Apresentação e análise do Plano de Disciplina (19/03/2024 - 19/03/2024)
PLANO DE DISCIPLINA 2024.1
EMENTA:
a) Pluralidade de abordagens e concepções da história do pensamento econômico;
b) Síntese do pensamento econômico pré-científico;
c) Economia clássica;
d) Economia política;
e) Economia política marxista;
f) Marginalismo e neoclassicismo: a primeira síntese neoclássica;
g) As novas teorias do mercado;
h) Keynesianismo e pós-keynesianismo: a segunda síntese neoclássica;
i) As correntes: matemática, estatística e econométrica;
j) A economia política do socialismo;
k) Estado atual da teoria econômica.
OBJETIVOS:
Enfocar as doutrinas e correntes econômicas que influenciam a organização e a evolução das sociedades, permitindo interpretar esta organização e evolução, contribuindo para a formação e o desenvolvimento do espírito crítico do aluno. Traçar alguns dos antecedentes e paralelos históricos das controvérsias teóricas contemporâneas, colocando em perspectiva e interpretando algumas das grandes questões político-econômicas.
PROGRAMA:
1. Introdução: As escolas de Pensamento Econômico.
2. Unidade I: O pensamento econômico da antiguidade ao século XVIII.
2.1. A antiguidade.
2.1.1. O comunismo primitivo.
2.1.2. O pensamento econômico grego e romano.
2.1.3. Os modos de produção asiático, escravista e feudal.
2.2. Idade Média.
2.2.1. O mercantilismo.
Adicional: conceitos básicos e definições fundamentais em teoria econômica.
3. Unidade II: O desenvolvimento da escola clássica – individualismo e liberalismo.
3.1. A escola fisiocrata.
Adicional: o surgimento das instituições e do sistema econômico.
3.2. A escola clássica.
3.2.1. Adam Smith.
Adicional: as vias de expansão do capitalismo e a lógica da expansão do capital.
3.2.2. David Ricardo.
3.2.3. Thomas Malthus.
Adicional: moedas e bancos.
3.2.4. Jean Baptiste Say.
Adicional: teoria da determinação da renda - 1ª parte.
3.2.5. John Stuart Mill.
Adicional: teoria da determinação da renda - 2ª parte.
3.3. Os críticos e as críticas à economia clássica.
3.3.1. León Walras.
Adicional: teoria do consumidor.
3.3.2. Karl Marx, o socialismo utópico, o socialismo marxista e o socialismo pós-marxista.
3.3.4. A economia socialista.
4. Unidade III: As reações não socialistas contra a doutrina liberal individualista.
4.1. John Maynard Keynes.
Adicional. O papel do Estado na economia - 1ª parte.
4.2. Michal Kaleck.
Adicional. O papel do Estado na economia - 2ª parte.
4.3. Gunnar Myrdal.
Adicional. Teoria da firma.
4.4. Joseph Schumpeter.
Adicional. Estruturas de mercado.
4.5. Friedrich Hayek.
Adicional: Curva de Laffer.
4.6. Milton Friedman.
5. Unidade IV: As principais correntes do pensamento econômico no século XX.
5.1. John Nash.
Adicional: desenvolvimento econômico.
5.2. Vilfredo Pareto.
Adicional: Estratégias de sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento da firma.
5.3. Alfred Marshall.
5.4. Ronald Coase.
5.5. Wassily Leontief.
Adicional: Economia internacional.
5.7. Ludwig von Mises.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
a) Roteiros de estudo;
b) Estudo e discursão de texto;
c) Estudo em grupo;
d) Seminários.
RECURSOS METODOLÓGICOS:
a) Quadro branco;
b) Datashow;
c) Livros-texto;
d) Apostilas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
a) Três provas escritas individuais discursivo-analíticas com possibilidade de consulta em material impresso pessoal, sendo vedada a troca ou o repasse de material entre os alunos, independentemente de quaisquer circunstâncias;
è No décimo, vigésimo e trigésimo encontros.
è Valor: dez pontos.
I. A prova pode ser respondida a lápis. Porém, provas a lápis não poderão ter a sua correção contestada.
II. Não escreva entre as linhas nem nas margens esquerda, direita, superior ou inferior. Use o verso da prova ou a folha fornecida pelo professor.
III. Respostas com caligrafia ilegível serão consideradas erradas.
IV. Durante a prova é proibido fazer ou atender ligações telefônicas, além de utilizar aparelhos eletrônicos ou assemelhados.
V. É proibido o uso de celular, prancheta eletrônica ou assemelhado como calculadora.
VI. Erros de português são inadmissíveis. Somente quinze falhas serão toleradas.
VII. Deixe um espaço de uma linha entre as respostas.
VIII. A simples reprodução do texto original não será aceita como resposta. Interprete-o à sua moda.
IX. Não serão aceitos exemplos iguais aos citados nos textos didáticos ou na exposição do professor. Crie exemplos próprios.
X. Não responda o que não lhe foi perguntado.
XI. Vale o que está escrito.
XII. Questões que necessitem de cálculos devem apresentar memória de cálculo.
XIII. Cálculos e respostas numéricas devem ser arredondados até a segunda casa decimal.
XIV. Economia não tem acento (^).
XV. Explicar e dissertar são diferentes de citar.
XVI. Não lhe serão pedidas definições, mas as suas interpretações e aplicações práticas.
XVII. Considere que o professor não sabe a resposta e você terá de escrever explicando os termos incomuns, de forma que ele a entenda.
XVIII. Se você tiver mais de 25% de faltas não justificadas, não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.
IXX. Se você for flagrado em atitude desonesta receberá nota zero e não poderá participar de uma eventual prova de repescagem.
XX. Não seja simplista nas suas respostas, tentando resumir em poucas linhas o que necessita de muitas para ser eficientemente explicado.
XXI. Após o término e a saída do primeiro aluno da sala onde se realiza a prova, é vedada a entrada de novos alunos.
XXII. A cópia de trechos de textos sem a indicação de autoria configura crime - lei no 9.610/98, e a questão será invalidada.
XXIII. Em provas onde a consulta é aberta, é vedada a troca ou o repasse de textos de qualquer natureza.
XXIV. O conteúdo das disciplinas pré-requisito será cobrado nas avaliações de forma resumida.
XXV. O desrespeito a estas orientações acarretará na desconsideração de eventual questão extra ou questão desafio.
b) Aulas adicionais poderão ser marcadas de acordo com a necessidade de complementação do conteúdo programado;
c) Participação em eventuais trabalhos de equipe;
d) Eventuais trabalhos individuais;
e) Participação nas aulas;
f) Após o término e a saída do primeiro aluno da sala onde se realiza a prova, é vedada a entrada de novos alunos;
g) Avaliação Final não poderá ser consultada, independente de quaisquer circunstâncias.
COMUNICAÇÕES NÃO PRESENCIAIS
Toda e qualquer comunicação não presencial entre professor e aluno deve ser feita preferencialmente via SIGAA ou do grupo da disciplina no WhatsApp. Mensagens enviadas para o número pessoal do professor não serão consideradas e o emitente poderá ter seu número bloqueado.
BIBILIOGRAFIA
- LAUTZENHEISER, Mark. “História do Pensamento Econômico – Uma Perspectiva Crítica”. São Paulo: Atlas, 2012.
- BRUE, Stanley e GRANT, “História do Pensamento Econômico”. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
- OLIVEIRA, Roberson de e GENNARI, Adilson. “História do Pensamento Econômico”. São Paulo: Saraiva, 2009.
- RODRIGUES, Domingos. “Introdução à História do Pensamento Econômico”. Clube de Autores, 2015.
- BELL, Jonh Fred. “História do Pensamento Econômico”. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
- HUGON, Paul. “História das Doutrinas Econômicas”. São Paulo: Atlas, 1980.
- DEANE, Phyllis. “A Evolução das Ideias Econômicas”. Rio de Janeiro, Zahar, 1980.
- HUBERMAN, Leo. “História da Riqueza do Homem”. Rio de Janeiro: Zahar, 1984
- HUNT, Emery Kay e SHERMAN, Howard J. “História do Pensamento Econômico”. Petrópolis: Vozes, 1987.