-

CQ/CEAD009 - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/03/2024 - 15/04/2024)

 

Disponível em: https://stocco.com.br/wp-content/uploads/2022/11/colegio-stocco-ensino-medio-iniciacao-cientifica-blog-imagem1.jpg

 

Artigo:

A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química

(O trabalho consiste na metodologia de ensino por investigação, tendo como temática central “química dos produtos naturais”, como  ferramenta  para  o  ensino  de química)

Link: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13028

 

 

Caro(a) aluno(a),

 

A disciplina de Investigação Científica em Química no Ensino Médio visa proporcionar uma formação ampla e crítica dos alunos, integrando conceitos científicos e habilidades investigativas. O material facilita o ensino na perspectiva da investigação científica, estimulando os estudantes a construírem ativamente seu conhecimento químico de forma contextualizada.

Nessa disciplina, os alunos compreendem a natureza da ciência, aplicando o pensamento científico na resolução de problemas e investigação de fenômenos químicos relevantes. Ao envolver-se em atividades práticas e projetos, desenvolvem habilidades essenciais, como observação, formulação de hipóteses, análise de dados e argumentação científica.

 

Esta disciplina será uma experiência muito legal e importante. Por isso, é essencial acessar todos os materiais disponíveis. Vamos caminhar juntos, aprendendo uns com os outros em cada módulo. Será um caminho cheio de trocas e descobertas incríveis. Aproveite bastante esta oportunidade para crescer e desenvolver habilidades valiosas.

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor:

Francisco Eroni Paz dos Santos

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Piauí (2002), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco em (2009) na área de Óptica de Materiais. Atualmente é docente do departamento de Física da Universidade Federal do Piauí e membro da Pós Graduação em Física e  Coordenador da Pós Graduação em Ciências e Engenhariais de Materiais da UFPI. Tem experiência na área de Física de Materiais, com ênfase em Caracterização óptica e não-linear te térmica) em materiais nanoestruturados e nanocompósitos. Também desenvolvemos projetos com estudo de nanomateriais metálicos e magnéticos por síntese verde e convencional investigados por técnicas Físico-Químicas e Espectroscópicas.

   PLANO_DE_DISCIPLINA_-_ESP_-_investigacao_Eroni_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/03/2024 - 15/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I - Parte I (15/03/2024 - 15/04/2024)

Unidade I – Parte 1: Ciência, método científico e pesquisa científica