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CQ/CEAD009 - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/03/2024 - 15/04/2024)

 

Disponível em: https://stocco.com.br/wp-content/uploads/2022/11/colegio-stocco-ensino-medio-iniciacao-cientifica-blog-imagem1.jpg

 

Artigo:

A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química

(O trabalho consiste na metodologia de ensino por investigação, tendo como temática central “química dos produtos naturais”, como  ferramenta  para  o  ensino  de química)

Link: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13028

 

 

Caro(a) aluno(a),

 

A disciplina de Investigação Científica em Química no Ensino Médio visa proporcionar uma formação ampla e crítica dos alunos, integrando conceitos científicos e habilidades investigativas. O material facilita o ensino na perspectiva da investigação científica, estimulando os estudantes a construírem ativamente seu conhecimento químico de forma contextualizada.

Nessa disciplina, os alunos compreendem a natureza da ciência, aplicando o pensamento científico na resolução de problemas e investigação de fenômenos químicos relevantes. Ao envolver-se em atividades práticas e projetos, desenvolvem habilidades essenciais, como observação, formulação de hipóteses, análise de dados e argumentação científica.

 

Esta disciplina será uma experiência muito legal e importante. Por isso, é essencial acessar todos os materiais disponíveis. Vamos caminhar juntos, aprendendo uns com os outros em cada módulo. Será um caminho cheio de trocas e descobertas incríveis. Aproveite bastante esta oportunidade para crescer e desenvolver habilidades valiosas.

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor:

Francisco Eroni Paz dos Santos

CONHEÇA O PROFESSOR:

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Piauí (2002), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco em (2009) na área de Óptica de Materiais. Atualmente é docente do departamento de Física da Universidade Federal do Piauí e membro da Pós Graduação em Física e  Coordenador da Pós Graduação em Ciências e Engenhariais de Materiais da UFPI. Tem experiência na área de Física de Materiais, com ênfase em Caracterização óptica e não-linear te térmica) em materiais nanoestruturados e nanocompósitos. Também desenvolvemos projetos com estudo de nanomateriais metálicos e magnéticos por síntese verde e convencional investigados por técnicas Físico-Químicas e Espectroscópicas.

   PLANO_DE_DISCIPLINA_-_ESP_-_investigacao_Eroni_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/03/2024 - 15/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I - Parte I (15/03/2024 - 15/04/2024)

Unidade I – Parte 1: Ciência, método científico e pesquisa científica

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm 

 

  • Fórum 1 – Tipos de pesquisa científica?
  • Natureza da ciência e suas características
  • Etapas do método científico

Compreender os fundamentos da investigação científica e sua importância no ensino de química.

Desenvolver habilidades para formular perguntas investigativas relevantes e instigantes.    

Livros didáticos

Pesquisas científicas e o ensino de química 2 / Organizador Cleiseano Emanuel da Silva Paniagua. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. ISBN 978-65-258-0272-5  DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.725222705

 

Link para vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=I4EvOawKD-k&t=39s

https://www.youtube.com/watch?v=hgnF876ADLw

https://www.youtube.com/watch?v=wrAA_4UqNes

A Investigação Científica em Química no Ensino Médio promove uma compreensão aprofundada da natureza da ciência e do papel da química na sociedade. Através de atividades práticas e projetos, os estudantes desenvolvem habilidades investigativas como observação, formulação de hipóteses e análise de dados. Essa abordagem envolve os alunos ativamente na construção do conhecimento químico, explorando fenômenos relevantes para seu cotidiano. Eles aprendem a aplicar o pensamento científico na resolução de problemas reais. Além disso, aborda temas contemporâneos como sustentabilidade e ética, incentivando uma visão crítica sobre os impactos da química. O objetivo é formar cidadãos conscientes, preparados para tomar decisões informadas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/03/2024 às 00:00 a 28/03/2024 às 23:59
UNIDADE I - Parte II (15/03/2024 - 15/04/2024)

Unidade I – Parte 2: Ensino e aprendizagem por investigação

Disponível   em:   https://escoladeinventor.com.br/como-utilizar-ensino-por-investigacao/

  • Planejamento de atividades investigativas
  • Desenvolvimento e aplicação de uma investigação científica em sala de aula
  • EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

Os alunos deverão ter a capacidade de detectar e propor soluções para problemas relacionados a processos que utilizam ou geram substâncias danosas ao ambiente

Livros didáticos

Ensino por investigação: possibilidades e reflexões no PIBID Física/IFPR./ Caroline

Dorada Pereira Portela (Org.). Curitiba: Editora IFPR, 2019. 106 p.

.

 

Link para vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=BkycDqVxadY

A aprendizagem por investigação na química permite explorar a sustentabilidade na indústria química. Os estudantes podem:

Investigar os processos de produção, matérias-primas e resíduos. Explorar a "química verde" e produtos com maior funcionalidade e menor impacto. Avaliar os impactos ambientais da poluição química e propor soluções. Essas investigações desenvolvem habilidades críticas e conscientização ambiental, preparando os alunos para enfrentar os desafios da indústria química de forma responsável.

    ATIVIDADE 1 (Site) 
UNIDADE II - Parte I (15/03/2024 - 15/04/2024)

Unidade II – Parte I: Desenvolvimento de competências em investigação científica

Disponível   em:   https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm

Unidade II – Parte I

Desenvolvimento de competências em investigação científica

  • Fórum 2 – Desenvolvendo competências investigativas no Novo Ensino Médio
  • Planejamento de atividades investigativas
  • Desenvolvimento e aplicação de uma investigação científica em sala de aula

 

 

Capacitar e Analisar as competências investigativas previstas para o Ensino Médio na área de Química.

Livros didáticos

Carvalho, Ana Maria Pessoa De Ensino De Ciencias Por Investigacao - Condicoes Para Implementacao Em Sala De Aula. 1ª Edição. Cengage, 2013.

 

TCC: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/257775

A formação continuada de professores para a abordagem de situações-problema e investigação científica na educação básica : análise de uma experiência vivenciada durante o estágio de docência da licenciatura em química

Link para vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=QUX3HGDaMO0

No Ensino Médio, os estudantes devem desenvolver competências investigativas em Química, como:

Formular questões e hipóteses a partir de observações. Planejar e conduzir investigações experimentais. Coletar, organizar e analisar dados. Interpretar resultados e tirar conclusões embasadas. Comunicar ideias e resultados de forma eficaz. Avaliar criticamente o processo investigativo. Desenvolver o pensamento crítico e a argumentação científica.

Essas competências são essenciais para formar estudantes autônomos, capazes de compreender a natureza da ciência e aplicar o conhecimento químico na resolução de problemas e na tomada de decisões conscientes.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 28/03/2024 às 00:00 a 17/04/2024 às 23:59
UNIDADE II - Parte II (15/03/2024 - 15/04/2024)

Unidade II – Parte II: Desenvolvimento de competências em investigação científica no Novo Ensino Médio com foco na área de Química

Disponível   em:   https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/iniciacao-cientifica-entrada-pro-mundo-da-pesquisa-abre-caminhos-para-mais-jovens-brasileiros-cientistas/ 

 

  • Condução de investigações científicas
  • Avaliação das competências investigativas
  • EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

Explorar estratégias e recursos para promover o engajamento dos estudantes em investigações científicas

Artigo: Conhecimento e competências em investigação científica

https://ulisboa.school.blog/2019/11/21/conhecimento-e-competencias-em-investigacao-cientifica/ 

 

Artigo: FAZER CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICA E RECONHECIMENTO DO MÉTODO CIENTÍFICO NA ESCOLA

https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2014/Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_42_54_idinscrito_241_1f82df125bd3b69323f4a0f26473a33e.pdf 

 

Link para vídeo:

https://www.youtube.com/shorts/IuXxvu0jpD4

O Novo Ensino Médio estabelece como pilar fundamental o desenvolvimento de competências investigativas na área de Química, visando formar estudantes capazes de planejar e conduzir investigações experimentais, coletar e analisar dados, interpretar resultados à luz de conceitos químicos, comunicar descobertas e aplicar o pensamento científico crítico na tomada de decisões conscientes perante desafios sociais, éticos e ambientais relevantes.

    ATIVIDADE 2 (Site) 
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/03/2024 - 15/04/2024)

AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA

Link para avaliação: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/643363/2/Produto%20Educacional%20PPGECMT_Tainara%20Zampieron.pdf

 

 

Neste Material Será apresentado a você sete sugestões de atividades e consiste num material que servirá de apoio pedagógico, para quem desejar trabalhar com o Ensino por Investigação em suas aulas. O objetivo é auxiliar o planejamento de suas aulas, fazer com que surjam novas ideias e mostrar as possibilidades de uma abordagem investigativa. As atividades apresentadas abrangem o conteúdo proposto para a disciplina de Química no Ensino Médio (E.M.), no entanto, por apresentam viés interdisciplinar podem ser trabalhadas de maneira colaborativa com as demais disciplinas curriculares, além de poderem ser adaptadas conforme a necessidade e realidade de cada professor.

 

Os resultados devem ser enviados para o email : eroni@ufpi.edu.br

    AVALIAÇÃO FINAL (Site) 
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023200**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 AM
35 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023200**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
44 2023200**** 10,0 6,0 10,0 9.2 0 AM
45 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Título

Data
atividade 02 29/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 26/07/2024 20:56