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MSC011 - EPIDEMIOLOGIA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina/ o debate crítico sobre saúde coletiva - Eugenia (23/03/2023 - 13/04/2023)

-Apresentação da disciplina e Pactuações.

-O conceito de saúde - revisão crítica

-Contexto sociohistórico de emergência da proposta de saúde coletiva.

-Matrizes epistemológicas

   O campo da saúde coletiva 
Psicologia e o movimento de saúde coletiva (20/04/2023 - 20/04/2023)

-Interfaces entre a Psicologia Social e a saúde coletiva.

Eugenia (27/04/2023 - 27/04/2023)
Redes e relações - Guilherme (04/05/2023 - 04/05/2023)

Saidón, Osvaldo. Devires da Clínica. São Paulo: Hucitec, 2008.

https://pt.scribd.com/document/462368399/SALDON-OSVALDO-Devires-da-clinica-pdf

cap. Redes. Pensar de outro modo.

 

Kastrup V. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In Fonseca TMG, Kirst, PG. Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS; 2003. p. 53-61.

https://pt.scribd.com/document/315509934/Cartografias-E-Devires-A-Construcao-Do-Presente

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

https://inscricoes.premiovladimirherzog.org/uploads/2022/06/banzeiro-okoto-uma-viagem-a-amazonia-centro-do-mundo2.pdf

Cap. 31 desestrutura –

Cap. 2 o clitóris e a origem da floresta –

Entre e transdisicplinaridade: o comum das diferenças (11/05/2023 - 11/05/2023)

HENZ, A., GARCIA, M., COSTA, S., MAXIMINO, V. Trabalho entreprofissional: acerca do comum e a cerca do específico. In: CAPOZZOLO A. A., CASETTO, S. J., HENZ, A. O. (org.). Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013.

https://drive.google.com/file/d/1ucmWvNDcHMfCfknTv7hso580KyZ-AuhA/view?usp=sharing

 

Cada um comente um verbete do abecedário “Pesquisar na diferença”. Sugestões: Agenciar; Bricolar; Coletivizar; Transdisciplinarizar, etc.  

FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

https://drive.google.com/file/d/14QrNp5EJQfdmnLQliuC1ethpPGesra0M/view?usp=sharing

 

Dia da Luta Antimanicomial - Vamos para o território!! Não haverá aula (18/05/2023 - 18/05/2023)
Coletivo e produção social - Guilherme (25/05/2023 - 25/05/2023)

Pessoal,

Compartilho com vocês o programa das aulas do módulo que eu vou ministrar na disciplina de Saúde Coletiva e Produção de Subjetividades no PPG-Psi.

Local: Sala do PPG-Psi, sala 739. Quintas-feiras, 18:30.

 

04/05 – Guilherme – Redes e relações

 

Saidón, Osvaldo. Devires da Clínica. São Paulo: Hucitec, 2008.

https://drive.google.com/file/d/1DEeb8TjKdCGVyleKiHxKFRI0jDKsy-yZ/view?usp=sharing

cap. Redes. Pensar de outro modo.

 

Kastrup V. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In Fonseca TMG, Kirst, PG. Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS; 2003. p. 53-61.

https://drive.google.com/file/d/1l2kyLZJBlhL31H1kaUCdkOD64zeaatCD/view?usp=sharing

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

https://inscricoes.premiovladimirherzog.org/uploads/2022/06/banzeiro-okoto-uma-viagem-a-amazonia-centro-do-mundo2.pdf

Cap. 31 desestrutura

Cap. 2 o clitóris e a origem da floresta

 

 

11/05 – Entre e transdisciplinaridade: o comum das diferenças

 

HENZ, A., GARCIA, M., COSTA, S., MAXIMINO, V. Trabalho entreprofissional: acerca do comum e a cerca do específico. In: CAPOZZOLO A. A., CASETTO, S. J., HENZ, A. O. (org.). Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013.

https://drive.google.com/file/d/1ucmWvNDcHMfCfknTv7hso580KyZ-AuhA/view?usp=sharing

 

Cada um comente um verbete do abecedário “Pesquisar na diferença”. Sugestões: Agenciar; Bricolar; Coletivizar; Transdisciplinarizar, etc.  

FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

https://drive.google.com/file/d/14QrNp5EJQfdmnLQliuC1ethpPGesra0M/view?usp=sharing

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 87. entremundos

 

 

25/05 - Coletivo e produção social e da subjetividade

- ESCÓSSIA, L. & TEDESCO, S. O coletivo de forças como plano de experiência cartográfica In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

- EMERICH, B.F.; ONOCKO-CAMPOS, R. T. Formação para o trabalho em Saúde Mental: reflexões a partir das concepções de Sujeito, Coletivo e Instituição. Interface, v. 23, p. 02-12, 2019. https://doi.org/10.1590/Interface.170521

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 13. entres da floresta

 

 

01/06 – Gênero e Sexualidade

 

SEGATO, R. (2022). Os percursos do gênero na antropologia e para além dela. Sociedade E Estado, 12(02), 235–262. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44155

BUTLER, J. Como os corpos se tornam matéria. Entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas 155-167. 2002. https://www.scielo.br/j/ref/a/vy83qbL5HHNKdzQj7PXDdJt/?lang=pt

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 15. a amazônia é mulher

Cap 45. estupro. e reflorestamento

 

 

08/06 – Antropoceno e subjetividade

 

Minozzo, A. viver a partir do inconsciente: entrelaces de uma ética ecofeminista da psicanálise. In: Santos, A. (org) Psicanálise e esquizoanálise: Diferença e Composição, São Paulo, Brasil: n-1 edições, 2022.

Prado, G. A. S. (2021) Almas sitiadas e os piratas da peste. ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 11 (1). pp. 64-77. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/3048/1713

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 33. rios voadores

Gênero e Sexualidade - Guilherme (01/06/2023 - 01/06/2023)
A multiplicidade do Território - Guilherme (08/06/2023 - 08/06/2023)
Epistemologia e filosofia africanas (15/06/2023 - 15/06/2023)
  Epistemologias africanas 
Aula mediada pela professora.
Epistemologia africana para a compreensão da produção de subjetividade (22/06/2023 - 22/06/2023)
  Pessoa e comunidade 
Esse texto será mediado pela aluna Claudiana.
  Visualizando o corpo 
Esse texto será mediado pela aluna Ryanne
  Paradoxos das políticas identitárias 
Esse texto será mediado pela aluna Cleane
Epistemologia africana para a compreensão da produção de subjetividade (29/06/2023 - 29/06/2023)
  A nocao de pessoa na Africa negra 
Esse texto será mediado pela aluna Maria Veronica
  A concepção iorubá da personalidade humana 
Esse texto será mediado pela aluna Claudiana
Epistemologia africana e afrodiaspórica para a compreensão da saúde coletiva (06/07/2023 - 06/07/2023)
  O processo de subjetivação do ser africano e a Filosofia Moderna: 
Esse texto será mediado pela aluna Cleane
  Por uma rede de saúde mental negra 
Esse texto será mediado pela aluna Claudiana
Gira epistemológica e ancestral (13/07/2023 - 13/07/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
04 11 18 25 02 09 23 13 20 27
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 3 3 0 0 0 0 6
6 2024100**** 3 3 0 0 3 3 0 3 3 0 18
7 2023100**** 0 0 3 3 0 0 0 0 0 0 6
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024100**** 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
17 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2024100**** 9,3 9,3 9,8 9.5 3 AM
3 2024100**** 8,9 8,9 9,8 9.2 0 AM
4 2024100**** 9,5 9,5 9,8 9.6 0 AM
5 2024100**** 9,5 9,5 9,9 9.6 0 AM
6 2024100**** 9,5 9,5 9,9 9.6 0 AM
7 2024100**** 9,0 9,0 9,9 9.3 0 AM
8 2024100**** 9,0 9,0 9,9 9.3 0 AM
9 2024100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
10 2024100**** 8,7 8,7 9,6 9.0 0 AM
11 2023100**** 9,5 9,5 7,5 8.8 6 AM
12 2024100**** 7,5 7,5 0,0 5.0 18 RF
13 2024100**** 9,0 9,0 9,7 9.2 6 AM
14 2024100**** 9,5 9,5 9,0 9.3 0 AM
15 2024100**** 9,0 9,0 8,9 9.0 3 AM
16 2024100**** 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
17 2024100**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina proporciona ao aluno as bases conceituais da Epidemiologia como método de investigação científica, indispensável ao estudo da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população. Tópicos abordados: Fundamentos da Epidemiologia e Causalidade, Indicadores de Saúde, Estimativa da magnitude de associações em epidemiologia: Risco Relativo, Odds ratio, Risco Atribuível. Confundimento. Delineamento de Estudos Epidemiológicos, Confiabilidade e Validade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente ou remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. Os alunos realizarão seminários sobre temas específicos da disciplina. Para cada item apresentado os alunos deverão produzir um mapa conceitual. Haverá três conferências com convidados sobre temáticas que envolvem epidemiologia crítica. Após as conferências os alunos produzirão mapas conceituais como forma avaliativa e de fixação do conteúdo. Os materiais da disciplina serão disponibilizados no SIGAA. <br />OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: <br />Todos os materiais utilizados para as aulas não produzidos diretamente pelo docente responsável pela atividade curricular deverão conter a respectiva fonte, com a indicação de autoria, respeitados os direitos autorais assegurados pela Lei nº 9.610/98. <br />Art. 14. São facultadas ao professor a gravação e a posterior disponibilização, para os alunos, das aulas ministradas de forma síncrona, sendo proibida a reprodução ou distribuição das gravações por eles disponibilizadas, ainda que sem fins lucrativos.<br />Livros e artigos, computador, sala de aula, complementado com material digital, webconferências, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais e correio eletrônico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Definição de instrumentos avaliativos, durante todo o processo, que possam mensurar qualitativa e quantitativamente o desenvolvimento do aprendizado do estudante, segundo as normas previstas na Resolução nº 085/2020 -CEPEX, que estabelece a retomada do período 2020.1 <br /> O processo de avaliação se baseará na participação dos alunos nas discussões, apresentação dos seminários de sua responsabilidade e presença às aulas. Ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar.<br /> Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) aluno(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Para aqueles com nota inferior a 4,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 4,0 e 6,9 haverá o Exame Final. Para esses, a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina. <br /> Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 7,0 (sete). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Entretanto, ficará registrado no Histórico Escolar conceitos de AM (aprovado por média) ou EF (aprovado no exame final). <br /> Serão três notas compostas da seguinte maneira: 1º) nota (de zero a 10 pontos) da produção de mapas conceituais; 2ª) nota (de zero a 10 pontos) da produção de um texto escrito do tema do seminário; 3ª nota (de zero a 10 pontos) da realização do seminário.<br /> O aluno com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice, independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).<br />IMPORTANTE OBSERVAR QUE:<br />Art. 11 Fica estabelecido, excepcionalmente para a oferta relativa ao Período Letivo 2020.1, que o controle de frequência será realizado por meio da participação dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina. <br />§ 1º O registro de frequência nas disciplinas ofertadas no Período Letivo 2020.1 não atestará a presença física dos discentes na IES. <br />§2º A frequência mínima exigida será de 75%, conforme preconizado pela Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. <br />Art. 12 A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, individual ou em grupo, seminário, ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina. <br />Parágrafo único: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado. <br />Art. 13 Para a integralização dos Componentes Curriculares cursados por meio de atividades não presenciais serão considerados tanto o tempo despendido para as atividades síncronas, quanto o tempo dedicado às atividades assíncronas. <br />
Horário de atendimento: 14h
Bibliografia: Básica<br />Rouquayrol, M.Z.; Silva, M.G.C. ROUQUAYROL – Epidemiologia & Saúde – 8 ed. – Rio de Janeiro: Medbook, 2018.<br />FRANCO, L. J.; PASSOS, A.D.C. Fundamentos de epidemiologia. – 3 ed. – Santana de Parnaíba (SP): Manole, 2022.<br />FLETCHER, G. Epidemiologia clínica – elementos essenciais. 6 ed. – São Paulo (SP): Artmed, 2020.<br />ZEITOUN, J-D. HISTÓRIA DA SAÚDE HUMANA: vamos viver cada vez mais? – 1 ed. – São Paulo (SP): Contexto, 2022.<br />Rothman KJ & Greenland, S. Modern Epidemiology. 3 Ed. Lippincot Williams & Wilkins, 2011. <br />Complementar<br />WORLD HEALTH ORGANIZATION. Evaluation of covid-19 vaccine effetiveness in a changing landscape of covid-19 epidemiology and vaccinatio. Second addendum to Evaluation of Covid-19 vaccine effectiveness: interim guidance. WHO, 2022.<br />WEBB JR. J.L.A. The historical epidemiology of global disease challenges. The Lancet, volume 385, issue 9965, p322-323, january 24, 2015 doi:https://doi.org/10.1016/s0140-6736(15)60108-8<br />Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Basic Epidemiology. 2nd Edition. Geneva: World Health Organization, 2006.<br />Parry, Amy Elizabeth, Kirk, Martyn D, Durrheim, David N, Olowokure, Babatunde, Colquhoun, Samantha. et al. (‎2021)‎. Emergency response and the need for collective competence in epidemiological teams. Bulletin of the World Health Organization, 99 (‎5)‎, 351 - 358. World Health Organization. http://dx.doi.org/10.2471/BLT.20.276998 <br />World Health Organization. (‎2023)‎. COVID-19 weekly epidemiological update, edition 136, 30 March 2023. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/366680 <br />Medronho, RA et al. Epidemiologia. 2ª Ed. Rio: Atheneu, 2008.<br />Pereira, MG, Galvão, TF & Silva, MT. Saúde baseada em evidências. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/04/2024
04/04/2024
Apresentação da disciplina / Noções Gerais
11/04/2024
11/04/2024
Causalidade
18/04/2024
18/04/2024
Medidas em Saúde - Indicadores
25/04/2024
25/04/2024
Seminários 1 e 2
02/05/2024
02/05/2024
Seminários 3 e 4
09/05/2024
09/05/2024
Seminários 5 e 6
16/05/2024
16/05/2024
Seminários 7 e 8
23/05/2024
23/05/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
06/06/2024
06/06/2024
Seminários temáticos ? Epidemiologia crítica
06/06/2024
06/06/2024
Não Haverá Aula
13/06/2024
13/06/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
20/06/2024
20/06/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
27/06/2024
27/06/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
Avaliações
Data Descrição
25/04/2024 1ª Avaliação
30/05/2024 2ª Avaliação
20/06/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula - 06 de junho de 2024 06/06/2024
Início das aulas 18/03/2024

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