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CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Discussão da proposta de plano da matriz curricular e apresentação de todos os temas de pesquisa da turma (26/03/2024 - 26/03/2024)
Elementos introdutórios à matriz curricular e planejamento do plano de trabalho; estudos dos textos introdutórios (02/04/2024 - 02/04/2024)
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: Estudo do texto: “Crítica da razão negra” (Achille Mbembe) (09/04/2024 - 09/04/2024)
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: O dispositivo de racialidade (Sueli Carneiro) (16/04/2024 - 16/04/2024)
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: O dispositivo de racialidade (Sueli Carneiro (23/04/2024 - 23/04/2024)
Participação da ddefesa de mestrado de Zenailde: Tentehar: saberes indigenas experienciais de docentes indigenas sobre o educar em direitos humanos (30/04/2024 - 30/04/2024)
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: texto: Necropolitica (Mbembe) (07/05/2024 - 07/05/2024)
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: texto: Necropolitica (Mbembe) (14/05/2024 - 14/05/2024)
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração; Texto, "Tradição viva"( Bâ) e as mulheres matriarcais griôs (21/05/2024 - 21/05/2024)
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussçao sobre o livro: Vence-Demanda: Educação e Descolonização (Luiz Rufino)e os medos da juventude na escola (28/05/2024 - 28/05/2024)
greve (04/06/2024 - 04/06/2024)
Participação no Salipi das palestras com afinidade com as temáticas específicas: Krenak, Livia Vaz, dentro outros (11/06/2024 - 11/06/2024)
Participação no X Encontro de Pesquisa em Educação do PPGED/UFPI (18/06/2024 - 18/06/2024)
greve (25/06/2024 - 25/06/2024)
greve (02/07/2024 - 02/07/2024)
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussão do livro "A justiça é uma mulher negra" (VAZ e Ramos) e as jovens mulheres negras cotistas (09/07/2024 - 09/07/2024)
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussão do livro "A justiça é uma mulher negra" (Vaz e Ramos) e os jovens negros cotistas (16/07/2024 - 16/07/2024)
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussão da tese: Biopolítica, ações afirmativas e a pessoa humana com deficiência: um diagnóstico do processo de inclusão escolar no Brasil (Ana Silvia Marcatto Begalli, 2021). (23/07/2024 - 23/07/2024)
Políticas de inclusão para jovens negros/as periféricos/as, mulheres, pessoas com deficiências:orientações sobre as produções de texto relacionando ao territorio de pesquisa especifico e os fundamentos estudados (30/07/2024 - 30/07/2024)
Políticas de inclusão para jovens negros/as periféricos/as, mulheres, pessoas com deficiências.produções de texto relacionando ao territorio de pesquisa especifico e os fundamentos estudados (06/08/2024 - 06/08/2024)
Entrega das produções, enceramento da matriz curricular e exame final (13/08/2024 - 13/08/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUL AGO Total
26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 09 16 23 30 06 13
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,5 10,0 7,0 7,5 8.5 0 AM
2 2023100**** 10,0 10,0 8,0 8,0 9.0 0 AM
3 2024100**** 9,5 10,0 8,0 8,5 9.0 0 AM
4 2023100**** 10,0 10,0 8,0 8,0 9.0 0 AM
5 2024100**** 9,5 10,0 8,0 8,5 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas, dialogadas, cartográficas e nômades entendendo-as como laboratório de experiencias e criações, com o desenvolvimento e a produção de dispositivos conceituais, metodológicos, filosóficos, políticos e científicos e os estudos dos temas, problemas, sujeitos e seus territórios específicos das pesquisas dos estudantes.
- Oficinas/rodas (griôs) de experiencias e criações para leitura e produção de textos;
- Seminário e rodas de conversas para a realização dos estudos específicos da matriz curricular;
- Trabalho de campo e mapeamento conforme o território escolhido e produção de relato de experiencia no diário de itinerância nas aulas cartográficas, relacionando com os teóricos estudados;
- Participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Processo de experiência e criação advindas da participação/oralidade, nas rodas de conversas (Griô);
- Apresentação de seminários temáticos relacionado ao tema do projeto de pesquisa e racionando com o território e analise dos textos/livros propostos;
- Produção de relato de experiencia no diário de itinerância, resultando das experiencia das aulas e sistematização sobre a fundamentação teórica estudadas
- Produção de resumo expandido e apresentação em evento científico;
- Produção de ensaio resultante das discussões em sala de aula, estudos e os territórios de pesquisa.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BOAKARI, Francis Musa. Afrodescendencia. /organização de Francis Musa Boakari- 1.ed. - Curitibe: Editorial Casa, 2022;
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018;
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Mórula Editorial, 202;.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser / Sueli Carneiro. - 14 ed. - Rio de Janeiro; Zahar, 2023;
BÂ. Hampaté. A tradição viva.In: História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki-Zerbo. - 2.ed. rev. - Brasília : UNESCO, 2010;
VAZ, Lívia Sant' Anna; RAMOS, Chiara. A Justiça é uma mulher negra / Lívia Sant'Anna Vaz, Chiara Ramos; ilustrado por Vanessa Ferreira - Preta Ilustra. - Belo Horizonte, MG : Casa do Direito, 2021;
BEGALLI, A. S. M. Biopolitica, ações afirmativas e a pessoa humana com deficiência: um diagnóstico do processo de inclusão escolar no Brasil. Tese de Doutorado. USF. Itatiba, 2021. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/961605754442512.pdf. Acesso em 03/08/2024.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Pedro Tamen. Lisboa: Relógio D’Água, 1994.
SILVA, Socorro Borges da. Vidanua, Direitos Humanos e Educação em tempos de tanatopolítica. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e945986780, 2020.
HOOKS, bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. Tradução de Renata Balbino. São Paulo-SP: Elefante, 2022.
A COSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos / Alberto Acosta; tradução de ladeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2010.

SILVA, Maria do Socorro Borges da. Filosofia do Chão: experiências e criações de professoras no educar em direitos humanos. Curitiba: Editorial Casa, 2022.
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Gonzalez, Lélia Por um feminismo afro-latino-americano : ensaios, intervenções e diálogos / organização Flavia Rios , Márcia Lima.. — 1a ed. — Rio de Janeiro : Zahar, 2020

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018;

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.

HOOKS. Bell. Olhares negros: raça e representação.. Capa & projeto gráfico: Leticia Quintilhano Tradução: Stephanie Borges. Ed. Elefante;

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, 2012.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

SILVEIRA. R.M.G. et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: ed. Universitária, 2007;

PANIKKAR, Raimon. Seria a noção de Direitos Humanos um conceito ocidental?In: Baldi, C. A. Direitos Humanos na sociedade cosmopolítica(205-238). Rio de Janeiro: Renovar, 2004

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 13-37.
¬¬MBEMBE, Adichile. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de
exceção, política de morte. São Paulo: n-1 Edições,
SILVA, Maria do Socorro Borges da. Vida nua, Direitos Humanos e Educação em Tempos de Tanatopolítica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 8. Disponível em: DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6780 Acesso em: 11/07/2022.

BOAKARI, Francis Musa. Mulheres afrodescendentes: confrontando as discriminações brasileiras. ANAIS – Fazendo Gênero 09, 2010, p. 01-11.
BOAKARI, Francis Musa. Afrodescendência. 1. Edição, Curitiba: Editora casa, 2022.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/03/2024
26/03/2024
Discussão da proposta de plano da matriz curricular e apresentação de todos os temas de pesquisa da turma
02/04/2024
02/04/2024
Elementos introdutórios à matriz curricular e planejamento do plano de trabalho; estudos dos textos introdutórios
09/04/2024
09/04/2024
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: Estudo do texto: “Crítica da razão negra” (Achille Mbembe)
16/04/2024
16/04/2024
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: O dispositivo de racialidade (Sueli Carneiro)
23/04/2024
23/04/2024
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: O dispositivo de racialidade (Sueli Carneiro
30/04/2024
30/04/2024
Participação da ddefesa de mestrado de Zenailde: Tentehar: saberes indigenas experienciais de docentes indigenas sobre o educar em direitos humanos
07/05/2024
07/05/2024
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: texto: Necropolitica (Mbembe)
14/05/2024
14/05/2024
Fundamentos das políticas de inclusão e a educação em direitos humanos: texto: Necropolitica (Mbembe)
21/05/2024
21/05/2024
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração; Texto, "Tradição viva"( Bâ) e as mulheres matriarcais griôs
28/05/2024
28/05/2024
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussçao sobre o livro: Vence-Demanda: Educação e Descolonização (Luiz Rufino)e os medos da juventude na escola
04/06/2024
04/06/2024
greve
11/06/2024
11/06/2024
Participação no Salipi das palestras com afinidade com as temáticas específicas: Krenak, Livia Vaz, dentro outros
18/06/2024
18/06/2024
Participação no X Encontro de Pesquisa em Educação do PPGED/UFPI
25/06/2024
25/06/2024
greve
02/07/2024
02/07/2024
greve
09/07/2024
09/07/2024
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussão do livro "A justiça é uma mulher negra" (VAZ e Ramos) e as jovens mulheres negras cotistas
16/07/2024
16/07/2024
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussão do livro "A justiça é uma mulher negra" (Vaz e Ramos) e os jovens negros cotistas
23/07/2024
23/07/2024
Diversidades e interseccionalidades de raça, gênero, classe, geração. Discussão da tese: Biopolítica, ações afirmativas e a pessoa humana com deficiência: um diagnóstico do processo de inclusão escolar no Brasil (Ana Silvia Marcatto Begalli, 2021).
30/07/2024
30/07/2024
Políticas de inclusão para jovens negros/as periféricos/as, mulheres, pessoas com deficiências:orientações sobre as produções de texto relacionando ao territorio de pesquisa especifico e os fundamentos estudados
06/08/2024
06/08/2024
Políticas de inclusão para jovens negros/as periféricos/as, mulheres, pessoas com deficiências.produções de texto relacionando ao territorio de pesquisa especifico e os fundamentos estudados
13/08/2024
13/08/2024
Entrega das produções, enceramento da matriz curricular e exame final
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Data Descrição
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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