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MSC011 - EPIDEMIOLOGIA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina / Noções Gerais (04/04/2024 - 04/04/2024)
   Rothman and Greenland. Causation and Causal Inference in epidemiology. 
Rothman and Greenland. Causation and Causal Inference in epidemiology. American Journal of Public Health | Supplement 1, 2005
  Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Epidemiologia Básica (WHO) 
Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Epidemiologia Básica (WHO). 2ª Ed. Santos-São Paulo: Livr Santos Editora, 2010
  Organização Pan-Americana da Saúde Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. 
Organização Pan-Americana da Saúde Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 2: Saúde e doença na população / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília : Organização Pan-Americana da Saúde ; Ministério da Saúde, 2010.
  Rothman. Causes 
Rothman. Causes. American Journal of Epidemiology, 1976
Causalidade (11/04/2024 - 11/04/2024)
Medidas em Saúde - Indicadores (18/04/2024 - 18/04/2024)
Seminários 1 e 2 (25/04/2024 - 25/04/2024)
1 Seminário: Magnitude de associações ? Elisá e Erika 2 Seminário: Bias e confundimento ? Marcela, Ludiane e Werllania
Seminários 3 e 4 (02/05/2024 - 02/05/2024)
3 Seminário: Validade / Confiabilidade / Sensibilidade / Especificidade / Valor Preditivo ? Francisco e Rayanna 4 Seminário: Estudos Epidemiológicos / Estudo transversal ? Ana Luisa e Ivonilde
Seminários 5 e 6 (09/05/2024 - 09/05/2024)
5 Seminário: Estudos Epidemiológicos / Estudo ecológico ? Bruna e Fernanda 6 Seminário: Estudos Epidemiológicos / Estudo de coorte ? Aline e Iranary
Seminários 7 e 8 (16/05/2024 - 16/05/2024)
7 Seminário: Estudos Epidemiológicos / Estudo caso-controle ? Ana Beatriz e Luiza 8 Seminário: Estudos Epidemiológicos / Ensaio clínico randomizado ? Igor e Sarah
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica (23/05/2024 - 23/05/2024)

- Violência sexual: explorando a notificação, análise dos dados secundários e indicadores epidemiológicos

Link da sala virtual: meet.google.com/efe-msqe-pbw

Horário da aula: a partir das 14h

Seminários temáticos ? Epidemiologia crítica (06/06/2024 - 06/06/2024)

- Doença de Chagas: explorando a notificação, análise dos dados secundários e indicadores epidemiológicos

Link da sala virtual: meet.google.com/efe-msqe-pbw

Horário da aula: a partir das 14h

Não Haverá Aula (06/06/2024)

Aula cancelada

Seminários temáticos - Epidemiologia crítica (13/06/2024 - 13/06/2024)

- Dengue: explorando a notificação, análise dos dados secundários e indicadores epidemiológicos

Link da sala virtual: meet.google.com/efe-msqe-pbw

Horário da aula: a partir das 14h

Seminários temáticos - Epidemiologia crítica (20/06/2024 - 20/06/2024)

- Doença de Chagas: explorando a notificação, análise dos dados secundários e indicadores epidemiológicos

Link da sala virtual: meet.google.com/efe-msqe-pbw

Horário da aula: a partir das 14h

Seminários temáticos - Epidemiologia crítica (27/06/2024 - 27/06/2024)

- Envio de texto argumentativo-dissertativo sobre a importância da notificação de agravos, análise de dados secundários e indicadores epidemiológico a fim de compreender tais fenômenos.

    
Inicia em 20/06/2024 às 16h 0 e finaliza em 29/06/2024 às 12h 0
Frequências da Turma
# Matrícula MAI Total
23
1 2024100**** 0 0
2 2024100**** 0 0
3 2024100**** 0 0
4 2024100**** 0 0
5 2024100**** 0 0
6 2024100**** 0 0
7 2023100**** 0 0
8 2024100**** 0 0
9 2024100**** 0 0
10 2024100**** 0 0
11 2024100**** 0 0
12 2024100**** 0 0
13 2024100**** 0 0
14 2024100**** 0 0
15 2024100**** 0 0
16 2024100**** 0 0
17 2024100**** 0 0
Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina proporciona ao aluno as bases conceituais da Epidemiologia como método de investigação científica, indispensável ao estudo da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população. Tópicos abordados: Fundamentos da Epidemiologia e Causalidade, Indicadores de Saúde, Estimativa da magnitude de associações em epidemiologia: Risco Relativo, Odds ratio, Risco Atribuível. Confundimento. Delineamento de Estudos Epidemiológicos, Confiabilidade e Validade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas presencialmente ou remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas expositivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. Os alunos realizarão seminários sobre temas específicos da disciplina. Para cada item apresentado os alunos deverão produzir um mapa conceitual. Haverá três conferências com convidados sobre temáticas que envolvem epidemiologia crítica. Após as conferências os alunos produzirão mapas conceituais como forma avaliativa e de fixação do conteúdo. Os materiais da disciplina serão disponibilizados no SIGAA.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Todos os materiais utilizados para as aulas não produzidos diretamente pelo docente responsável pela atividade curricular deverão conter a respectiva fonte, com a indicação de autoria, respeitados os direitos autorais assegurados pela Lei nº 9.610/98.
Art. 14. São facultadas ao professor a gravação e a posterior disponibilização, para os alunos, das aulas ministradas de forma síncrona, sendo proibida a reprodução ou distribuição das gravações por eles disponibilizadas, ainda que sem fins lucrativos.
Livros e artigos, computador, sala de aula, complementado com material digital, webconferências, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais e correio eletrônico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Definição de instrumentos avaliativos, durante todo o processo, que possam mensurar qualitativa e quantitativamente o desenvolvimento do aprendizado do estudante, segundo as normas previstas na Resolução nº 085/2020 -CEPEX, que estabelece a retomada do período 2020.1
O processo de avaliação se baseará na participação dos alunos nas discussões, apresentação dos seminários de sua responsabilidade e presença às aulas. Ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar.
Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) aluno(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Para aqueles com nota inferior a 4,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 4,0 e 6,9 haverá o Exame Final. Para esses, a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina.
Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 7,0 (sete). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Entretanto, ficará registrado no Histórico Escolar conceitos de AM (aprovado por média) ou EF (aprovado no exame final).
Serão três notas compostas da seguinte maneira: 1º) nota (de zero a 10 pontos) da produção de mapas conceituais; 2ª) nota (de zero a 10 pontos) da produção de um texto escrito do tema do seminário; 3ª nota (de zero a 10 pontos) da realização do seminário.
O aluno com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice, independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).
IMPORTANTE OBSERVAR QUE:
Art. 11 Fica estabelecido, excepcionalmente para a oferta relativa ao Período Letivo 2020.1, que o controle de frequência será realizado por meio da participação dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina.
§ 1º O registro de frequência nas disciplinas ofertadas no Período Letivo 2020.1 não atestará a presença física dos discentes na IES.
§2º A frequência mínima exigida será de 75%, conforme preconizado pela Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI.
Art. 12 A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita, oral ou prática, trabalho de pesquisa, individual ou em grupo, seminário, ou outros instrumentos constantes no plano de disciplina.
Parágrafo único: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
Art. 13 Para a integralização dos Componentes Curriculares cursados por meio de atividades não presenciais serão considerados tanto o tempo despendido para as atividades síncronas, quanto o tempo dedicado às atividades assíncronas.
Horário de atendimento: 14h
Bibliografia: Básica
Rouquayrol, M.Z.; Silva, M.G.C. ROUQUAYROL – Epidemiologia & Saúde – 8 ed. – Rio de Janeiro: Medbook, 2018.
FRANCO, L. J.; PASSOS, A.D.C. Fundamentos de epidemiologia. – 3 ed. – Santana de Parnaíba (SP): Manole, 2022.
FLETCHER, G. Epidemiologia clínica – elementos essenciais. 6 ed. – São Paulo (SP): Artmed, 2020.
ZEITOUN, J-D. HISTÓRIA DA SAÚDE HUMANA: vamos viver cada vez mais? – 1 ed. – São Paulo (SP): Contexto, 2022.
Rothman KJ & Greenland, S. Modern Epidemiology. 3 Ed. Lippincot Williams & Wilkins, 2011.
Complementar
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Evaluation of covid-19 vaccine effetiveness in a changing landscape of covid-19 epidemiology and vaccinatio. Second addendum to Evaluation of Covid-19 vaccine effectiveness: interim guidance. WHO, 2022.
WEBB JR. J.L.A. The historical epidemiology of global disease challenges. The Lancet, volume 385, issue 9965, p322-323, january 24, 2015 doi:https://doi.org/10.1016/s0140-6736(15)60108-8
Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Basic Epidemiology. 2nd Edition. Geneva: World Health Organization, 2006.
Parry, Amy Elizabeth, Kirk, Martyn D, Durrheim, David N, Olowokure, Babatunde, Colquhoun, Samantha. et al. (‎2021)‎. Emergency response and the need for collective competence in epidemiological teams. Bulletin of the World Health Organization, 99 (‎5)‎, 351 - 358. World Health Organization. http://dx.doi.org/10.2471/BLT.20.276998
World Health Organization. (‎2023)‎. COVID-19 weekly epidemiological update, edition 136, 30 March 2023. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/366680
Medronho, RA et al. Epidemiologia. 2ª Ed. Rio: Atheneu, 2008.
Pereira, MG, Galvão, TF & Silva, MT. Saúde baseada em evidências. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/04/2024
04/04/2024
Apresentação da disciplina / Noções Gerais
11/04/2024
11/04/2024
Causalidade
18/04/2024
18/04/2024
Medidas em Saúde - Indicadores
25/04/2024
25/04/2024
Seminários 1 e 2
02/05/2024
02/05/2024
Seminários 3 e 4
09/05/2024
09/05/2024
Seminários 5 e 6
16/05/2024
16/05/2024
Seminários 7 e 8
23/05/2024
23/05/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
06/06/2024
06/06/2024
Seminários temáticos ? Epidemiologia crítica
06/06/2024
06/06/2024
Não Haverá Aula
13/06/2024
13/06/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
20/06/2024
20/06/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
27/06/2024
27/06/2024
Seminários temáticos - Epidemiologia crítica
Avaliações
Data Descrição
25/04/2024 1ª Avaliação
30/05/2024 2ª Avaliação
20/06/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula - 06 de junho de 2024 06/06/2024
Início das aulas 18/03/2024

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