Bibliografia:
| AGUIAR, Sonia. Territórios do jornalismo: Geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2016.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 23, n. 37, p. 145-166, 1o. sem. 2002.
CASTELO BANCO, S. Regionalização midiática e Folkcomunicação: reflexões e diálogos. In: LIMA, Maria Érica de Oliveira; NOBRE, Itamar de Morais. Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário de internacionalização. Campina Grande, EDUEPB, 2019.
COELHO, Pedro Manuel Rouxinol Samina. A TV de proximidade e os novos desafios do espaço público: um estudo sobre a situação portuguesa. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, 2003.
DIEGUES JÚNIOR. Manuel. Regiões culturais para o estudo do folclore brasileiro. In: MARQUES DE MELO, José; Fernandes, Guilherme Moreira. (Org.) Metamorfose da folkcomunicação Antologia brasileira. São Paulo: EditaE Cultural, 2013.
DOURADO, Jacqueline Lima (org.). Economia política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina. EDUFPI, 2013.
FABBRI JÚNIOR, Duilio. A tensão entre o global e Local: Os limites de um noticiário regional na TV. Campinas, SP. Akademica, 2006.
FADUL, Anamaria. Mídia regional no Brasil: elementos para uma análise. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 23-40.
FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina (Org). Mídia e região na era digital: diversidade cultural, convergência midiática. São Paulo. Arte e ciência, 2006.
GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: Geografia: conceitos e temas. CASTRO, Iná Elias de Castro, GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. 2a. ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2000. p. 50-76.
HAESBAERT, Rogério. Regional Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
HAESBAERT, Rogério (org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: EdUff, 2013.
IANNI, Octávio. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.
JAGUARIBE, Elisabete; MATTOS Geísa; QUEZADO, Ana (Orgs.). Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia. Fortaleza: Edições Iris/ Expressão Gráfica Editora, 2010.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Comunicação Local/Regional. In: GADINI, Sérgio Luiz; WOITOWICZ, Karina Janz. Noções básicas de Folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa/PR: Editora UEPG, 2007.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Comunicação meso-regional: Rede Bahia de Comunicação: um exemplo de mídia regional. In: MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina; SOUSA, Cidoval Morais (orgs). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Mídia Regional: indústria, mercado e cultura. Natal, RN: Editora da UFRN, 2010.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996.
MARÇOLA, Rosângela e OLIVEIRA, Roberto Reis de (Org). Estudos de mídia regional, local e comunitária. São Paulo: Arte e Ciência, 2008.
MORAES, Dênis de. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
MORAES, Gislane da Conceição Lima Camelo de. Regionalização da mídia piauiense: um olhar sobre os programas especiais da TV Cidade Verde. Teresina, 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2016.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Por que Geografias, no plural, para a Comunicação? In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas. São Paulo: Intercom, 2012, p. 09-17.
PERUZZO, Cecilia. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.
REIS, Thays Assunção. Jornalismo Regional: uma leitura a partir dos critérios de noticiabilidade do jornal O Progresso. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 15 Nº 1. Janeiro a Junho de 2018. ISSNe 1984-6924
SALOMÃO, V. Rede de televisão e regionalização da produção audiovisual no Brasil: o caso EPTV. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 159-174.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2017.
SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
SILVA, Julimar Pereira da. Regionalização televisiva: a proposta da Rede Meio Norte. 2018. 496 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
SILVA, Mayara da Costa. Regionalização no webjornalismo piauiense: estudo do Portal Cidade Verde, Teresina Piauí. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2017.
SILVA, Robson Bastos da. Limites e possibilidades da TV Regional. In: MARQUES DE MELO, José; SOUSA, Cidoval Morais; GOBBI, Maria Cristina (orgs). Regionalização midiática: estudos sobre comunicação e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: Sotese, 2006.
SIMÕES, C. F. Televisão regional e globalização. In: SOUSA, C. M. (Org.) Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 15-46.
SOUSA, C. M. (Org.). Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 129-137.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Ed. Vozes, 1998.
|