• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CTF/UFPI273 - PROJETO DE VIDA 3 - Turma: EMTA 3A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA (21/02/2024 - 21/02/2024)
MANDALA DE IKIGAI: UMA PROPOSTA
PENSANDO NAS PROFISSÕES (06/03/2024 - 06/03/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR Total
21 06 17
1 2022300**** 0 0 0 0
2 2022300**** 0 0 0 0
3 2022300**** 0 0
4 2022300**** 0 0
5 2022300**** 0 0 0 0
6 2022300**** 0 0
7 2022300**** 0 0 0 0
8 2022300**** 0 0 0 0
9 2022300**** 0 0
10 2022300**** 0 0
11 2022300**** 0 0 0 0
12 2022300**** 0 0
13 2022300**** 0 0
14 2022300**** 0 0 0 0
15 2022300**** 0 0
16 2022300**** 0 0 0 0
17 2022300**** 0 0 0 0
18 2022300**** 0 0
19 2022300**** 0 0
20 2022300**** 0 0
21 2022300**** 0 0
22 2022300**** 0 0
23 2022300**** 0 0 0 0
24 2022300**** 0 0
25 2022300**** 0 0
26 2022300**** 0 0 0 0
27 2022300**** 0 0 0 0
28 2022300**** 0 0 0 0
29 2022300**** 0 0 0 0
30 2022300**** 0 0 0 0
31 2022300**** 0 0
32 2022300**** 0 0
33 2022300**** 0 0
34 2022300**** 0 0
35 2022300**** 0 0 0 0
36 2022300**** 0 0
37 2022300**** 0 0
38 2022300**** 0 0
39 2022300**** 0 0
40 2022300**** 0 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: PROJETO DE VIDA 3
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas;
• Realização de investigações temáticas em sala de aula.
• Leituras de textos para posteriores comentários
Tendo em vista os objetivos propostos na BNCC, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos caminhar em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do (a) aluno (a);
•. As contribuições nas discussões temáticas;
• Questionamento durante exposições dialogadas;
• Respostas aos Roteiros de Estudos;
• Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno (a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade
Horário de atendimento: O discente pode entrar em contato a qualquer horário (8h às 18h de terça a sexta) através do e-mail: niveagomes@ufpi.edu.br
Bibliografia: SANTORO, Eliane de Abreu; Morando, Maria Lúcia Voto; Vaz, Taciana. Ser protagonista: projeto de vida: ensino médio. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em < http:// basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 15 de fev. 2022.
ROSA, Laís; Vimer, Sandro; Junior, Valentini; Bottasso, Vanessa. Você no mundo: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2024
21/02/2024
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
06/03/2024
06/03/2024
PENSANDO NAS PROFISSÕES
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 13:40