-

PPGENF045 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e leitura do plano (19/03/2024 - 19/03/2024)

- Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a serem desenvolvidas e Horário livre para estudo do texto sobre ciência de VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Capítulo II – Ciência

   Plano de Ensino 2024.pdf 
Aula Inaugural (26/03/2024 - 26/03/2024)

Aula Inaugural: Estratégias para desenvolvimento de excelência de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Profa. Dra. Ana Karina Bezerra Pinheiro UFC

Discussão do texto "Ciência e conhecimento científico". (02/04/2024 - 02/04/2024)
A discussão do texto ?Ciência e conhecimento científico?, de VOLPATO, G. L. no livro Ciência: da filosofía à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, será orientada pela estratégia 2 (ANASTASIOU, ALVES, 2009). Estratégia 2 - ANASTASIOU, LGC; ALVES, LP. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.
Conferência sobre acesso ao portal CAPES. (09/04/2024 - 09/04/2024)
- Conferência sobre acesso ao portal CAPES. - A conferência priorizará bancos de dados da área de saúde consultados por meio do portal CAPES.
Preparação da apresentação dos Mapas Mentais (16/04/2024 - 16/04/2024)
Período para as duplas prepararem as apresentações dos Mapas Mentais.
Apresentação em sala de aula dos Mapas Mentais elaborados por duplas de alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados a seguir. (23/04/2024 - 23/04/2024)

- Apresentação em sala de aula dos Mapas Mentais elaborados por duplas de alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados a seguir. Obs: cada dupla terá, no máximo, quinze minutos para apresentar o Mapa Mental e no final as dúvidas serão discutidas no grupo. - Esta atividade será orientada pela estratégia de elaboração de “Mapas Mentais” (ONTORIA; LUQUE; GÓMEZ, 2006). ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006: • Capítulo 2 - O mapa mental e sua definição como estratégia de aprendizagem. • Capítulo 3 - Processo de elaboração dos mapas mentais em sala de aula. • Capítulo 4 - Mapas mentais e as novas tecnologias. Obs: Não utilizar recurso multimídia

Videoconferência sobre Gestão de Banco de Dados (30/04/2024 - 30/04/2024)
A videoconferência será ministrada por professor convidado externo.
Preparação da apresentação dos Painéis. (07/05/2024 - 07/05/2024)
Período para as duplas prepararem as apresentações dos Painéis.
Apresentação em sala de aula dos painéis elaborados por duplas de alunos (14/05/2024 - 14/05/2024)
- Apresentação em sala de aula dos painéis elaborados por duplas de alunos sobre o referencial teórico que será utilizado na elaboração dos Projetos de Pesquisa. Obs: A apresentação dos painéis seguirá orientações específicas encaminhadas juntamente com a definição dos temas dos painéis. - As duplas de alunos deverão entregar as docentes a impressão do painel em papel tamanho A4, além daquele que será apresentado em sala. Obs: Esta atividade seguirá orientações elaboradas para a referida estratégia.
    
Inicia em 13/05/2024 às 19h 33 e finaliza em 15/05/2024 às 23h 59
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 01, 02 e 03 (21/05/2024 - 21/05/2024)
- Haverá debatedores que apreciarão os projetos com base nos textos estudados e entregarão parecer escrito as professoras e ao colega. - Será disponibilização no SIGAA as datas das apresentações dos projetos contendo os apresentadores e debatedores, bem como as orientações para disponibilização do material para leitura prévia.
  Apresentação Projetos 2024.docx 
Cronograma das apresentações dos projetos
    
Inicia em 20/05/2024 às 11h 5 e finaliza em 21/05/2024 às 23h 59
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 04, 05 e 06 (28/05/2024 - 28/05/2024)
Apresentação dos projetos e posterior discussão pelo debatedor, demais alunos e as docentes.
    
Inicia em 26/05/2024 às 11h 25 e finaliza em 27/05/2024 às 23h 59
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 07, 08, 09 e 10 (04/06/2024 - 04/06/2024)
Apresentação dos projetos e posterior discussão pelo debatedor, demais alunos e as docentes.
    
Inicia em 03/06/2024 às 9h 4 e finaliza em 04/06/2024 às 13h 30
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 11, 12, 13 e 14 (11/06/2024 - 11/06/2024)
Apresentação dos projetos e posterior discussão pelo debatedor, demais alunos e as docentes.
    
Inicia em 09/06/2024 às 22h 12 e finaliza em 10/06/2024 às 23h 59
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 15, 16, 17 e 18 (18/06/2024 - 18/06/2024)
Apresentação dos projetos e posterior discussão pelo debatedor, demais alunos e as docentes.
    
Inicia em 16/06/2024 às 16h 49 e finaliza em 18/06/2024 às 12h 0
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 19, 20, 21 e 22 (25/06/2024 - 25/06/2024)
Apresentação dos projetos e posterior discussão pelo debatedor, demais alunos e as docentes.
    
Inicia em 22/06/2024 às 23h 5 e finaliza em 24/06/2024 às 23h 59
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 23, 24, 25 e 26 (02/07/2024 - 02/07/2024)
Apresentação dos projetos e posterior discussão pelo debatedor, demais alunos e as docentes.
    
Inicia em 29/06/2024 às 18h 42 e finaliza em 01/07/2024 às 23h 59
Encerramento da disciplina (09/07/2024 - 09/07/2024)
Encerramento e avaliação da da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 3 0 0 4
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 3 0 0 0 3 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 6
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 6
12 2024100**** 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 0 0 45
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3 0 0 0 6
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
15 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
16 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1
17 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 6
21 2024100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
23 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
24 2024100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
25 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 3
26 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,2 9,0 9,2 9.1 6 AM
2 2024100**** 9,3 8,5 9,1 9.0 3 AM
3 2024100**** 9,1 9,0 9,1 9.1 3 AM
4 2024100**** 9,4 9,0 8,7 9.0 3 AM
5 2024100**** 9,3 9,0 9,0 9.1 3 AM
6 2024100**** 9,1 9,5 8,7 9.1 6 AM
7 2024100**** 9,4 9,0 8,7 9.0 6 AM
8 2024100**** 9,3 9,0 9,4 9.2 0 AM
9 2024100**** 9,1 9,2 9,1 9.1 0 AM
10 2024100**** 9,1 9,5 8,6 9.1 0 AM
11 2024100**** 9,4 9,5 9,0 9.3 1 AM
12 2024100**** 9,2 8,6 9,1 9.0 3 AM
13 2024100**** 9,4 9,5 9,3 9.4 3 AM
14 2024100**** 9,2 9,5 9,1 9.3 6 AM
15 2024100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 45 RF
16 2024100**** 9,4 9,0 9,1 9.2 6 AM
17 2024100**** 9,1 9,5 9,0 9.2 3 AM
18 2024100**** 9,4 9,5 8,7 9.2 6 AM
19 2024100**** 9,0 9,6 9,1 9.2 3 AM
20 2024100**** 8,7 9,0 8,7 8.8 7 AM
21 2024100**** 9,1 9,3 9,2 9.2 0 AM
22 2024100**** 9,2 9,0 9,2 9.1 3 AM
23 2024100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
24 2024100**** 9,0 8,7 9,1 8.9 0 AM
25 2024100**** 9,1 9,7 9,2 9.3 0 AM
26 2024100**** 9,1 9,0 9,1 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de estudos de textos indicados, elaboração e apresentação de mapas mentais e painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aula expositiva, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, data show, projetor multimídia.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
A disciplina constará de três avaliações:
- A primeira avaliação constará das apresentações e discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais (10 pontos);
- A segunda avaliação constará das apresentações e discussões sobre as etapas do projeto de pesquisa com base nos painéis (10 pontos).
- A terceira avaliação constará da apresentação e da avaliação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por três.
- Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas aulas e em relação ao papel de debatedor na apresentação dos projetos.
Horário de atendimento: Terça-Feira das 14:00 as 17:00
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, R.P.; MATIA, G. Pesquisa em seres humanos na área de saúde [recurso eletrônico]. Curitiba: CHC-UFPR/Ebserh, 2021. 738p.

GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.

HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.

LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Volume 2. Porto Alegre: Moriá, 2018.

LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, R.P.; MATIA, G. Pesquisa em seres humanos na área de saúde [recurso eletrônico]. Curitiba: CHC-UFPR/Ebserh, 2021. 738p.

GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.

HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.

LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Volume 2. Porto Alegre: Moriá, 2018.
LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015
POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

ANDRADE, D.A.F. et al. Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias. Abec Meeting 2023. DOI: https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.196

ARKSEY, H.; O'MALLEY, L. Scoping studies: towards a methodological framework, International Journal of Social Research Methodology, v.8, n.1, p.19-32, 2005.

BARBOSA, D. Enfermagem baseada em evidências. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Diário Oficial da União nº 112, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Plataforma Brasil. Manual de Usuário – Pesquisador. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/PB/MANUAL_PESQUISADOR.pdf. Acesso em 11.mar.2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução No 738, de 01 de Fevereiro de 2024. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes-cns/3316-resolucao-n-738-de-01-de-fevereiro-de-2024. Acesso em 13 mar. 2024.

CECILIO, H.P.M.; OLIVEIRA, D.C. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Investigación Cualitativa en Salud. v. 2, 2017.

CORDEIRO, L.; SOARES, C. B. Revisão de escopo: potencialidades para a síntese de metodologias utilizadas em pesquisa primária qualitativa. BIS, Bol. Inst. Saúde. v. 20, n.2, p. 37-43, 2019. DOI: https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34471

CULLUM, N. et al. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 3: métodos mistos e múltiplos. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.5, p. 1046-49, 2007.

FERRAZ, L. et al. Ensino e aprendizagem da prática baseada em evidências nos cursos de Enfermagem e Medicina. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). v. 101 n. 257, p. 237-249, 2020. doi: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4424.

GUERRIERO, I.C.Z. Resolução n0 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n.8, p. 2619- 29, 2016.

MARQUES, F. Quatro tons de plágio acadêmico. Revista pesquisa FAPESP. ed. 271 set. 2018. Disponível em: Revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/09/008_boas-práticas_271-3.pdf

MATTOS, S.M.; CESTARI, V.R.F.; MOREIRA, T.M.M. Protocolo de revisão de escopo: aperfeiçoamento do guia PRISMA-ScR. Rev Enferm UFPI. v. 12, e3062, 2023. DOI: 10.26694/reufpi.v12i1.3062

MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p.621-26, 2012.

MINAYO, M.C.S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa consensos e controvérsias. Revista de Pesquisa Qualitativa. V.5, n.7, p.1-12. abril, 2017.

ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.

PETERS, M.D.J. et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth. v.18, n.10, p.2119-2126, 2020. doi: 10.11124/JBIES-20-00167.

PÜSCHEL, V.A.A. et al. Formando para implementação de evidências em saúde no Brasil: a metodologia JBI. Rev Esc Enferm USP. v.55,n.e03718, 2021. doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020016303718.

SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.

SOUZA, R.F. O que é um estudo clínico randomizado? Medicina. v. 42, n.1, p. 3-8, 2009.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Apresentação da disciplina e leitura do plano
26/03/2024
26/03/2024
Aula Inaugural
02/04/2024
02/04/2024
Discussão do texto "Ciência e conhecimento científico".
09/04/2024
09/04/2024
Conferência sobre acesso ao portal CAPES.
16/04/2024
16/04/2024
Preparação da apresentação dos Mapas Mentais
23/04/2024
23/04/2024
Apresentação em sala de aula dos Mapas Mentais elaborados por duplas de alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados a seguir.
30/04/2024
30/04/2024
Videoconferência sobre Gestão de Banco de Dados
07/05/2024
07/05/2024
Preparação da apresentação dos Painéis.
14/05/2024
14/05/2024
Apresentação em sala de aula dos painéis elaborados por duplas de alunos
21/05/2024
21/05/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 01, 02 e 03
28/05/2024
28/05/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 04, 05 e 06
04/06/2024
04/06/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 07, 08, 09 e 10
11/06/2024
11/06/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 11, 12, 13 e 14
18/06/2024
18/06/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 15, 16, 17 e 18
25/06/2024
25/06/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 19, 20, 21 e 22
02/07/2024
02/07/2024
Apresentação dos Projetos de Pesquisa - 23, 24, 25 e 26
09/07/2024
09/07/2024
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
23/04/2024 1ª Avaliação
14/05/2024 2ª Avaliação
02/07/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Artigo uso da adaptação transcultural 03/06/2024
Elaboração dos painéis 06/05/2024
Videoconferencia 30/04/2024
Inicio das Aulas 14/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:20