Metodologia: |
OBJETIVOS: 1. Fazer uma contextualização histórico-crítica da pedagogia ocidental, destacando as concepções que marcaram a evolução das ideias e práticas educativas relacionadas ao ensino e a aprendizagem. 2. Estudar a natureza da pedagogia, refletindo sobre as bases epistemológicas que a definem como ciência da educação, suas dimensões constitutivas enquanto campo de conhecimento e sua relação com as demais Ciências da Educação. 3. Analisar o Curso de Pedagogia, focalizando as teorias epistemológicas que o fundamentam e as concepções de educação que orientam o processo de formação dos profissionais da educação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA PEDAGOGIA UNIDADE II: A NATUREZA DA PEDAGOGIA E AS BASES EPISTEMOLÓGICAS A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. UNIDADE III: A PEDAGOGIA E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO UNIDADE IV: O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E DA EDUCADORA.
METODOLOGIA
A proposta do componente curricular é conjugar aulas expositivas dialógicas; leitura, discussões de textos e postura investigativa, com a realização de atividade de pesquisa. Para tanto, instigaremos a participação e a produção coletiva dos conhecimentos e buscaremos articular teoria e prática, colocando no centro da aula a realidade da pedagogia e suas dimensões epistemológica, prática e disciplinar.
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Bibliografia:
| 1 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/2006. BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996. FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2002. . Adeus Professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. PIMENTA, Selma Garrido. (Coord.). Pedagogia, Ciência da Educação? 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006. SCHEIBE, Leda. Formação e identidade do pedagogo no Brasil. In: LINHARES, Célia Frazão et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 9-22. 2 - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALVES, Nilda. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996. BECKER, Fernando. A epistemologia do professor. O cotidiano da escola. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. FRANCO, Maria Amélia S. Indicativos para um currículo de formação de pedagogos. In: ROSA, Dalva E. G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Orgs.). Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, pp. 173-189. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2004. MARTINS, Elcimar Simão;LOPES, Alexandrino Moreira; CÁ, Ianes Augusto; ANDRADE, Jorge. Etno) ciência africana: uma epistemologia a partir do pensamento dos Dogons. Revista da ABPN v. 11, Ed. Especial - Caderno Temático: "Saber-fazer em Ciências & Tecnologias - Trajetórias Afrodiaspóricas" dezembro de 2019, p. 71-89. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2016. PETIT, Sandra Haydée. Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável: O poder da escola pública na educação da periferia Pretagogia: Pertendmento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei n 2 10.639/0. Fortaleza: EdUECE, 2015. SILVA, Carmem S. B da. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999 |