-

DAA0323 - HISTORIA DA EDUCACAO BRASILEIRA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Conceitos, objeto de estudo, periodização e importância da história da educação brasileira na formação de professores. (11/03/2024 - 18/03/2024)
   LIVRO FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 
Material de apoio a disciplina
  LIVRO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA - BRASIL 
Material de apoio ao desenvolvimento da disciplina
  CARTILHA RESENHANDO 
Material de apoio a avaliação 1
UNIDADE II - A educação no período colonial: Educação Jesuítica, Reforma Pombalina e Educação Joanina. (21/03/2024 - 04/04/2024)
UNIDADE III - A educação no período imperial: Organização Escolar, (Des)centralização do Ensino e Reformas Educacionais. (08/04/2024 - 29/04/2024)
UNIDADE IV - A educação no período republicano: Primeira República, Estado Novo, Segunda República, Regime Militar e Novas República. (02/05/2024 - 10/06/2024)
UNIDADE V - Atualidades do Ensino no Brasil. (06/06/2024 - 15/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
18 21 25 28 01 04 08 11 15 18 22 25 29 02 06 09 13 16
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
7 2023900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
21 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2023901**** 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2023902**** 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
28 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2023902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2023902**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
35 2023901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
36 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2023901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 8
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Conforme esta Resolução da UFDPar, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 16:00 as 18:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
AZEVEDO. Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
RIBEIRO, Maria Luisa dos Santos. História da educação brasileira: a organização escolar: Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007.
SOUZA, Rosa Fátima. História da Organização do Trabalho Escolar e do currículo no século XX(ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
VEIGA, C. G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Bibliografia Complementar
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
AUAD, Daniela. Educar Meninas e Meninos: relações de Gênero na Escola. São Paulo: Contexto, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
CATANI, Denice Barbara et al. Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1977.
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Educação no Brasil nos anos 60: O Pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1985.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
GOMES, Ana Beatriz S; CUNHA JÚNIOR, Henrique. Educação e Afrodescendência no Brasil.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2024
18/03/2024
UNIDADE I - Conceitos, objeto de estudo, periodização e importância da história da educação brasileira na formação de professores.
21/03/2024
04/04/2024
UNIDADE II - A educação no período colonial: Educação Jesuítica, Reforma Pombalina e Educação Joanina.
08/04/2024
29/04/2024
UNIDADE III - A educação no período imperial: Organização Escolar, (Des)centralização do Ensino e Reformas Educacionais.
02/05/2024
10/06/2024
UNIDADE IV - A educação no período republicano: Primeira República, Estado Novo, Segunda República, Regime Militar e Novas República.
06/06/2024
15/07/2024
UNIDADE V - Atualidades do Ensino no Brasil.
Avaliações
Data Descrição
01/04/2024 1ª Avaliação
10/06/2024 2ª Avaliação
08/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 10:10