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MNPEF-UFPI007 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - Turma: 02 (2024.1)

Tópicos Aulas
Plano de Ensino da disciplina (22/03/2024 - 22/03/2024)

O Plano de Ensino da Disciplina deverá ser apresentado na primeira aula da disciplina. Será útil, uma vez que tem o objetivo de orientar o estudante no que se refere não somente ao comteúdo (os tópicos que serão tratados durante o sementre), mas também, os recursos dedáticos, metodologia, sistemática de avaliação e referencias teóricas.

Baixe e leia com atenção e boa leitura.

   Plano de Ensino 
Ferramentas do Laboratório (22/03/2024 - 22/03/2024)

Considero que para um bom rendimento em uma disciplina do tipo experimental, algumas ferramentas são fundamentais, dentre elas podemos citar, um software gerenciador de gráficos além de recursos matemáticos que passarei a apresentar:

I) Software QTI Plot de visualização e análise de dados

 


 

 

QTI plot é um aplicativo de visualização e análise de dados disponível livremente para diversas plataformas (Windows, linux, entre outras). Ele será amplamente utilizaremos durante o desenvolviment desta disciplina. REcomento FORTEMENTE que leia sobre e instale-o seu seu computador pessoal.

a) Plataforma Windows

Para quem usa este sistema, o QTI Plot está disponível na página pessoal do prof. Angelo Gomes (da UFRJ) em: https://www.if.ufrj.br/~amgomes/qtiplotinfo.html

Para instalação, sigua estas instruções disponível na página do prof. Ângelo Gomes.

RECOMENDAÇÃO: LEIA AS INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO disponível no arquivo.txt que vem junto com o app. 

 b) Plataforma Linux (Ubuntu)

  • Usando snapd para instalar QTI plot (dois comandos): $ sudo apt update; $ sudo apt install snapd
  • Usando linha de comando direto: $ sudo snap install qtiplot-wrap.

Para mais instruções: https://snapcraft.io/install/qtiplot-wrap/ubuntu

 

II) O método dos mínimos quadrados (mmq) para ajuste de curva

Com esta ferramenta matemática é possível também produzir de curvas a partir de dados experimebtais  que melhor se ajusta a estes dados e a partir desta curva obter informações. O texto disponível aqui apresenta alguns exemplos de aplicação que devem ser estudados pelo aluno.

O Manual

Neste manual apresento algumas instruções básicas para um bom desempenho no laboratório. Algumas ferramentas matemáticas serão apresentadas e instruções sobre como fazer uma boa apresentação gráfica de seus resultados.


    
Inicia em 01/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/04/2024 às 23h 59
Tipos de Atividades Experimentais (05/04/2024 - 05/04/2024)

Discutiremos as possibilidade aulas experimentação e as principais concepções de Laboratórios didáticos.

 

I) Laboratório de demonstração

II) Laboratório tradicional (convencional)

III) Laboratório divergente

IV) Laboratório de projetos

V) Laboratório Biblioteca

    
Inicia em 29/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2024 às 23h 59
    
Inicia em 26/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/05/2024 às 23h 59
Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. (12/04/2024 - 12/04/2024)

Tem como objetivos: Motivar para a realização de Atividades Experimentais.

Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Médio. (19/04/2024 - 19/04/2024)

Levantamento bibliográfico em revistas com publicações na área de ensino de física.

Equipamentos de Laboratórios de Ensino (FABRICANTES e REPRESENTANTES@ (26/04/2024 - 26/04/2024)

Lista de sugestões de Fabricantes e seus reprsentantes no Brasil.

Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Fundamental (03/05/2024 - 03/05/2024)
O LABORATÓRIO: Tipos de abordagem (10/05/2024 - 10/05/2024)

Discução dos principais temas abordados no artigo.

REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADAS AO LABORATÓRIO DIDÁTICO (17/05/2024 - 17/05/2024)

O laboratório didático de Física é algo que, historicamente, está presente de alguma forma nas discussões sobre ensino de Física. Dando continuidade a estas discussões, (o autor) realiza uma análise do laboratório didático de Física no ensino médio de formação geral, utilizando o conceito de transposição didática e de suas regras.

Jose de Pinho Alves Filho, Departamento de Física – UFSC, Florianópolis – SC. Publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2, ago. 2000.

Elaboração de experimento com materiais de fácil acesso com foco no ensino fundamental. (24/05/2024 - 24/05/2024)

Proponha e ralise experimentos com materiais de fácil acesso.

Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos (07/06/2024 - 07/06/2024)
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino fundamental. (14/06/2024 - 14/06/2024)

Propor, elaborar e executar experimentos com materiais de fáci acesso.

Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio. (21/06/2024 - 21/06/2024)

Elabore e execute experimento com materiais de fácil acesso.

Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio. (28/06/2024 - 28/06/2024)

Propor e executar experimentos com materiais de fácil acesso.

    
Inicia em 12/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/05/2024 às 23h 59
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino fundamental (05/07/2024 - 05/07/2024)
Apresentação de proposta de artigo: autoral (12/07/2024 - 12/07/2024)
Análise de artigos com experimentos para o ensino Médio. (12/07/2024 - 12/07/2024)
Análise de artigos com experimentos para o ensino fundamental (12/07/2024 - 12/07/2024)
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos (12/07/2024 - 12/07/2024)
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino médio. (12/07/2024 - 12/07/2024)
Aula de reposição a aula do dia 19.5.18 (12/07/2024 - 12/07/2024)
Atendendo sugestão dos alunos e, considerando a disponibilidade de horário de 10 a 12 h deste dia 18.05.19, a aula do dia 19 foi cancelada e reposta hoje de 10 as 12 h.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 05 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28 05 12
1 2023100**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2023100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2023100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023100**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2023100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2023100**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 7,1 7,1 7,1 7,1 7.1 8 AM
2 2023100**** 7,3 7,3 7,3 7,3 7.3 4 AM
3 2023100**** 7,7 7,7 7,7 7,7 7.7 4 AM
4 2023100**** 8,1 8,1 8,1 8,1 8.1 0 AM
5 2023100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
6 2023100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
7 2023100**** 8,6 8,6 8,6 8,6 8.6 8 AM
8 2023100**** 7,4 7,4 7,4 7,4 7.4 0 AM
9 2023100**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
10 2023100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 2023100**** 7,4 7,4 7,4 7,4 7.4 0 AM
12 2023100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
13 2023100**** 7,3 7,3 7,3 7,3 7.3 4 AM
14 2023100**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 8 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação: Perspectivas e diretrizes.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo da disciplina será explorado através de aulas expositivas utilizando análise de textos didáticos relacionados à ementa e na elaboração de projetos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será baseada nas notas de 2 trabalhos (T1, T2) e um artigo (A1). A nota final média (NF) será a média aritmética das notas obtidas: NF= [(T1+T2+A1)/3].
Horário de atendimento:
Bibliografia: PEDUZZI, L.O. & PEDUZZI, S. (1998) Edições Especiais do Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Atividades Experimentais no Ensino de Física.
MOREIRA, M.A. & LEVANDOWISKI (1985) Diferentes Abordagem ao Ensino de Laboratório. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
HELENE, O. A. M. & VANIN, V.R. (1981) Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. São Paulo: Edgard Bluche.
KLEIN, H. A. (1988) The Science of Measurement. New York: Dover Publication
NOVAK, J.D & GOWIN, D. B. (1995) Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
INHELDER, B. & PIAGET, J. (1976) Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO, C; HAAG, R. Experiências em Física Moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física . Suplemento da RBEF/SBF-Brasil, v. 6, n.1, p. 75-82, 2005.
CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO., C. R. C. Uma oficina de Física Moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Caderno rasileiro de Ensino de Física, UFSC - Fisica - Sta Catarina, v. 21, p. 372-389, 2004.
GASPAR, A. ; MONTEIRO, I. C. de C.MONTEIRO, M. A. Alvarenga. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005.
LIMA, Jr. Paulo; SILVEIRA, F. L. da. Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas: uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p.2303, 2011.
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacional e disponibilizados no Portal de Periódicos CAPES.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2024
22/03/2024
Plano de Ensino da disciplina
22/03/2024
22/03/2024
Ferramentas do Laboratório
05/04/2024
05/04/2024
Tipos de Atividades Experimentais
12/04/2024
12/04/2024
Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica.
19/04/2024
19/04/2024
Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Médio.
26/04/2024
26/04/2024
Equipamentos de Laboratórios de Ensino (FABRICANTES e REPRESENTANTES@
03/05/2024
03/05/2024
Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Fundamental
10/05/2024
10/05/2024
O LABORATÓRIO: Tipos de abordagem
17/05/2024
17/05/2024
REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADAS AO LABORATÓRIO DIDÁTICO
24/05/2024
24/05/2024
Elaboração de experimento com materiais de fácil acesso com foco no ensino fundamental.
07/06/2024
07/06/2024
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos
14/06/2024
14/06/2024
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino fundamental.
21/06/2024
21/06/2024
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio.
28/06/2024
28/06/2024
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio.
05/07/2024
05/07/2024
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino fundamental
12/07/2024
12/07/2024
Apresentação de proposta de artigo: autoral
12/07/2024
12/07/2024
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos
12/07/2024
12/07/2024
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino médio.
12/07/2024
12/07/2024
Análise de artigos com experimentos para o ensino fundamental
12/07/2024
12/07/2024
Aula de reposição a aula do dia 19.5.18
12/07/2024
12/07/2024
Análise de artigos com experimentos para o ensino Médio.
Avaliações
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Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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Data
Nota Final 07/07/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:31