-

CNA/CEAD018 - PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/06/2024 - 15/07/2024)

Mapa Mental da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho

Fonte: Elaborado pelo professor (2023)

Caro(a) aluno(a),

Olá!!!

 

Inicialmente, parabéns por estarem aqui e sejam bem-vind@s a nossa disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho.

 

Essa disciplina possibilita, dentre outras coisas, render ótimas discussões e insights teóricos e práticos para projetos e aplicações em sala de aula.

 

Todo o conteúdo disponibilizado foi cuidadosamente preparado para que você tenha um excelente desempenho sobre os assuntos abordados.

 

Sendo assim, vamos juntos pensar “fora da caixinha”?

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dr. Eulálio Gomes Campelo Filho

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestre em International Business Analysis pela Universidade de Leicester/Inglaterra (1999) e Doutor em Engenharia de Negócios/Administração pela Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2009). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no Curso de Engenharia de Produção e Professor permanente dos Programas de Mestrado em Administração Pública PROFIAP/UFPI e Mestrado em Gestão Pública. Foi Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP/UFPI (2016-2020), Coordenador de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI (2017-2019), Secretario de Convênios e Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa da UFPI (2013-2016), Orientador do Programa de Agentes Locais de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ? SEBRAE (2012-2014) e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa-UFPI (2011-2012). Na área empresarial atuou em empresas como: Dow Chemical e POET AG. Tem experiência na área de Gestão, Inovação e Finanças, estando suas pesquisas atualmente focadas nos temas de Desenvolvimento Regional e Transformação & Inovação Organizacional.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1281673867383151

AMBIENTAÇÃO DA DISCIPLINA (16/06/2024 - 15/07/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (16/06/2024 - 15/07/2024)

 

TÍTULO DA UNIDADE: Processos criativos, ensino e aprendizagem / Design Thinking e Educação

·         Contextualizar e definir os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o mundo do trabalho.

·         Reconhecer a importância e o potencial da criatividade no processo de ensino e aprendizagem.

·         Diagnosticar e elaborar estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

 

Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

 

Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4

 

Como ser um professor mais criativo?

Introduzir alguns hábitos na rotina e repensar o planejamento das aulas são ações que ajudam a potencializar a criatividade, além de estimular o pensamento inovador da turma

Atrair a atenção da garotada acostumada aos estímulos da internet e formar estudantes que consigam inovar ao resolver problemas têm desafiado diariamente o professor a pensar fora da caixa. Mas dá para ir além das aulas tradicionais utilizando poucos recursos? E ter novas ideias na correria do dia a dia? Afinal, dá para desenvolver a criatividade?

Para a professora Adriana Souza, a resposta é sim. Ela dá aulas de Matemática no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (BA). A unidade integra a rede estadual de ensino da Bahia e é focada na formação complementar de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. 

Adriana explica que as turmas são multisseriadas, e o objetivo da instituição é proporcionar atividades atreladas ao currículo escolar com linguagens e abordagens diferentes das aulas regulares, o que exige uma boa dose de criatividade por parte dos professores. 

O que faz diferença na hora de organizar as aulas, segundo ela, é escutar o aluno antes do planejamento das atividades. Isso possibilita ao professor se aproximar do universo do estudante, ampliando seu repertório e alimentando novas ideias. 

Criatividade para engajar a turma...

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então veja o material disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21571/como-ser-um-professor-mais-criativo 

Nesta unidade você aprendeu sobre os aspectos gerais relacionados aos processos criativos, definindo-os e elencando os principais bloqueadores e facilitadores da criatividade. Além disso, foi possível estudar sobre a ferramenta de Design Thinking e suas aplicações para o mundo do trabalho e as relações existentes para o processo de ensino e aprendizagem.

    
Inicia em 17/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II (16/06/2024 - 15/07/2024)

Conteúdo da Unidade: Inovação e transformação social e Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no novo ensino médio.

 

Mapa Mental da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho