024)
Estudo do texto: Que destino os educadores darão a Pedagogia (26/06/2024 - 26/06/2024)
Pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a) (28/06/2024 - 28/06/2024)
Pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a) (03/07/2024 - 03/07/2024)
Roda e conversa sobre Gestão e Organização Escolar Educação na perspectiva democrática e participativa (Prof. Thiago Viana - Escola Mun. Maria da Hora/Fortaleza) (04/07/2024 - 04/07/2024)
Aula Extra.
Apresentações da pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a) (05/07/2024 - 05/07/2024)
Apresentações da pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a) (10/07/2024 - 10/07/2024)
Encerramento (12/07/2024 - 12/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 22 27 03 05 10 12 17 19 24 26 03 15 17 22 24 29 05 07 12 14 19 21 26 28 03 04 05 10 12
1 2024904**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 29
2 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 4
3 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
4 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024903**** 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 13
7 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 0 0 2 0 0 14
8 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
9 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
10 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
15 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 3
17 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2024900**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
19 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019901**** 0 2 2 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
22 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
23 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
24 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
25 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
26 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
27 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2024900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
32 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
33 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2024900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
36 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
38 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
39 2024900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 8
40 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2024900**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 26
42 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2024900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
47 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
49 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 6
50 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
51 2019900**** 0 2 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
52 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 6
53 2024902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
54 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
55 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
2 2024904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
3 2024902**** 9,0 10,0 8,5 9.2 2 AM
4 2024902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
5 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
6 2024902**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
7 2024903**** 9,0 10,0 8,5 9.2 6 AM
8 2024900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2024903**** 9,5 10,0 8,0 9.2 0 AM
10 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
11 2024900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
12 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
13 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
14 2024903**** 9,5 10,0 8,0 9.2 0 AM
15 2024900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 26 RF
16 2024903**** 9,0 10,0 8,5 9.2 0 AM
17 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
18 2024904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
19 2024900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 6 AM
20 2024902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
21 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
22 2024900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
23 2024904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
24 2024903**** 9,0 10,0 8,5 9.2 2 AM
25 2024904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
26 2024900**** 9,0 10,0 8,5 9.2 0 AM
27 2024903**** 9,5 10,0 8,0 9.2 0 AM
28 2024900**** 9,0 10,0 8,5 9.2 4 AM
29 2024903**** 9,5 10,0 8,0 9.2 0 AM
30 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
31 2024903**** 9,5 10,0 8,0 9.2 2 AM
32 2024900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
33 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
34 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
35 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
36 2024904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
37 2024900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
38 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
39 2024902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
40 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 3 AM
41 2024900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
42 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
43 2024900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
44 2023902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 8 AM
45 2024900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
46 2024904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 2 AM
47 2024900**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
48 2024904**** 9,0 9,0 9,5 9.2 2 AM
49 2024904**** 9,0 10,0 8,5 9.2 14 AM
50 2024903**** 9,5 10,0 8,0 9.2 13 AM
51 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
52 2024900**** 9,0 10,0 8,5 9.2 0 AM
53 2024904**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
54 2024900**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
55 2024904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 29 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: OBJETIVOS:
1. Fazer uma contextualização histórico-crítica da pedagogia ocidental, destacando as
concepções que marcaram a evolução das ideias e práticas educativas relacionadas ao ensino
e a aprendizagem.
2. Estudar a natureza da pedagogia, refletindo sobre as bases epistemológicas que a definem
como ciência da educação, suas dimensões constitutivas enquanto campo de conhecimento e
sua relação com as demais Ciências da Educação.
3. Analisar o Curso de Pedagogia, focalizando as teorias epistemológicas que o fundamentam e
as concepções de educação que orientam o processo de formação dos profissionais da
educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PEDAGOGIA
UNIDADE II: A NATUREZA DA PEDAGOGIA E AS BASES EPISTEMOLÓGICAS – A PEDAGOGIA
COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO.
UNIDADE III: A PEDAGOGIA E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIDADE IV: O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E DA EDUCADORA.

METODOLOGIA

A proposta do componente curricular é conjugar aulas expositivas dialógicas; leitura, discussões de
textos e postura investigativa, com a realização de atividade de pesquisa. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia e suas dimensões epistemológica, prática e disciplinar.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será desenvolvida de modo a avaliar as habilidades, competências e apropriação dos
conteúdos estudados, considerando as unidades temáticas e atividades pedagógicas empreendidas. A
primeira avaliação decorrerá dos processos de preparação, pesquisa e apresentação dos seminários
temáticos; a segunda buscará analisar a educação em sua perspectiva epistemológica ocidental a partir do estudo do filme "Escolarizando o mundo...". ; e a terceira se pautará o estudo epistemológico do Curso de Pedagogia e da formação do educador (a).
Horário de atendimento: 8 às 10 horas
Bibliografia: 1 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo:
Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
. Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente.
São Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez,
2006.
SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et
al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22.
2 - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor. O cotidiano da escola. Petrópolis (RJ):
Vozes, 2013.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação
Editora da UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA,
Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação
inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MARTINS, Elcimar Simão;LOPES, Alexandrino Moreira; CÁ, Ianes Augusto; ANDRADE, Jorge. Etno)
ciência africana: uma epistemologia a partir do pensamento dos Dogons. Revista da ABPN • v. 11, Ed.
Especial - Caderno Temático: "Saber-fazer em Ciências & Tecnologias - Trajetórias Afrodiaspóricas" •
dezembro de 2019, p. 71-89.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades
científicas e históricas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.
PETIT, Sandra Haydée. Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável: O poder da escola
pública na educação da periferia Pretagogia: Pertendmento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição
Oral Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei n 2 10.639/0. Fortaleza:
EdUECE, 2015.
SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores
Associados, 1999
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2024
20/03/2024
Apresentação da Ementa e do Programa da Componente Curricular; integração e levantamento das expectativas
22/03/2024
22/03/2024
Epistemologia: bases conceituais (epistemologia, saber e ciência)
27/03/2024
27/03/2024
Epistemologia: bases conceituais (teoria do conhecimento, dogmatismo, ceticismo, empirismo, racionalismo, apriorismo, idealismo, realismo ou materismo))
29/03/2024
29/03/2024
FERIADO
03/04/2024
03/04/2024
Epistemologia: bases conceituais - a verdade, o conceito de ciência, pré-saber, saber, ubuntu, saberes populares.
05/04/2024
05/04/2024
A educação no Mundo Antigo: Egito
10/04/2024
10/04/2024
A educação no Mundo Antigo: Grécia e a Paideia
12/04/2024
12/04/2024
A educação no Mundo Antigo: Roma e a Humanitas
17/04/2024
17/04/2024
Atividade nos Grupos: pesquisa, estudo e preparação da apresentação
19/04/2024
19/04/2024
Atividade nos Grupos: pesquisa, estudo e preparação da apresentação
24/04/2024
24/04/2024
O pensamento pedagógico grego e romano
26/04/2024
26/04/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 1 - Pensamento Pedagógico Medieval
01/05/2024
01/05/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 2 - Pensamento Pedagógico Renascentista
03/05/2024
03/05/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 3 - Pensamento Pedagógico Moderno
08/05/2024
08/05/2024
Professor de atestado
10/05/2024
10/05/2024
Professor de atestado
15/05/2024
15/05/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 4 - Pensamento Pedagógico Iluminista
17/05/2024
17/05/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 5 - Pensamento Pedagógico Positivista
22/05/2024
22/05/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 6 - Pensamento pedagógico fenomenológico existencialista
24/05/2024
24/05/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 7 - Pensamento pedagógico antiautoritario
29/05/2024
29/05/2024
Participação do II EPID
31/05/2024
31/05/2024
Ponto Facultativo
05/06/2024
05/06/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 8 - Pensamento Pedagógico Crítico
07/06/2024
07/06/2024
Apresentação dos Grupos: Grupo 9 - Pensamento Pedagógico Socialista e da Escola Nova
12/06/2024
12/06/2024
Fundamentos da Pedagogia Decolonial
14/06/2024
14/06/2024
Projeção do Filme "Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco"
19/06/2024
19/06/2024
Apresentação e debate sobre o Filme "Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco" pelos grupos
21/06/2024
21/06/2024
Socializão dos grupos: análise do filme "Escolarizando o Mundo: o último fardo do homem branco"
26/06/2024
26/06/2024
Estudo do texto: Que destino os educadores darão a Pedagogia
28/06/2024
28/06/2024
Pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a)
03/07/2024
03/07/2024
Pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a)
04/07/2024
04/07/2024
Roda e conversa sobre Gestão e Organização Escolar Educação na perspectiva democrática e participativa (Prof. Thiago Viana - Escola Mun. Maria da Hora/Fortaleza)
05/07/2024
05/07/2024
Apresentações da pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a)
10/07/2024
10/07/2024
Apresentações da pesquisa e estudo: o curso de pedagogia e a formação do (a) educador (a)
12/07/2024
12/07/2024
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
26/04/2024 1ª Avaliação
21/06/2024 2ª Avaliação
05/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:50