• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DCE0190 - RELACAO ETNICO-RACIAIS, GENERO E DIVERSIDADE - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Discussão da Ementa e o Ensino na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva – contribuições de Ole Skovsmose e Clélia Ignatius. (19/03/2024 - 19/03/2024)
Relações Étnico-Raciais: conhecendo um pouco da Legislação Brasileira. (21/03/2024 - 21/03/2024)
    
Inicia em 23/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2024 às 23h 59
   Atividade Painel Etnico-Racial.pdf 
Etnia, Raça, Racismo, Apropriação Cultural: a que ou a quem se referem? (26/03/2024 - 26/03/2024)
Glosssário Étnico-Racial: desenvolvendo Compreeensões. (28/03/2024 - 28/03/2024)
Jogos Africanos no Ensino de Matemática: contexto histórico e possibilidades de ensino. (02/04/2024 - 02/04/2024)
A Afromatemática na Educação Básica. (04/04/2024 - 04/04/2024)
Etnia no Brasil. (16/04/2024 - 16/04/2024)
Quilombos no Brasil: cultura, tradiçoes, organização social e política... (18/04/2024 - 18/04/2024)
A Afromatemática na Educação Básica. (23/04/2024 - 23/04/2024)
Jogos afrianos e o Ensino de Matemática: um estudo investigativo. (25/04/2024 - 25/04/2024)
Jogos afrianos e o Ensino de Matemática: atividades de pesquisa. (30/04/2024 - 30/04/2024)
    
Inicia em 23/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/05/2024 às 23h 59
Jogos Africanos no Ensino de Matemática: contexto histórico e possibilidades de ensino. (02/05/2024 - 02/05/2024)
Jogos africanos: contribuições para o ensino e a aprendizagem em aulas de Matemática. (07/05/2024 - 07/05/2024)
Jogos africanos: contribuições para o ensino e a aprendizagem em aulas de Matemática. (09/05/2024 - 09/05/2024)
Quilombo Sussarama: histórias de um povo. (14/05/2024 - 14/05/2024)
Violência nas escolas. (16/05/2024 - 16/05/2024)
Intolerância Religiosa: contribuições de estudos realizados no Brasil. (23/05/2024 - 23/05/2024)
Apropriação Cultural: a que se refere? (28/05/2024 - 28/05/2024)
Gênero, Sexualidade e Educação Matemática. (30/05/2024 - 30/05/2024)
    
Inicia em 11/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 25/06/2024 às 23h 59
Identidade Sexual. (04/06/2024 - 04/06/2024)
Relações de Gênero e Educação Matemática. (06/06/2024 - 06/06/2024)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e a temática Orientação Sexual. (11/06/2024 - 11/06/2024)
Atividade de Conclusão da Disciplina:TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate. (13/06/2024 - 13/06/2024)
Produção das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate (18/06/2024 - 18/06/2024)
Produção das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate (20/06/2024 - 20/06/2024)
Produção das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate (25/06/2024 - 25/06/2024)
Apresentação das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate (27/06/2024 - 27/06/2024)
Apresentação das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate (02/07/2024 - 02/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 21 26 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04
1 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2022902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2022901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2019904**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2022902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2020902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2021901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2022901**** 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
21 2021900**** 0 0 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
22 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019904**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2022903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
27 2020905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
28 2022900**** 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 10
29 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021904**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2022901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
34 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2021900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
36 2022904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
37 2022902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
3 2022904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
4 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 2022903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2019904**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
28 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2024903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Educação e Diversidade Cultural. O racismo, o preconceito e a discriminação racial e suas manifestações no currículo da escola. As diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais. Diferenças de gênero e Diversidade na sala de aula.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, visando o estudo de pressupostos teóricos que fundamentarão as demais atividades. Assim, as aulas serão expositivas e dialogadas com a possibilidade de inserção de tarefas de caráter exploratório para a introdução, discussão e exploração de conteúdos, ideias e conceitos da disciplina; seguidas de:
Atividades Individuais
• Leitura de textos acadêmicos.
• Pesquisas bibliográficas.
• Produção escrita e/ou outras formas de registro.

Atividades em Grupo
• Leituras e debates sobre temáticas relacionadas à disciplina.
• Construção de mapas conceituais para a organização de ideias referentes aos textos estudados.
• Relatoria e parecer crítico de filmes e textos acadêmicos.
• Exploração de tarefas que permitam a leitura, a escrita e a interpretação matemática e da argumentação para resolução de exercícios.
• Pesquisas bibliográficas para aprofundamento das temáticas discutidas em aula.
• Conteúdos e debates e/ou discussões.
• Apresentação de estudos sobre temáticas da disciplina: Seminários.
• Mesas redondas.
Para tanto, serão utilizados como recursos didáticos: data-show, som, notebook, celulares e computadores pessoais; lousa; pincel; tarefas impressas; textos teóricos; materiais concretos e manipuláveis disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento: 08:00h às 10:00h
Bibliografia: BÁSICA:

ABRAMOVAY, Miriam; GARCIA, Mary Castro (Coord.). Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília-DF: UNESCO; INEP; Observatório de Violências nas Escolas, 2006. 370 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000145993. Acesso em março de 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília-DF: Ministério da Educação e do Desporto (MEC), 1996.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília-DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf. Acesso em março de 2023.
______. Ministério da Justiça. Relatório do Comitê Nacional para preparação da participação brasileira na III Conferência Mundial das Nações Unidas contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata. Durban, 31 ago./7 set. 2001.
______. Lei n.º 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em março de 2023.
______. Ministério da Educação. SEPPIR. INEP. Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. Brasília-DF, 2004. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana. Acesso em março de 2023.
______. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf. Acesso em março de 2023.
______. Lei n.º 11.645/2008 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 11 mar. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em março de 2023.
CARRARA, Sérgio. Educação, diferença, diversidade e desigualdade. In Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.
CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
GOMES, Ana Beatriz Sousa. Prática pedagógica curricular e afrodescendência. IN: ALBUQUERQUE, Luís Botelho. Culturas, Currículos e Identidades. Fortaleza-CE: UFC, 2004. p. 13-26. (Coleção Diálogos Intempestivos)
______. Concepções e Práticas Pedagógicas com ênfase no Multiculturalismo. IN: NASCIMENTO, Ilma Vieira do; MELO, Maria Alice; DIAS, Ana Maria Iório (Orgs). Política de Pós-Graduação: projetos Institucionais de formação de pesquisadores. São Luís: EDUFMA e EDUFPI, 2009. p. 196-225.
______. A prática pedagógica do movimento negro em instituições de ensino em Teresina, Piauí. IN NOGUEIRA, João Carlos; PASSOS, Joana Célia; SILVA, Vânia Beatriz Monteiro da (Orgs). Negros no Brasil: Política, cultura e pedagogias. Florianópolis: Atilènde, 2010. p. 93-115.
ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho; TRINDADE, Azoilda Loretto da (Orgs.). Ensino Fundamental. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomas Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995. p. 159-177.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Continuada /Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 21-37. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf. Acesso em março de 2023.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Discussão da Ementa e o Ensino na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva – contribuições de Ole Skovsmose e Clélia Ignatius.
21/03/2024
21/03/2024
Relações Étnico-Raciais: conhecendo um pouco da Legislação Brasileira.
26/03/2024
26/03/2024
Etnia, Raça, Racismo, Apropriação Cultural: a que ou a quem se referem?
28/03/2024
28/03/2024
Glosssário Étnico-Racial: desenvolvendo Compreeensões.
02/04/2024
02/04/2024
Jogos Africanos no Ensino de Matemática: contexto histórico e possibilidades de ensino.
04/04/2024
04/04/2024
A Afromatemática na Educação Básica.
16/04/2024
16/04/2024
Etnia no Brasil.
18/04/2024
18/04/2024
Quilombos no Brasil: cultura, tradiçoes, organização social e política...
23/04/2024
23/04/2024
A Afromatemática na Educação Básica.
25/04/2024
25/04/2024
Jogos afrianos e o Ensino de Matemática: um estudo investigativo.
30/04/2024
30/04/2024
Jogos afrianos e o Ensino de Matemática: atividades de pesquisa.
02/05/2024
02/05/2024
Jogos Africanos no Ensino de Matemática: contexto histórico e possibilidades de ensino.
07/05/2024
07/05/2024
Jogos africanos: contribuições para o ensino e a aprendizagem em aulas de Matemática.
09/05/2024
09/05/2024
Jogos africanos: contribuições para o ensino e a aprendizagem em aulas de Matemática.
14/05/2024
14/05/2024
Quilombo Sussarama: histórias de um povo.
16/05/2024
16/05/2024
Violência nas escolas.
23/05/2024
23/05/2024
Intolerância Religiosa: contribuições de estudos realizados no Brasil.
28/05/2024
28/05/2024
Apropriação Cultural: a que se refere?
30/05/2024
30/05/2024
Gênero, Sexualidade e Educação Matemática.
04/06/2024
04/06/2024
Identidade Sexual.
06/06/2024
06/06/2024
Relações de Gênero e Educação Matemática.
11/06/2024
11/06/2024
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e a temática Orientação Sexual.
13/06/2024
13/06/2024
Atividade de Conclusão da Disciplina:TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate.
18/06/2024
18/06/2024
Produção das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate
20/06/2024
20/06/2024
Produção das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate
25/06/2024
25/06/2024
Produção das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate
27/06/2024
27/06/2024
Apresentação das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate
02/07/2024
02/07/2024
Apresentação das palestras TEDx Gênero e Diversidade em Aulas de Matemática: questões em debate
Avaliações
Data Descrição
25/04/2024 1ª Avaliação
28/05/2024 2ª Avaliação
04/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:17