Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Conforme esta Resolução da UFDPar, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
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Horário de atendimento:
| 16:00 as 18:00 |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica AZEVEDO. Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos, 1978. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. RIBEIRO, Maria Luisa dos Santos. História da educação brasileira: a organização escolar: Campinas: Autores Associados, 2003. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007. SOUZA, Rosa Fátima. História da Organização do Trabalho Escolar e do currículo no século XX(ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008. VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
Bibliografia Complementar ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. AUAD, Daniela. Educar Meninas e Meninos: relações de Gênero na Escola. São Paulo: Contexto, 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999. CATANI, Denice Barbara et al. Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1977. FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999. FAZENDA, Ivani Catarina A. Educação no Brasil nos anos 60: O Pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1985. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. GOMES, Ana Beatriz S; CUNHA JÚNIOR, Henrique. Educação e Afrodescendência no Brasil. |