-

CMT/CEAD017 - APLICAÇÃO DE ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS NO ENSINO DE ARITMÉTICA NO 8° E 9° ANO - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/02/2024 - 11/03/2024)

 

Disponível em: https://www.passeidireto.com/pergunta/70300495/4-faca-um-fluxograma-que-leia-um-numero-inteiro-e-mostre-uma-mensagemindicando-s

 

Caro(a) aluno(a),

 

Adentraremos ao universo dos Algoritmos e Fluxogramas no ensino de aritmética no 8º e 9º ano. Exploraremos os princípios fundamentais dessas ferramentas, seu uso e aplicações no contexto da aritmética nos anos finais do ensino fundamental. Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do

 Professor (a): Joel Conceição Rabelo

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Mestre em Matemática e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. Foi premiado duas vezes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) durante o ensino médio. Atualmente é professor do Magistério Superior, classe C - Adjunto, nível 002. Universidade Federal do Piauí. Membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da UFPI. Atividades de pesquisa na área de Matemática Aplicada, com interesse nos seguintes tópicos: Otimização, Métodos Iterativos.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1004102761400082

   PLANO_DE_DISCIPLINA - ENSINO MATEMATICA.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/02/2024 - 11/03/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (11/02/2024 - 11/03/2024)

Nessa unidade trabalharemos aplicações de algoritmos e fluxogramas nas operações básicas com números inteiros e exploração dos diferentes significados de frações através de algoritmos e fluxogramas.

Capacitar os alunos a compreender o desenvolvimento de algoritmos e fluxogramas para resolver problemas envolvendo operações com números inteiros e racionais.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuYLqwPmdOQOf5LsvOBIWow2aSfqblO6J

-  LINKS

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21676/1/JEVJ21122021.pdf

https://setec.ufmt.br/ri/bitstream/1/85/3/Operacoes_aritmeticas_2021.pdf

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202257/silva_afu_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y

A integração de algoritmos e fluxogramas no ensino da aritmética é crucial para simplificar a compreensão de cada etapa na resolução de problemas. Os fluxogramas oferecem uma representação visual clara e organizada, permitindo aos alunos acompanhar de maneira lógica o processo de resolução. Essa abordagem facilita a aprendizagem ao dividir o problema em etapas gerenciáveis, tornando mais fácil identificar erros e promovendo uma progressão gradual no aprendizado. Além disso, a padronização do processo e o estímulo ao pensamento analítico e à resolução de problemas são benefícios adicionais dessa metodologia, contribuindo para um entendimento mais eficaz da aritmética.

Nossa meta é capacitar os participantes a criar algoritmos e fluxogramas que tornem a aritmética mais acessível para alunos do 8º e 9º ano. Queremos que eles desenvolvam a habilidade de simplificar conceitos complexos, transformando-os em processos visuais e lógicos que facilitem o aprendizado e a compreensão dos estudantes.

    
Inicia em 28/05/2024 às 1h 0 e finaliza em 09/06/2024 às 23h 59
UNIDADE II (11/02/2024 - 11/03/2024)

Aplicação de algoritmos e fluxogramas na resolução de problemas matemáticos envolvendo aritmética. 

Capacitar os alunos a desenvolver e aplicar algoritmos e fluxogramas na resolução problemas envolvendo operações com números inteiros e racionais.

- VÍDEOS: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuYLqwPmdOQOf5LsvOBIWow2aSfqblO6J

-  LINKS

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21676/1/JEVJ21122021.pdf

https://setec.ufmt.br/ri/bitstream/1/85/3/Operacoes_aritmeticas_2021.pdf

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202257/silva_afu_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Ao fazer uma correlação entre o Pensamento Computacional (PC) e o Ensino da Matemática, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do uso de algoritmos e fluxograma desenvolvimento educacional.

Para refletir: Por que desenvolver o conteúdo, construir os conceitos, resolver o problema proposto e só depois trabalhar com algoritmos e fluxogramas?

Nossa meta é capacitar os participantes a criar algoritmos e fluxogramas e depois aplicá-los no ensino de aritmética do 8º e 9º ano.

    
Inicia em 28/05/2024 às 1h 0 e finaliza em 09/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/02/2024 - 11/03/2024)
    
Inicia em 28/05/2024 às 1h 0 e finaliza em 09/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023200**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 RN
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 06:21