3.2. ESPECÍFICOS
• Praticar escuta ativa (ouvir sem interromper).
• Estabelecer relação horizontal e de empatia com o paciente (horizontalidade das relações).
• Derrubar barreiras linguísticas e praticar linguagem acessível.
• Aprimorar a comunicação não verbal (Voz – entonação, altura, cadençiamento; Postura, sorriso ocasional, contato visual).
• Desenvolver a comunicação verbal na entrevista médica (perguntas abertas ou fechadas, indutoras ou não, evitar perguntas em tom de acusação ou formular várias perguntas ao mesmo tempo).
• Despertar o interesse pela a história de vida do paciente com vistas a um cuidado integral e contextualizado.
• Desenvolver estratégias para lidar com o estresse.
• Observar, analisar e discutir as situações simuladas envolvendo o relacionamento médicopaciente considerando as atitudes, o clima emocional do atendimento, as emoções e dificuldades vivenciadas.
• Oportunizar a observação assim como a realização de procedimentos básicos no cuidado em saúde como medição de sinais vitais (pressão arterial, pulso, temperatura, frequência respiratória) e de índices antropométrico.
• Desenvolver a habilidade de reanimação cardiopulmonar do suporte básico de vida em adultos.
• Introduzir a prática da anamnese global, obedecendo a semiologia inerente a profissão.
• Dominar as técnicas para a realização do exame físico geral, do aparelho locomotor e do sistema nervoso, correlacionando-as com aspecto anatomofisiológicos.
|