Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas; ? Realização de investigações temáticas em sala de aula. ? Leituras de textos para posteriores comentários Tendo em vista as competências espeíficas 1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos. Desse modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista. Tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais. Portanto, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. As aulas ocorrerão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos caminhar em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do (a) aluno (a); ?. As contribuições nas discussões temáticas; ? Questionamento durante exposições dialogadas; ? Respostas aos Roteiros de Estudos; ? Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno (a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação: -Textos produzidos pelos alunos; -Participação em sala de aula; -Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse; -Testes escritos; -Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo; -Registro das aulas, conforme a necessidade |
Horário de atendimento:
| O discente pode entrar em contato a qualquer horário (8h às 18h de terça a sexta) através do e-mail: niveagomes@ufpi.edu.br |
Bibliografia:
| ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofar com textos: temas e história da Filosofia. São BAUMANN, Z. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck Rio de Janeiro, Zahar, 2011. BOFF, L. Sustentabilidade: o que é o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012. BONAN, G. B.; BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em < http:// basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em 15 de fev. 2022. GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2013. KOAN, Walter O. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. LIBANIO, João Batista. Aprender a conhecer e a pensar. In: A arte de formar-se. CES, 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001, p. 17-41. Paulo: Moderna, 2012. SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de ter razão. São Paulo: Martins Fontes, 2009. |