-

CTF/UFPI393 - ELETIVA MT I - Turma: EMTA 2 (2024.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (09/03/2024)

Por determinação da Direção do CTF considerando serviço de Dedetização.

Análise de Sólido / Prática de construção e análise (16/03/2024 - 16/03/2024)
Paralelepípedo reto retângulo / Área Total e Volume (capacidade) / Atividade: Organizados em duplas (ou individual, ficando a critério), faça o esboço de um paralelepípedo reto retângulo (ex.: embalagem de papelão apresentada na aula) de comprimento 30cm, largura 18cm e altura 12 cm. A seguir determine a área total e o volume (capacidade) do sólido. Dê as respostas em mililitros (mL).
Embalagens (23/03/2024 - 23/03/2024)
Análise de embalagens formato paralelepípedo reto retângulo / cálculo do volume / Análise do formato de tampas - quadrada e octogonal regular / cálculo da área da tampa / Uso dos softwares Geogebra e Sketchup / Atividade em grupo.
Não Haverá Aula (30/03/2024)

Sábado não letivo conforme Calendário Administrativo CTF.

Análise do Prisma Triangular (06/04/2024 - 06/04/2024)
Área total e volume do prisma triangular (Q26) / Área total e volume do prisma triangular (R4) / Construção no Geogebra / Atividade em Grupo
Prisma Hexagonal Regular (13/04/2024 - 13/04/2024)
Construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14)
Prisma Hexagonal Regular (20/04/2024 - 20/04/2024)
Atividade em duplas, referente à construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14) utilizando o software Geogebra. Obs.: atividade distribuídas nos horários vagos na semana de 15/4 a 19/4.
Modelagem no Sketchup (27/04/2024 - 27/04/2024)
Discussão da figura Q22 (prisma hexagonal regular com furo paralelepípedo reto retângulo) utilizando o software Sketchup / Visão geral das ferramentas do software / Construção de figuras anteriores.
Pirâmide / Modelagem (04/05/2024 - 04/05/2024)
Demonstração do Volume da Pirâmide (Skwtchup Web) / Cálculo do volume da pirâmide / Atividade Prática de Modelagem utilizando o software Geogebra
Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide (11/05/2024 - 11/05/2024)
Discussão da figura Q38 (Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide) utilizando o software Geogebra / Atividade Prática de Modelagem utilizando o software Geogebra
Pirâmide Quadrangular Regular (18/05/2024 - 18/05/2024)
Área total e volume da Pirâmide de base quadrangular regular / Construções no Geogebra e Sketchup
10a Jornada Acadêmica (25/05/2024 - 25/05/2024)
10a Jornada Acadêmica. Aulas dispensas para Coordenação de Ensino Médio, com inclusão de atividade extra aos discentes que não estão participando.
Não Haverá Aula (01/06/2024)

Cancelada por motivo de greve.

Não Haverá Aula (08/06/2024)

Cancelada por motivo de greve.

Não Haverá Aula (15/06/2024)

Cancelada por motivo de greve.

Não Haverá Aula (22/06/2024)

Cancelada por motivo de greve.

Não Haverá Aula (29/06/2024)

Cancelada por motivo de greve.

Não Haverá Aula (06/07/2024)

Considerando férias docentes.

Não Haverá Aula (13/07/2024)

Considerando férias docentes.

Não Haverá Aula (20/07/2024)

Considerando férias docentes.

Não Haverá Aula (27/07/2024)

Considerando férias docentes.

Regularização de pendências nas atividades (03/08/2024 - 03/08/2024)
Regularização de pendências nas atividades
Q49 ? tronco de pirâmide (10/08/2024 - 10/08/2024)
Q49 ? tronco de pirâmide: Análise da figura planificada / construção no Geogebra da forma planificada / Cálculo da área total / cálculo da área do trapézio / Análise inicial da construção no ambiente 3D / Atividade Individual: Construção no software Geogebra
Q49 ? tronco de pirâmide (17/08/2024 - 17/08/2024)
Q49 ? tronco de pirâmide: Construção no Geogebra da forma 3D / Cálculo do Volume / Construção 3D SketchupWeb / Atividade Individual: Construção 3D nos softwares Geogebra e SketchupWeb
Cilindro (Construção 3D Geogebra) e Esfera (Demonstração Área Total e Volume) (24/08/2024 - 24/08/2024)
Cilindro (Construção 3D Geogebra) e Esfera (Demonstração Área Total e Volume) / Construção 3D Geogebra
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI AGO Total
16 23 06 13 20 27 04 11 18 25 03 10 17 24
1 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
2 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
3 2023300**** 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 0 0 16
4 2022300**** 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 0 0 12
5 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023300**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 4
7 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023300**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2023300**** 2 2 2 2 0 2 0 2 0 2 0 0 2 2 18
10 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023300**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
12 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 6
13 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023300**** 10,0 10,0 3,5 9,3 8.2 6 MATRICULADO
4 2023300**** 8,5 10,0 8,8 10,0 9.3 4 MATRICULADO
5 2023300**** 5,0 8,0 8,5 10,0 7.9 6 MATRICULADO
6 2023300**** 8,5 10,0 8,8 10,0 9.3 4 MATRICULADO
7 2023300**** 8,5 8,0 8,8 8,3 8.4 0 MATRICULADO
8 2023300**** 8,5 10,0 8,8 10,0 9.3 4 MATRICULADO
9 2023300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2022300**** 10,0 5,0 0,0 8,7 5.9 12 MATRICULADO
11 2023300**** 5,0 9,0 4,0 6,7 6.2 16 MATRICULADO
12 2023300**** 8,5 8,0 7,5 10,0 8.5 2 MATRICULADO
13 2023300**** 8,5 8,0 8,8 8,3 8.4 2 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: ELETIVA MT I
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Metodologia:
O projeto será desenvolvido em quatro etapas, com atividades que incentivam a participação ativa dos alunos:

1ª Etapa:

• Sensibilização:
• Discussão sobre a importância das embalagens na sociedade;
• Apresentação de exemplos de embalagens inovadoras e sustentáveis;
• Reflexão sobre o impacto ambiental das embalagens e a necessidade de buscar alternativas mais ecológicas.

• Pesquisa:
• Levantamento de informações sobre diferentes tipos de embalagens, materiais utilizados, processos de produção e impactos ambientais;
• Análise de cases de sucesso de empresas que adotaram práticas sustentáveis na produção de embalagens.

2ª Etapa:

• Planejamento:
• Definição do público-alvo e do produto a ser embalado;
• Estabelecimento de critérios para a seleção de materiais, considerando a funcionalidade, a sustentabilidade e o impacto ambiental;
• Elaboração de um plano de trabalho com etapas, prazos e responsáveis.

3ª Etapa:

• Desenvolvimento:
• Brainstorming para geração de ideias criativas para a embalagem;
• Esboços e desenhos das propostas de embalagem;
• Seleção da melhor proposta e desenvolvimento de um protótipo.

4ª Etapa:

• Avaliação:
• Apresentação dos protótipos para a turma e para um júri composto por especialistas;
• Avaliação dos protótipos com base em critérios pré-definidos, como funcionalidade, originalidade, sustentabilidade e impacto ambiental.

• Exposição:
• Exposição dos protótipos para a comunidade escolar e para o público em geral.

Recursos:
• Materiais para pesquisa (livros, artigos, sites, vídeos);
• Materiais para prototipagem (cartolina, papelão, materiais reciclados, etc.);
• Software de design gráfico (Sketchup online).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação:
A avaliação será contínua e formativa, considerando:
• Participação nas atividades;
• Empenho e dedicação no desenvolvimento do projeto;
• Qualidade do protótipo final;
• Apresentação oral do projeto.
Horário de atendimento: Todas as manhãs de segunda a sexta, salvo nos horários de sala de aula.
Bibliografia: Referências:

ABRE - Associação Brasileira de Embalagens: https://www.abre.org.br/

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 ago. 2010.

FURTADO, Patrícia. Vamos juntos, Profe! Projetos Integradores: Matemática e suas Tecnologias, volume único. São Paulo: Ed. Saraiva, 2020.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2024
09/03/2024
Não Haverá Aula
16/03/2024
16/03/2024
Análise de Sólido / Prática de construção e análise
23/03/2024
23/03/2024
Embalagens
30/03/2024
30/03/2024
Não Haverá Aula
06/04/2024
06/04/2024
Análise do Prisma Triangular
13/04/2024
13/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
20/04/2024
20/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
27/04/2024
27/04/2024
Modelagem no Sketchup
04/05/2024
04/05/2024
Pirâmide / Modelagem
11/05/2024
11/05/2024
Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide
18/05/2024
18/05/2024
Pirâmide Quadrangular Regular
25/05/2024
25/05/2024
10a Jornada Acadêmica
01/06/2024
01/06/2024
Não Haverá Aula
08/06/2024
08/06/2024
Não Haverá Aula
15/06/2024
15/06/2024
Não Haverá Aula
22/06/2024
22/06/2024
Não Haverá Aula
29/06/2024
29/06/2024
Não Haverá Aula
06/07/2024
06/07/2024
Não Haverá Aula
13/07/2024
13/07/2024
Não Haverá Aula
20/07/2024
20/07/2024
Não Haverá Aula
27/07/2024
27/07/2024
Não Haverá Aula
03/08/2024
03/08/2024
Regularização de pendências nas atividades
10/08/2024
10/08/2024
Q49 ? tronco de pirâmide
17/08/2024
17/08/2024
Q49 ? tronco de pirâmide
24/08/2024
24/08/2024
Cilindro (Construção 3D Geogebra) e Esfera (Demonstração Área Total e Volume)
Avaliações
Data Descrição
30/03/2024 1ª Avaliação
27/04/2024 2ª Avaliação
25/05/2024 3ª Avaliação
24/08/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1104 01/09/2024 03:33