Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas; Realização de investigações temáticas em sala de aula. Leituras de textos para posteriores comentários Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Sociologia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter sociológico- ou que possam dar margem à reflexão de cunho sociológico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos caminhar em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do (a) aluno (a); . As contribuições nas discussões temáticas; Questionamento durante exposições dialogadas; Respostas aos Roteiros de Estudos; Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno (a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação: -Textos produzidos pelos alunos; -Participação em sala de aula; -Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse; -Testes escritos; -Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo; -Registro das aulas, conforme a necessidade |
Horário de atendimento:
| O discente pode entrar em contato a qualquer horário (8h às 18h de terça a sexta) através do e-mail: niveagomes@ufpi.edu.br |
Bibliografia:
| COTRIM, Gilberto. Conexões : ciências humanas e sociais aplicadas. 1. ed. São Paulo : Moderna, 2020.
AFRANIO, et all. SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO. 1ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2013. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia Introdução à ciência da sociedade 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009. DOMINGUES, José Maurício. Teorias sociológicas no século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. COMPARATO, Bruno Konder. Sociologia Geral. 2. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010. |