-

DCE0174 - METODOLOGIA DE ENSINO DA METEMATICA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo. (19/03/2024 - 19/03/2024)
   Ensino de Mat e Educaçao Matematica_Bicudo.pdf 
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. (22/03/2024 - 22/03/2024)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. (26/03/2024 - 26/03/2024)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: leitura e discussões coletivas. (02/04/2024 - 02/04/2024)
O que é mesmo um Problema? (05/04/2024 - 05/04/2024)
Teoria dos Campos Conceituais: uma breve abordagem de situações aditivas. (12/04/2024 - 12/04/2024)
Raciocínio em Aulas de Matemática: análise de tarefas. (16/04/2024 - 16/04/2024)
Atividade de Pesquisa sobre os Processos do Raciocínio Matemático: Generalizar: Conjecturar; Identificar Padrão; Comparar; Classificar. (19/04/2024 - 19/04/2024)
Raciocinio Matemática: analisando proccessos de generalização. (23/04/2024 - 23/04/2024)
Raciocinio Matemática: analisando os proccessos de comparação e classificação. (26/04/2024 - 26/04/2024)
Educação Matemática Inclusiva: atividades matemáticas. (30/04/2024 - 30/04/2024)
Ensino Exploratório em Aulas de Matemática. (03/05/2024 - 03/05/2024)
Aulas Investigativas. (07/05/2024 - 07/05/2024)
Tarefa na perspectiva do Ensino Exploratório em Aulas de Matemática. (10/05/2024 - 10/05/2024)
Ensino Exploratório em Aulas de Matemática: discussões teóricas. (14/05/2024 - 14/05/2024)
Modelagem Matemática no Ensino de Matemática. (17/05/2024 - 17/05/2024)
    
Inicia em 17/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 21/05/2024 às 20h 10
A Modelagem Matemática no Ensino de Matemática. (21/05/2024 - 21/05/2024)
O Programa Etnomatemática e as contribuições para o ensino e a aprendizagem matemática. (24/05/2024 - 24/05/2024)
O Programa Etnomatemática: atividade de estudos. (28/05/2024 - 28/05/2024)
Análise: como a Modelagem Matemática é abordada em concursos para Professor de Matemática. (31/05/2024 - 31/05/2024)
Aulas Investigativas. (04/06/2024 - 04/06/2024)
Etnomatemática e Contextos Sócio-culturais e suas relações com o ensino e a aprendizagem Matemática (07/06/2024 - 07/06/2024)
O Programa Etnomatemática e as contribuições para o ensino e a aprendizagem matemática. (11/06/2024 - 11/06/2024)
Narrativas em Aulas de Matemática: análise de algumas tarefas matemáticas (14/06/2024 - 14/06/2024)
Aulas Investigativas. (18/06/2024 - 18/06/2024)
Cenários de Investigação. (21/06/2024 - 21/06/2024)
Jogos em aulas de Matemática. (25/06/2024 - 25/06/2024)
Atividade de Conclusão da disciplina: escrita de texto dissertativo (28/06/2024 - 28/06/2024)
Apresentação e discussão dos textos produzidos pelos alunos. (02/07/2024 - 02/07/2024)
Apresentação e discussão dos textos produzidos pelos alunos. (05/07/2024 - 05/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 22 26 02 05 09 12 16 23 26 30 03 07 10 14 17 21 24 28 04 07 11 14 18 21 25 28 02 05
1 2022904**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2022906**** 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2022903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2020902**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2018901**** 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
6 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2022904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2022904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2022903**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2021904**** 0 0 0 2 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
13 2022904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022904**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
16 2021901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2021904**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2022904**** 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2022903**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2021904**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
14 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2018901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
21 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2022903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2022906**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
24 2022904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contribuições teóricas para o ensino da Matemática. Tendências da Educação Matemática. A Matemática como componente curricular. Parâmetros Curriculares Nacionais para Matemática (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A formação do pensamento pelo caminho da simbolização. Propostas pedagógicas voltadas para a Educação Matemática. Cotejamento dos principais conteúdos específicos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com metodologias adequadas: teoria dos números, medidas, conjuntos e funções, álgebra, geometria, trigonometria. Formação dos principais conceitos matemáticos: quantidade, correspondência biunívoca, área, volume, espaço. Acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia a ser adotada proporcionará o envolvimento dos alunos por meio de aulas expositivas dialogadas, discussão de leituras, estudos individuais e em grupos e seminários.
Serão utilizados como recursos: quadro branco, pincel, data-show, textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:

BRASIL. Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília/DF: MEC/SEF.
CARVALHO, Dione Luchesi de. Metodologia do Ensino de Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.
CARRAHER, Terezinha et al. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.
D’AUGUSTINE, Charles H. Métodos modernos para o ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ao Livro
Técnico S/A, 1970.
KAMIL, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1987.
MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1989.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, M. Ângela. O ensino da matemática no 1. Grau. Projeto Magistério. São Paulo: Atual, 1986.

COMPLEMENTAR:

D'AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus,1997.
ELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO Marta Maria. Ensino de Ciências:
Fundamentos e Métodos. Cortez Editora, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo.
22/03/2024
22/03/2024
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
26/03/2024
26/03/2024
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
02/04/2024
02/04/2024
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: leitura e discussões coletivas.
05/04/2024
05/04/2024
O que é mesmo um Problema?
12/04/2024
12/04/2024
Teoria dos Campos Conceituais: uma breve abordagem de situações aditivas.
16/04/2024
16/04/2024
Raciocínio em Aulas de Matemática: análise de tarefas.
19/04/2024
19/04/2024
Atividade de Pesquisa sobre os Processos do Raciocínio Matemático: Generalizar: Conjecturar; Identificar Padrão; Comparar; Classificar.
23/04/2024
23/04/2024
Raciocinio Matemática: analisando proccessos de generalização.
26/04/2024
26/04/2024
Raciocinio Matemática: analisando os proccessos de comparação e classificação.
30/04/2024
30/04/2024
Educação Matemática Inclusiva: atividades matemáticas.
03/05/2024
03/05/2024
Ensino Exploratório em Aulas de Matemática.
07/05/2024
07/05/2024
Aulas Investigativas.
10/05/2024
10/05/2024
Tarefa na perspectiva do Ensino Exploratório em Aulas de Matemática.
14/05/2024
14/05/2024
Ensino Exploratório em Aulas de Matemática: discussões teóricas.
17/05/2024
17/05/2024
Modelagem Matemática no Ensino de Matemática.
21/05/2024
21/05/2024
A Modelagem Matemática no Ensino de Matemática.
24/05/2024
24/05/2024
O Programa Etnomatemática e as contribuições para o ensino e a aprendizagem matemática.
28/05/2024
28/05/2024
O Programa Etnomatemática: atividade de estudos.
31/05/2024
31/05/2024
Análise: como a Modelagem Matemática é abordada em concursos para Professor de Matemática.
04/06/2024
04/06/2024
Aulas Investigativas.
07/06/2024
07/06/2024
Etnomatemática e Contextos Sócio-culturais e suas relações com o ensino e a aprendizagem Matemática
11/06/2024
11/06/2024
O Programa Etnomatemática e as contribuições para o ensino e a aprendizagem matemática.
14/06/2024
14/06/2024
Narrativas em Aulas de Matemática: análise de algumas tarefas matemáticas
18/06/2024
18/06/2024
Aulas Investigativas.
21/06/2024
21/06/2024
Cenários de Investigação.
25/06/2024
25/06/2024
Jogos em aulas de Matemática.
28/06/2024
28/06/2024
Atividade de Conclusão da disciplina: escrita de texto dissertativo
02/07/2024
02/07/2024
Apresentação e discussão dos textos produzidos pelos alunos.
05/07/2024
05/07/2024
Apresentação e discussão dos textos produzidos pelos alunos.
Avaliações
Data Descrição
26/04/2024 1ª Avaliação
28/05/2024 2ª Avaliação
05/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Artigo Combinando: um material para ensino de Análise Combinatória a estudantes cegos.
Artigo Laboratório de Matemática Inclusivo : sugestões de materiais didáticos para alunos com deficiência visual.
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre a Aula de hoje, dia 05 de abril de 2024 05/04/2024
Inicío das Atividades da Disciplina 15/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:21