Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação a ser adotado fundamentar-se-á em critérios interativos desenvolvidos por meio de reflexões teóricas e abordagens práticas. Será contínuo e sistemático nos níveis formativo e somático. Levar-se-á em conta a pontualidade/assiduidade às aulas, o empenho e desempenho dos discentes nas atividades propostas na sala de aula, como também ao longo da disciplina. Serão aplicadas quatro avaliações conforme descrito abaixo: - Primeira Avaliação: Avaliação individual teórica contemplando os conteúdos da Unidade I (10,0 pontos); - Segunda Avaliação: Avaliação individual teórica contemplando os conteúdos da Unidade II (10 pontos) - Terceira Avaliação: relatórios de prática na Fazenda do CTF (10,0 pontos) - Quarta avaliação: Seminário em grupo (10,0 pontos)
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Bibliografia:
| ABREU, L. S. Impactos Sociais e Ambientais na Agricultura - Uma Abordagem Histórica de um Estudo de Caso. EMBRAPA, 1994. CASCINO, F.; JACOBI, P.; OLIVEIRA, J. F. Educação, Meio Ambiente e Cidadania: Reflexões e Experiências. São Paulo: SEMA, CEAM, 1998, 122p. DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 Ed. São Paulo: Gaia, 2004. EHLERS, E. Agricultura Sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Livros da Terra, 1996. GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental - A Conexão Necessária. São Paulo: Papirus, 1996. MESQUITA, R. A. Legislação Ambiental Brasileira. Uma Abordagem Descomplicada. 2. Ed. Editora: Quile, 2012. SIRVINSKAS, L. P. Legislação de direito ambiental. 15. Ed. Editora Rideel, 2020. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALMEIDA, J. O Que é Agricultura Sustentável?. Santa Maria: DEAER-CPGExR, 1995 (mimeografado). ALMEIDA, J.; e NAVARO, Z. Reconstruindo a agricultura: idéias e ideais na perspectiva de um desenvolvimento rural sustentável. 2. Ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998. CARVALHO, N. C. B, BALBIN, L. I. N. LEHFELD, L. C. Código florestal comentado e anotado. São Paulo, Método, 2013. MACEDO, C. IV Fórum de Educação Ambiental & I Encontro da Rede Brasileira de Educação Ambiental. Rio de Janeiro: Roda Viva, Ecoar e INESC, 1997, 206 p. MARQUES, B. F. Direito agrário brasileiro. São Paulo, Atlas, 2009. MINISTÉRIO da Educação e do Desporto. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: MEC, 1996. TACHIZAWA, T. Gestão ambiental enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2000. |