-

DAA0278 - FUNDAMENTOS DA GESTAO ESCOLAR - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Ementa e do Programa da Componente Curricular, expectativa e integração da turma (18/03/2024 - 18/03/2024)
   Ementa e Programa da Componente Curricular 
Introdução ao estudo dos Fundamentos da Gestão Escolar: Levantamento e discussão das experiências da turma na área de gestão (22/03/2024 - 22/03/2024)
Introdução ao estudo dos Fundamentos da Gestão Escolar: o modo de ser, pensar e agir - a gestão da vida/planeta/humanidade na visão do paradigma mecanicista, positivista e fragmentador (25/03/2024 - 25/03/2024)
ntrodução ao estudo dos Fundamentos da Gestão Escolar: Levantamento e discussão das experiências da turma na área de gestão (29/03/2024 - 29/03/2024)
Apresentação e sistematização das experiências da turma na área de gestão: a gestão como um processo complexo (01/04/2024 - 01/04/2024)
Aprofundamento da Teoria da Complexidade na sua relação com a vida das organizações e da gestão escolar (05/04/2024 - 05/04/2024)
presentação e sistematização das experiências da turma na área de gestão: os conceitos de gestão (08/04/2024 - 08/04/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência dos filósofos (12/04/2024 - 12/04/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da Igreja Católica (15/04/2024 - 15/04/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da Igreja Católica (complementações) (19/04/2024 - 19/04/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da Organização Militar (22/04/2024 - 22/04/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da revolução industrial (26/04/2024 - 26/04/2024)
Influência da administração científica: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo (29/04/2024 - 29/04/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influências do Liberalismo na administração (03/05/2024 - 03/05/2024)
Professor de atestado (06/05/2024 - 06/05/2024)
Professor de atestado (10/05/2024 - 10/05/2024)
Influência das ideias liberais na Administração (alguns pontos de destaque - aprofundamento) (13/05/2024 - 13/05/2024)
Influência das ideias liberais na Administração (alguns pontos de destaque - aprofundamento) (17/05/2024 - 17/05/2024)
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência dos pioneiros e empreendedores; e introdução ao estudo da Gestão da Qualidade Total (20/05/2024 - 20/05/2024)
Gestão da Qualidade Total: construção coletiva de conceitos (24/05/2024 - 24/05/2024)
Socialização do trabalho dos Grupos: conceito e características da Qualidade Total da Educação (27/05/2024 - 27/05/2024)
Ponto Facultativo na UFDPar (31/05/2024 - 31/05/2024)
Estudo coletivo do texto: Pedagogia da Qualidade Total: o novo modo de organização da educação escolar (03/06/2024 - 03/06/2024)
Análise das questões sobre a Pedagogia da Qualidade Total (07/06/2024 - 07/06/2024)
Análise das questões sobre a Pedagogia da Qualidade Total (10/06/2024 - 10/06/2024)
As ferramentas da Qualidade Total: Método Falconi; Philip Crosby; Willian Deming; Joseph Juran; Kaoru Ishikawa; Ciclo PDCA; SWOT (14/06/2024 - 14/06/2024)
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Ciclo PDCA e Médodo SWOT (17/06/2024 - 17/06/2024)
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Mértodo Falconi, Gráfico de Pareto (21/06/2024 - 21/06/2024)
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Método das Six-Book (24/06/2024 - 24/06/2024)
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Matriz Gut e Diagrama de Ishikawa (28/06/2024 - 28/06/2024)
Trabalho: exercício prático de análise de problemas na escola (01/07/2024 - 01/07/2024)
Apresentação dos Grupos: feramentas de análise de problemas (05/07/2024 - 05/07/2024)
Apresentação dos Grupos: feramentas de análise de problemas (08/07/2024 - 08/07/2024)
Apresentação dos Grupos: feramentas de análise de problemas (12/07/2024 - 12/07/2024)
Avaliação e encerramento (15/07/2024 - 15/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 22 25 01 05 08 12 15 19 22 26 29 03 13 17 20 24 27 07 10 14 17 21 24 28 01 05 08 12 15
1 2022902**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
2 2022902**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 12
3 2022901**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
4 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022902**** 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
7 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2022901**** 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 26
9 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2022901**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
11 2022901**** 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2022901**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 14
13 2022902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2022901**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 6
16 2021901**** 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
17 2022901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
19 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
20 2022901**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
21 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 8
22 2022902**** 0 2 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 14
23 2022902**** 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 14
24 2022901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 8
25 2022901**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 8
26 2020902**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 2022901**** 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2020901**** 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
30 2019900**** 0 0 0 2 2 2 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
31 2022901**** 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 12
32 2022901**** 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 14
33 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
34 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
35 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
3 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
5 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
6 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
7 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
8 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
10 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
12 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
14 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
15 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
16 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
17 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
18 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
20 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
21 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
22 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
23 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
24 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
25 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
26 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
27 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 26 RF
29 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
30 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
31 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
33 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
34 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
35 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: OBJETIVOS:
1. Fazer uma contextualização histórica da criação das teorias de administração;
2. Estudar e analisar criticamente o Modelo da Gestão da Qualidade Total;
3. Conhecer o sistema de organização e gestão escolar democrática e participativa, destacando seus princípios e características;
4. Debater o papel do (a) gestor (a) escolar, bem como sua postura ético-política e os principais problemas e desafios de sua atuação
na escola.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I - CONTEXTO HISTÓRICO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
UNIDADE II - O MODELO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
UNIDADE III - O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS
UNIDADE IV - PAPEL DO(A) GESTOR (A) ESCOLAR, SUA POSTURA ÉTICO-POLÍTICA , PROBLEMAS E DESAFIOS DA SUA ATUAÇÃO.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada; dinâmicas de grupo; leituras e estudo de textos; pesquisa de campo; trabalhos individuais e em grupos; apresentação e discussão de filmes. Buscar-se-á fomentar entre os participantes e as participantes o trabalho com vivências, utilizando recursos e técnicas participativas, favorecendo a integração e a produção coletiva dos conhecimentos, bem como com o envolvimento efetivo com os conteúdos e discussões do componente curricular.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários
temáticos, painéis, memorial, atividade de pesquisa com produção de texto.
Horário de atendimento: 10 às 12 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5ª ed. Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.
SOUZA, E. C. de. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FREIRE, Wendel (Org.). Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: WakED, 2009.
FERNANDES, Maria Dilneia. Gestão democrática da educação no brasil: a emergência do direito à educação. São Paulo: Appris Editora, 2018.
LUCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2006. VALERIEN, J. Gestão da
escola fundamental: subsídios para análise e sugestões de aperfeiçoamento. 8ª ed. São Paulo: Cortez, MEC, 2002.
LUCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho do gestor.RJ: Vozes, 2012.
MORGAN, Gareth, 1943 - Imagens da organização: edição executiva/Gareth Morgan; tradução Geni G. Goldschmidt. - 2. ed. - 4a
reimpressão - São Paulo : Atlas, 2002.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar. São Paulo: Cortez, 2018.
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.
VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão da escola: desafios a enfrentar. RJ: DP&A, 2002.
NASCIMENTO, Iracema Santos. Gestão da educação: a coordenação do trabalho coletivo na escola.São Paulo: Contexto, 2024.
SANTANA, Adilton. Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável: O poder da escola pública na educação da periferia. São Paulo: CRV, 2024
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2024
18/03/2024
Apresentação da Ementa e do Programa da Componente Curricular, expectativa e integração da turma
22/03/2024
22/03/2024
Introdução ao estudo dos Fundamentos da Gestão Escolar: Levantamento e discussão das experiências da turma na área de gestão
25/03/2024
25/03/2024
Introdução ao estudo dos Fundamentos da Gestão Escolar: o modo de ser, pensar e agir - a gestão da vida/planeta/humanidade na visão do paradigma mecanicista, positivista e fragmentador
29/03/2024
29/03/2024
ntrodução ao estudo dos Fundamentos da Gestão Escolar: Levantamento e discussão das experiências da turma na área de gestão
01/04/2024
01/04/2024
Apresentação e sistematização das experiências da turma na área de gestão: a gestão como um processo complexo
05/04/2024
05/04/2024
Aprofundamento da Teoria da Complexidade na sua relação com a vida das organizações e da gestão escolar
08/04/2024
08/04/2024
presentação e sistematização das experiências da turma na área de gestão: os conceitos de gestão
12/04/2024
12/04/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência dos filósofos
15/04/2024
15/04/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da Igreja Católica
19/04/2024
19/04/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da Igreja Católica (complementações)
22/04/2024
22/04/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da Organização Militar
26/04/2024
26/04/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência da revolução industrial
29/04/2024
29/04/2024
Influência da administração científica: Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
03/05/2024
03/05/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influências do Liberalismo na administração
06/05/2024
06/05/2024
Professor de atestado
10/05/2024
10/05/2024
Professor de atestado
13/05/2024
13/05/2024
Influência das ideias liberais na Administração (alguns pontos de destaque - aprofundamento)
17/05/2024
17/05/2024
Influência das ideias liberais na Administração (alguns pontos de destaque - aprofundamento)
20/05/2024
20/05/2024
Os antecendentes históricos da administração/gestão: influência dos pioneiros e empreendedores; e introdução ao estudo da Gestão da Qualidade Total
24/05/2024
24/05/2024
Gestão da Qualidade Total: construção coletiva de conceitos
27/05/2024
27/05/2024
Socialização do trabalho dos Grupos: conceito e características da Qualidade Total da Educação
31/05/2024
31/05/2024
Ponto Facultativo na UFDPar
03/06/2024
03/06/2024
Estudo coletivo do texto: Pedagogia da Qualidade Total: o novo modo de organização da educação escolar
07/06/2024
07/06/2024
Análise das questões sobre a Pedagogia da Qualidade Total
10/06/2024
10/06/2024
Análise das questões sobre a Pedagogia da Qualidade Total
14/06/2024
14/06/2024
As ferramentas da Qualidade Total: Método Falconi; Philip Crosby; Willian Deming; Joseph Juran; Kaoru Ishikawa; Ciclo PDCA; SWOT
17/06/2024
17/06/2024
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Ciclo PDCA e Médodo SWOT
21/06/2024
21/06/2024
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Mértodo Falconi, Gráfico de Pareto
24/06/2024
24/06/2024
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Método das Six-Book
28/06/2024
28/06/2024
Apresentação e discussão das ferramentas da qualidade: Matriz Gut e Diagrama de Ishikawa
01/07/2024
01/07/2024
Trabalho: exercício prático de análise de problemas na escola
05/07/2024
05/07/2024
Apresentação dos Grupos: feramentas de análise de problemas
08/07/2024
08/07/2024
Apresentação dos Grupos: feramentas de análise de problemas
12/07/2024
12/07/2024
Apresentação dos Grupos: feramentas de análise de problemas
15/07/2024
15/07/2024
Avaliação e encerramento
Avaliações
Data Descrição
03/05/2024 1ª Avaliação
17/06/2024 2ª Avaliação
08/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:49