luciana maria de aquino

CEAD - CENTRO DE EDUCACAO ABERTA E A DISTANCIA

PPGENF030 - ANÁLISE CRÍTICA DOS MÉTODOS QUALITATIVOS - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (22/03/2024 - 22/03/2024)

- Acolhimento

- Apresentação da Disciplina

- Discussão Textual

Leitura: 

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. 2003; v. 16.

   antonio Chizzotti.pdf 
Constructos históricos, filosóficos, epistemológicos e conceituais da pesquisa (05/04/2024 - 05/04/2024)

- Discussão sobre constructos históricos, filosóficos, epistemológicos e conceituais da pesquisa qualitativa.

- Conhecendo os objetos de pesquisa

Leitura: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In.: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006. p. 15-41.

Filme: “Ponto de mutação” (12/04/2024 - 12/04/2024)

- “Ponto de mutação” (atividade assíncrona)

CAPRA, B. Ponto de Mutação.1992.

Principais Correntes Filosóficas (19/04/2024 - 19/04/2024)

- Discussão sobre o Filme: “Ponto de mutação”

- Painel Integrado das Principais Correntes Filosóficas: Positivismo, Materialismo Histórico e Dialético, Fenomenologia e Método Complexo.

Leituras: 

BUSSOLA, C. O Positivismo. In.: OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 53-57.

BUSSOLA, C. O que é o materialismo histórico-dialético?. In.: OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 47-52.

BERGEN, K. F. Fenomenologia. In.: OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p. 63-74.

ALMEIDA, M. C. Método complexo e desafios da pesquisa. In: Cultura e pensamento complexo. Natal: EDUFRN, 2009. p. 97-111.

Produção do Workshop para Semana de Enfermagem (26/04/2024 - 26/04/2024)

Produção do Workshop para Semana de Enfermagem da UFPI a partir do Painel Integrado das principais correntes filosóficas

Características da Investigação Qualitativa (03/05/2024 - 03/05/2024)

- Características da Investigação Qualitativa.

- Planejamento da pesquisa qualitativa, questões de pesquisa e pressuposto.

- Qualidade das produções científicas das pesquisas qualitativas: critérios e tecnologias

GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, v. 22 n. 2, pp. 201-210

FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009, Cap. 9, 10.

SOUZA, V. R. S.; MARZIALE, M. H. P.; SILVA, G. T. R.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 2021; 34:eAPE02631

  coreq.pdf 
Hermenêutica, Etnografia e História Oral. (10/05/2024 - 10/05/2024)

Hermenêutica, Etnografia e História Oral.

TERRA, M. G. et al. Fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur como referencial metodológico numa pesquisa de ensino em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2009, v. 22, n. 1 [Acessado 18 Maio 2023], pp. 93-99. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000100016>. Epub 13 Abr 2009. ISSN 1982-0194. https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000100016.

LIMA, C.M.G.; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I.; KAKEHASHI, S. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 21-30, janeiro 1996.

OLIVEIRA, A. C. A história oral: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, 2021, p. 63-77

Pesquisa-ação, Pesquisa Convergente Assistencial e Representação Social. (17/05/2024 - 17/05/2024)

Pesquisa-ação, Pesquisa Convergente Assistencial e Representação Social.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TRENTINI, M.; PAIM. L.; SILVA, D. M. G. Pesquisa convergente-assistencial. Delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde (3ª ed). Porto Alegre: Ed Moriá; 2014.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. 9.

ed. rev. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2012. 408 p. ISBN 978-85-326-2896-1.

Semana de Enfermagem (24/05/2024 - 24/05/2024)

Participação na Semana de Enfermagem

Desenho Metodológico - 31/05/2024 (07/06/2024 - 07/06/2024)

- Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa.

- Entrando no Campo

- Ética em Pesquisa Qualitativa

- Construção de material discursivo: observação, entrevistas, grupo focal.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: Consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017

FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009, cap. 6, 13, 15, 17.

GONDIM, S.M.G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24): 149-161. 2003.

GÜNTHER, H. (1999). Como elaborar um questionário. Em L. Pasquali (Org.) Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM, 231-258.

Desenho Metodológico (07/06/2024 - 07/06/2024)

- Registros de dados: notas de campo, gravação, filmagem e registro escrito.

COUTINHO. M. P. L.; BU, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (VERSION 5.2). Revista Campo do Saber. V. 3, n. 1. jan. 2017.

GOMES, N. N.; SILVA, J. G.; QUEIROZ, A. B. A.; et al. Fotolinguagem e photovoice na produção de dados. Esc Anna Nery 2022;26:e20210291.

Desenho Metodológico (14/06/2024 - 14/06/2024)

- Técnicas de sistematização e análise de dados: análise de conteúdo, análise de discurso.

- Atividade de Análise de Metodologias Qualitativas.

BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; v. 15, n. 4: 679-84.

Desenho Metodológico (21/06/2024 - 21/06/2024)

- Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares – Parte 1

SOUZA NETO, R. A.; DIAS, G.  F.; SILVA, R. R.; RAMOS, A. S. M. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Rev. adm. contemp. v . 23, n. 3, 2019

REIS, A. O. A. et al. Introdução ao uso do software EVOC. Tecnologias computacionais para o auxílio em pesquisa qualitativa: software EVOC. Tradução . São Paulo: Schoba, 2013.

Desenho Metodológico (28/06/2024 - 28/06/2024)

- Técnicas de sistematização e análise de dados: uso de softwares – Parte 2

ACAUAN, L. V. et al. Utilização do software iramuteq® para análise de dados qualitativos na enfermagem: um ensaio reflexivo. REME rev. min. enferm ; 24: e1326, fev.2020.

Encerramento da Disciplina (05/07/2024 - 05/07/2024)

Devolutiva da Atividade de Análise de Metodologias Qualitativas.

Impressões da disciplina e Encerramento

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
22 05 12 19 26 03 10 17
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 3
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 3 3 3 0 0 2 0 0 11
8 2023100**** 0 0 0 3 0 3 0 0 6
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 1 0 0 1
11 2024100**** 0 0 0 0 0 3 0 0 3
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 0 3 0 0 3
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Promover o conhecimento e a reflexão sobre a utilização dos métodos de abordagem qualitativas empregados em pesquisas da área da saúde e da enfermagem, analisando a coerência existente entre o objeto de estudo, o método, o processo de produção de dados e sua discussão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas; Participação Ativa das Discussões; Painel integrado; Atividade Fílmica; Elaboração e Apresentação de Trabalho em Evento Científico, Atividade de Análise Metodológica, Uso de computadores para instalação e manuseio de softwares de pesquisa qualitativa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação da Aprendizagem:
No decorrer da disciplina serão realizadas as seguintes modalidades de avaliação:
Diagnóstica – identificar nível de conhecimentos, necessidades e expectativas.
Formativa – discutir, propor e estimular medidas para superação de dificuldades apresentadas no decorrer da disciplina.
Somativa – medir o aproveitamento obtido na disciplina, por meio de apresentação de painel e demais trabalhos avaliativos.
A1- Somatória das notas obtidas nas seguintes atividades: Painel Integrado (0 a 3,0 pontos), Discussão Filme (0 a 2,0 ponto), Apresentação de Trabalho na Semana de Enfermagem (0 a 2,0 pontos), Atividade de Análise Metodológica (0 a 3,0 pontos).
A2 – Desenvolvimento de Postura Crítica e Reflexiva (0 a 3,0 pontos), Leitura e Domínio das Referências Sugeridas (0 a 2,0 pontos), Iniciativa e Tomada de Decisão (0 a 2,0 pontos), Autoavaliação (0 a 2,0 pontos) e Assiduidade (0 a 1,0 pontos).
Os critérios de avaliação da aprendizagem da disciplina, está de acordo com o regimento interno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (CCS/UFPI), que na seção II, do sistema de avaliação e da frequência, determina:
- O aproveitamento do discente em cada disciplina é expresso por notas numa escala de 0,0 (zero) a 10 (dez) e é avaliado por meio de provas, trabalhos e projetos, bem como pela participação em seminários e pelo interesse demonstrado nas atividades acadêmicas.
– Cada disciplina terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada unidade de crédito a 15 (quinze) horas/aula.
– Será aprovado na disciplina o discente que apresentar frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), e nota final igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento: Sexta 14:00 as 17:00
Bibliografia: Bibliografia:
- ACAUAN, L. V. et al. Utilização do software iramuteq® para análise de dados qualitativos na enfermagem: um ensaio reflexivo. REME rev. min. enferm ; 24: e1326, fev.2020.
- BARDIN, L. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
- BODGAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Editora Porto, 1994, p. 89-92.
- CAPRA, B. Ponto de Mutação.1992.
- CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; v. 15, n. 4: 679-84.
- CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. 2003; v. 16.
- COUTINHO. M. P. L.; BU, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (VERSION 5.2). Revista Campo do Saber. V. 3, n. 1. jan. 2017
- DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006.
- FLICK. U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.
OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- GOMES, N. N.; SILVA, J. G.; QUEIROZ, A. B. A.; et al. Fotolinguagem e photovoice na produção de dados. Esc Anna Nery 2022;26:e20210291.
- GONDIM, S.M.G. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24): 149-161. 2003.
- GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário. Em L. Pasquali (Org.) Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM, 1999, p. 231-258.
- GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, v. 22 n. 2, pp. 201-210.
- LIMA, C.M.G.; DUPAS, G.; OLIVEIRA, I.; KAKEHASHI, S. Pesquisa etnográfica: iniciando sua compreensão. Rev. latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 21-30, janeiro 1996.
- MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: Consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017.
- MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. 9.
ed. rev. Petrópolis, RJ.: Vozes, 2012. 408 p. ISBN 978-85-326-2896-1.
- OLIVEIRA, A. S. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
- OLIVEIRA, A. C. A história oral: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, 2021, p. 63-77.
- REIS, A. O. A. et al. Introdução ao uso do software EVOC. Tecnologias computacionais para o auxílio em pesquisa qualitativa: software EVOC. Tradução . São Paulo: Schoba, 2013.
- SOUZA, V. R.; MARZIALE, M. H.; SILVA, G. T.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 021;34:eAPE02631.
- SOUZA NETO, R. A.; DIAS, G. F.; SILVA, R. R.; RAMOS, A. S. M. Efeitos dos Softwares de Análise de Dados Qualitativos na Qualidade de Pesquisas. Rev. adm. contemp. v . 23, n. 3, 2019
- TRENTINI, M.; PAIM. L.; SILVA, D. M. G. Pesquisa convergente-assistencial. Delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde (3ª ed). Porto Alegre: Ed Moriá; 2014.
- THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2024
22/03/2024
Apresentação da Disciplina
05/04/2024
05/04/2024
Constructos históricos, filosóficos, epistemológicos e conceituais da pesquisa
12/04/2024
12/04/2024
Filme: “Ponto de mutação”
19/04/2024
19/04/2024
Principais Correntes Filosóficas
26/04/2024
26/04/2024
Produção do Workshop para Semana de Enfermagem
03/05/2024
03/05/2024
Características da Investigação Qualitativa
10/05/2024
10/05/2024
Hermenêutica, Etnografia e História Oral.
17/05/2024
17/05/2024
Pesquisa-ação, Pesquisa Convergente Assistencial e Representação Social.
24/05/2024
24/05/2024
Semana de Enfermagem
07/06/2024
07/06/2024
Desenho Metodológico - 31/05/2024
07/06/2024
07/06/2024
Desenho Metodológico
14/06/2024
14/06/2024
Desenho Metodológico
21/06/2024
21/06/2024
Desenho Metodológico
28/06/2024
28/06/2024
Desenho Metodológico
05/07/2024
05/07/2024
Encerramento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
19/04/2024 1ª Avaliação
24/05/2024 2ª Avaliação
14/06/2024 3ª Avaliação
05/07/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Aula 17.05.2024 16/05/2024
Início do Período 2024.1 19/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 21:35