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CTBJ/UFPI098 - PROGRAMAÇÃO II - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina (10/08/2021 - 12/08/2021)
Variáveis e estruturas condicionais em JAVA (17/08/2021 - 31/08/2021)
  • Operadores lógicos, aritméticos e relacionais 
  • Tipos de variáveis
  • Estrutua IF – ELSE
  • Estrutua SWITCH-CASE
Atividade 1 (02/09/2021 - 02/09/2021)
Cada grupo deverá fazer uma apresentação no Power Point  sobre os temas listados abaixo. A apresentação deverá conter explicação sobre o tópico, bem como um exemplo de código na linguagem JAVA.
 
 Será sorteado (no horário da aula) um aluno do grupo para expor o trabalho pelo grupo
 
 Tópicos da atividade:
 
  • Variáveis e constantes
  • Estrutura condicional Switch-Case
  • Laço de repetição (escolha do grupo)
Apresentação da Atividade 1 (09/09/2021 - 16/09/2021)
Vetor em Java (21/09/2021 - 21/09/2021)
Atividade 2 (23/09/2021 - 07/10/2021)
Criar um vetor que contenha 5 números no tipo int e faça as consultas abaixo:
 
  • Calcule a Média dos elementos do vetor
  • Verificar qual o maior e menor número do vetor
  • Verificar quantos números pares existem no vetor
  • Verificar quantos números ímpares existem no vetor
 

OBS: O software deve ser desenvolvido na plataforma REPLIT e o link deve ser enviado para o e-mail klendsonmedeiros@gmail.com até o dia 09-10-2021.

Matriz em Java (07/10/2021 - 07/10/2021)
 Crie uma matriz 3x3 de inteiros e faça as consultas abaixo:
 
  • Calcule a Média dos elementos do vetor
  • Verificar qual o maior e menor número do vetor
  • Verificar quantos números pares existem no vetor
  • Verificar quantos números ímpares existem no vetor
  • Calcular a determinante da matriz
 

OBS: O software deve ser desenvolvido na plataforma REPLIT e o link deve ser enviado para o e-mail klendsonmedeiros@gmail.com até o dia 12-10-2021.

Revisão sobre vetores e matrizes (14/10/2021 - 26/10/2021)
Não Haverá Aula (04/11/2021)
Capturar dados de entrada usando a classe scanner em Java (09/11/2021 - 16/11/2021)
   1 - Capturando valor do tipo inteiro.wmv 
Atividade 4 (18/11/2021 - 25/11/2021)

Introdução ao conceito de Orientação a Objeto (02/12/2021 - 07/12/2021)
Introdução ao Java (20/02/2024 - 27/02/2024)
História e características da linguagem Java. Instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento (IDE). Estrutura básica de um programa Java (pacotes, classes, métodos). Sintaxe básica: variáveis, tipos de dados, operadores, expressões. Entrada e saída de dados (console, scanner).
Estruturas de Controle (29/02/2024 - 07/03/2024)
Estruturas condicionais: if, else if, else, switch-case. Estruturas de repetição: for, while, do-while. Controle de fluxo: break, continue.
Arrays e Coleções (12/03/2024 - 19/03/2024)
Arrays unidimensionais e multidimensionais. Uso de ArrayList, LinkedList e outras coleções do Java Collections Framework. Iteração em coleções usando loops e foreach.
Orientação a Objetos (21/03/2024 - 02/04/2024)
Conceitos fundamentais de orientação a objetos (classes, objetos, atributos, métodos). Encapsulamento, herança, polimorfismo e interfaces. Construtores, métodos getters/setters e sobrecarga de métodos.
Tratamento de Exceções (04/04/2024 - 30/04/2024)
Entendendo exceções em Java e sua hierarquia. Bloco try-catch para tratamento de exceções. Uso de finally, throws e throw.
Banco de Dados e JDBC (02/05/2024 - 27/06/2024)
Introdução a bancos de dados relacionais. Conexão com banco de dados usando JDBC (Java Database Connectivity). Execução de consultas SQL e manipulação de dados.
Não Haverá Aula (16/05/2024)
Não Haverá Aula (21/05/2024)
Não Haverá Aula (23/05/2024)
Não Haverá Aula (28/05/2024)
Não Haverá Aula (13/06/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
27 29 05 07 12 14 19 21 26 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 04 06 11 18 20
1 2023300**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2023300**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
3 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
4 2023300**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 10
5 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2020300**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 10
7 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
8 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 2 10
9 2023300**** 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 2023300**** 6,5 6,0 6,0 6,0 6.1 10 AM
3 2023300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2020300**** 7,0 10,0 10,0 10,0 9.3 10 AM
5 2023300**** 6,0 6,0 6,0 6,0 6.0 2 AM
6 2023300**** 6,0 6,0 6,0 6,0 6.0 10 AM
7 2023300**** 10,0 7,0 1,0 7,0 6.3 4 AM
8 2023300**** 6,0 6,0 6,0 6,0 6.0 6 AM
9 2023300**** 6,0 6,0 6,0 6,0 6.0 6 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aplicação Prática dos conceitos da Programação Orientada a Objetos. Classes. Objetos. Construtores. Métodos GET e SET. Herança. Polimorfismo. Interface. Classes e Métodos Abstratos. Conectividade com banco de dados. Tratamento de exceções. Interface Gráfica de Usuário.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Claro, aqui está uma metodologia para a disciplina de programação em Java:<br /><br />Objetivos de Aprendizagem:<br /> - Compreender os fundamentos da linguagem Java, incluindo variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle e loops.<br /> - Dominar os conceitos de orientação a objetos, como classes, objetos, herança, polimorfismo, encapsulamento e interfaces.<br /> - Desenvolver habilidades práticas para resolver problemas utilizando estruturas de dados e algoritmos em Java.<br /> - Adquirir conhecimentos avançados em Java, como manipulação de arquivos, tratamento de exceções e uso de bibliotecas e frameworks.<br /><br />Conteúdo Programático:<br /> - Módulo 1: Fundamentos de Java<br /> - Variáveis, tipos de dados e operadores.<br /> - Estruturas de controle (if, else, switch) e loops (for, while).<br /> - Arrays e strings.<br /> - Módulo 2: Orientação a Objetos<br /> - Classes e objetos.<br /> - Herança, polimorfismo e encapsulamento.<br /> - Interfaces e classes abstratas.<br /> - Módulo 3: Estruturas de Dados e Algoritmos<br /> - Listas, pilhas, filas e árvores.<br /> - Algoritmos de ordenação, busca e manipulação de dados.<br /> - Módulo 4: Tópicos Avançados em Java<br /> - Manipulação de arquivos.<br /> - Tratamento de exceções.<br /> - Uso de bibliotecas e frameworks (ex: Java Collections Framework, JavaFX).<br /><br />Estratégias de Ensino:<br /> - Aulas teóricas expositivas para apresentar os conceitos fundamentais.<br /> - Demonstração prática de código em Java para exemplificar a aplicação dos conceitos.<br /> - Exercícios práticos em sala de aula e em casa para aplicação dos conhecimentos adquiridos.<br /> - Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo para aplicação prática dos conceitos aprendidos.<br /><br />Recursos Didáticos:<br /> - Livros e materiais de referência sobre programação em Java.<br /> - Plataformas online de aprendizado, como cursos, tutoriais e exercícios práticos.<br /> - Ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) para programação em Java, como Eclipse, IntelliJ IDEA ou NetBeans.<br /> - Material complementar, como vídeos explicativos e documentações oficiais da linguagem Java.<br /><br />Avaliação da Aprendizagem:<br /> - Provas teóricas para avaliar o entendimento dos conceitos fundamentais.<br /> - Trabalhos práticos e projetos para avaliar a aplicação dos conhecimentos em situações reais.<br /> - Participação em discussões e apresentações para avaliar a compreensão e capacidade de comunicação dos alunos sobre os temas abordados.<br /><br />Feedback e Acompanhamento:<br /> - Fornecimento de feedback regular aos alunos sobre seu desempenho e progresso.<br /> - Sessões de tutoria ou plantão de dúvidas para auxiliar os alunos que necessitam de suporte adicional.<br /><br />Interação e Colaboração:<br /> - Estímulo à interação entre os alunos por meio de atividades em grupo e fóruns de discussão.<br /> - Incentivo à colaboração e troca de conhecimentos entre os alunos para enriquecer o aprendizado coletivo.<br /><br />Adaptação e Melhoria Contínua:<br /> - Revisão periódica da metodologia com base no feedback dos alunos e no acompanhamento dos resultados de aprendizagem.<br /> - Incorporação de novas tecnologias e práticas recomendadas na área de programação em Java para manter a relevância do conteúdo ensinado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Provas Teóricas:<br /><br />Elaboração de provas teóricas que abordem os conceitos fundamentais da linguagem Java, como variáveis, estruturas de controle, orientação a objetos, entre outros.<br />Questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, associação de conceitos e resolução de problemas teóricos podem ser incluídas nas provas.<br /><br />Trabalhos Práticos:<br /><br />Atribuição de trabalhos práticos que envolvam a aplicação dos conceitos aprendidos em projetos específicos.<br />Os alunos podem ser avaliados com base na qualidade do código desenvolvido, na funcionalidade do programa e na capacidade de resolver problemas utilizando Java.<br /><br />Projetos Individuais e em Grupo:<br /><br />Desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo que abordem temas mais complexos em Java, como sistemas de gerenciamento, aplicativos interativos ou jogos.<br />Avaliação da capacidade dos alunos de planejar, implementar e documentar um projeto Java completo, levando em consideração boas práticas de programação e design.<br /><br />Participação em Discussões e Apresentações:<br /><br />Incentivo à participação dos alunos em discussões em sala de aula, fóruns de discussão online ou grupos de estudo.<br />Apresentações de projetos ou soluções de problemas para a turma podem ser utilizadas como forma de avaliar a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos.<br /><br />Revisão de Código:<br /><br />Revisão dos códigos desenvolvidos pelos alunos, com foco na qualidade do código, boas práticas de programação, organização e legibilidade.<br />Os alunos podem ser avaliados com base em critérios como eficiência, modularidade, utilização adequada de estruturas de dados e algoritmos, tratamento de exceções, entre outros.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/02/2024
27/02/2024
Introdução ao Java
29/02/2024
07/03/2024
Estruturas de Controle
12/03/2024
19/03/2024
Arrays e Coleções
21/03/2024
02/04/2024
Orientação a Objetos
04/04/2024
30/04/2024
Tratamento de Exceções
02/05/2024
27/06/2024
Banco de Dados e JDBC
16/05/2024
16/05/2024
Não Haverá Aula
21/05/2024
21/05/2024
Não Haverá Aula
23/05/2024
23/05/2024
Não Haverá Aula
28/05/2024
28/05/2024
Não Haverá Aula
13/06/2024
13/06/2024
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
09/04/2024 1ª Avaliação
02/05/2024 2ª Avaliação
23/05/2024 3ª Avaliação
11/06/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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