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CTF/UFPI388 - ELETIVA CHSA I - Turma: EMTA 2 (2024.1)

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: ELETIVA CHSA I
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas;
? Realização de investigações temáticas em sala de aula.
? Leituras de textos para posteriores comentários
Tendo em vista as competências espeíficas
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos. Desse modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista. Tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais. Portanto, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
As aulas ocorrerão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos caminhar em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do (a) aluno (a);
?. As contribuições nas discussões temáticas;
? Questionamento durante exposições dialogadas;
? Respostas aos Roteiros de Estudos;
? Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno (a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade
Horário de atendimento: O discente pode entrar em contato a qualquer horário (8h às 18h de terça a sexta) através do e-mail: niveagomes@ufpi.edu.br
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofar com textos: temas e história da Filosofia. São BAUMANN, Z. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck Rio de Janeiro, Zahar, 2011. BOFF, L. Sustentabilidade: o que é o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012. BONAN, G. B.; BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em < http:// basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 15 de fev. 2022. GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2013. KOAN, Walter O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. LIBANIO, João Batista. Aprender a conhecer e a pensar. In: A arte de formar-se. CES, 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001, p. 17-41. Paulo: Moderna, 2012. SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de ter razão. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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