Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, o conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas salas de aula, esporadicamente poderão ser realizadas em outros espaços adequados à sua execução como setor de campo, ginásio poliesportivo etc.; - As aulas práticas poderão ser realizadas na própria sala de aula, nos setores de produção animal, na Fazendinha do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ-UFPI) ou em comunidades, associações/cooperativas e propriedades particulares da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas; - Nas aulas teóricas e práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade; - Eventualmente, a depender dos temas abordados, questionários, grupos de discussão ou estudos dirigidos serão realizados durante a aula com o intuito de fixar os conteúdos e reforçar os pontos mais importantes dos assuntos trabalhados. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%.
AULA TEÓRICA: Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação (ao final de cada aula, realizados em sala). Neste tipo de avaliação, com ou sem atribuição de peso ou nota, os alunos serão avaliados de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados individualmente através de relatório escrito sobre as atividades práticas realizadas; PROVAS: A avaliação é elaborada a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será elaborada com questões objetivas e/ou discursivas. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação e ao Exame Final. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA ANDRIGUETTO, J.M. Nutrição Animal. Vol. 1 e 2. São Paulo: Livraria Nobel, 2002. PEREIRA, J.C.C. Fundamentos de Bioclimatologia Aplicados à Produção Animal. 1ª ed. Belo Horizonte. FEPMVZ, 2005.
TORRES G.C.V. Bases para o estudo da Zootecnia. Salvador: Centro Editorial Didático da UFBA, 1990. WILKE, W.L. FAILS, A.D. Anatomia e Fisiologia dos Animais da Fazenda. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan. S.A., 2005. SWENSON, M.J.; REECE, W.O. Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 11ª ed. São Paulo: Guanabara-Koogan. S.A., 1996.
COMPLEMENTAR ABCS. Produção de Suínos: teoria e prática. Brasília DF, 2014. ALBINO, L.F.T.; TAVERNARI, F.C. Produção e manejo de frangos de corte. Minas Gerais; Editora UFV, 2008. CINTRA, A.G.C. O cavalo: características, manejo e alimentação. 1ª ed. São Paulo; Editora Roca, 2011. FERREIRA, R.A. Suinocultura: manual prático de criação. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2012. LANA, G.R.Q. Avicultura. Recife: Livraria e Editora RURAL LTDA, 2000. OLIVEIRA, R.V. et al. Manual de criação de caprinos e ovinos. 1ª ed. Brasília, Distrito Federal: CODEVASF, 2011. PIRES, A.V. Bovinocultura de corte. São Paulo: Fealq, 2010. |