-

CTF/UFPI393 - ELETIVA MT I - Turma: EMTI 2 (2024.1)

Tópicos Aulas
Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide (22/02/2024 - 22/02/2024)
Discussão da figura Q38 (Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide) utilizando o software Geogebra.
Alinhamento (23/02/2024 - 23/02/2024)
Alinhamento da disciplina conforme orientação da Coordenação de Ensino Médio.
Alinhamento (29/02/2024 - 29/02/2024)
Alinhamento da disciplina conforme orientação da Coordenação de Ensino Médio.
Alinhamento (01/03/2024 - 01/03/2024)
Alinhamento da disciplina conforme orientação da Coordenação de Ensino Médio.
Aula inaugural (07/03/2024 - 07/03/2024)
Aula inaugural com orientações sobre a condução da disciplina
Não Haverá Aula (08/03/2024)

Por determinação da Direção do CTF em virtude de serviço de Dedetização.

Análise de sólido: Paralelepípedo reto retângulo (14/03/2024 - 14/03/2024)
Paralelepípedo reto retângulo / Área Total e Volume (capacidade)
Prática de construção e análise (15/03/2024 - 15/03/2024)
Atividade: Organizados em duplas (ou individual, ficando a critério), faça o esboço de um paralelepípedo reto retângulo (ex.: embalagem de papelão apresentada na aula) de comprimento 30cm, largura 18cm e altura 12 cm. A seguir determine a área total e o volume (capacidade) do sólido. Dê as respostas em mililitros (mL).
Análise de sólido (21/03/2024 - 21/03/2024)
Análise de embalagens formato paralelepípedo reto retângulo / cálculo do volume.
Análise de embalagem (tampa) (22/03/2024 - 22/03/2024)
Análise do formato de tampas - quadrada e octogonal regular / cálculo da área da tampa / Uso dos softwares Geogebra.
Não Haverá Aula (28/03/2024)

Ponto Facultativo conforme determinação da SRH/UFPI/Reitoria.

https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/55704-informe-srh-reitoria-decreta-ponto-facultativo-na-quinta-feira-santa-2

Análise do Prisma Triangular (04/04/2024 - 04/04/2024)
Área total e volume do prisma triangular (Q26) / Construção no Geogebra
Análise do Prisma Triangular (05/04/2024 - 05/04/2024)
Área total e volume do prisma triangular (R4) / Construção no Geogebra / Atividade em Grupo
Atividade Avaliativa (11/04/2024 - 11/04/2024)
Construções de sólidos utilizando o software Geogebra com ênfase na área total e volume.
Prisma Hexagonal Regular (12/04/2024 - 12/04/2024)
Construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14)
Prisma Hexagonal Regular (18/04/2024 - 18/04/2024)
Atividade em duplas, referente à construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14) utilizando o software Geogebra.
Prisma Hexagonal Regular (19/04/2024 - 19/04/2024)
Atividade em duplas, referente à construção e análise do Prisma Hexagonal Regular (questões R5 e 14) utilizando o software Geogebra.
Modelagem no Sketchup (25/04/2024 - 25/04/2024)
Discussão da figura Q22 (prisma hexagonal regular com furo paralelepípedo reto retângulo) utilizando o software Sketchup / Visão geral das ferramentas do software.
Modelagem no Sketchup (26/04/2024 - 26/04/2024)
Discussão da figura Q22 (prisma hexagonal regular com furo paralelepípedo reto retângulo) utilizando o software Sketchup / Visão geral das ferramentas do software / Construção de figuras anteriores.
Pirâmide (02/05/2024 - 02/05/2024)
Demonstração do Volume da Pirâmide (Skwtchup Web) / Cálculo do volume da pirâmide
Modelagem no Geogebra (03/05/2024 - 03/05/2024)
Atividade Prática de Modelagem utilizando o software Geogebra
Modelagem no Geogebra (10/05/2024 - 10/05/2024)
Atividade Prática de Modelagem utilizando o software Geogebra
Pirâmide Quadrangular Regular (16/05/2024 - 16/05/2024)
Área total e volume da Pirâmide de base quadrangular regular / Construções no Geogebra e Sketchup
Atividade Prática (17/05/2024 - 17/05/2024)
Modelagem nos Softwares
10a Jornada Acadêmica (23/05/2024 - 23/05/2024)
10a Jornada Acadêmica. Aulas dispensas para Coordenação de Ensino Médio, com inclusão de atividade extra aos discentes que não estão participando.
10a Jornada Acadêmica (24/05/2024 - 24/05/2024)
10a Jornada Acadêmica. Aulas dispensas para Coordenação de Ensino Médio, com inclusão de atividade extra aos discentes que não estão participando.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
22 23 29 01 07 14 15 21 22 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10 16 17 23 24
1 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 4
2 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 1 1 1 5
3 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 3
4 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 1 1 5
5 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 3
6 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 1 1 6
7 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 4
8 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1
9 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 4
10 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 3
11 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 3
12 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 3
13 2023300**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0 1 1 1 7
14 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 3
15 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 1 1 5
16 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 1 5
17 2023300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 1 1 6
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: ELETIVA MT I
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O projeto será desenvolvido em quatro etapas, com atividades que incentivam a participação ativa dos alunos:

1ª Etapa:

• Sensibilização:
• Discussão sobre a importância das embalagens na sociedade;
• Apresentação de exemplos de embalagens inovadoras e sustentáveis;
• Reflexão sobre o impacto ambiental das embalagens e a necessidade de buscar alternativas mais ecológicas.

• Pesquisa:
• Levantamento de informações sobre diferentes tipos de embalagens, materiais utilizados, processos de produção e impactos ambientais;
• Análise de cases de sucesso de empresas que adotaram práticas sustentáveis na produção de embalagens.

2ª Etapa:

• Planejamento:
• Definição do público-alvo e do produto a ser embalado;
• Estabelecimento de critérios para a seleção de materiais, considerando a funcionalidade, a sustentabilidade e o impacto ambiental;
• Elaboração de um plano de trabalho com etapas, prazos e responsáveis.

3ª Etapa:

• Desenvolvimento:
• Brainstorming para geração de ideias criativas para a embalagem;
• Esboços e desenhos das propostas de embalagem;
• Seleção da melhor proposta e desenvolvimento de um protótipo.

4ª Etapa:

• Avaliação:
• Apresentação dos protótipos para a turma e para um júri composto por especialistas;
• Avaliação dos protótipos com base em critérios pré-definidos, como funcionalidade, originalidade, sustentabilidade e impacto ambiental.

• Exposição:
• Exposição dos protótipos para a comunidade escolar e para o público em geral.

Recursos:
• Materiais para pesquisa (livros, artigos, sites, vídeos);
• Materiais para prototipagem (cartolina, papelão, materiais reciclados, etc.);
• Software de design gráfico (Sketchup online).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e formativa, considerando:
• Participação nas atividades;
• Empenho e dedicação no desenvolvimento do projeto;
• Qualidade do protótipo final;
• Apresentação oral do projeto.
Horário de atendimento: Todas as manhãs de segunda a sexta, salvo nos horários de sala de aula.
Bibliografia: Referências:

ABRE - Associação Brasileira de Embalagens: https://www.abre.org.br/

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 ago. 2010.

FURTADO, Patrícia. Vamos juntos, Profe! Projetos Integradores: Matemática e suas Tecnologias, volume único. São Paulo: Ed. Saraiva, 2020.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/02/2024
22/02/2024
Paralelepípedo Reto Retângulo + Pirâmide
23/02/2024
23/02/2024
Alinhamento
29/02/2024
29/02/2024
Alinhamento
01/03/2024
01/03/2024
Alinhamento
07/03/2024
07/03/2024
Aula inaugural
08/03/2024
08/03/2024
Não Haverá Aula
14/03/2024
14/03/2024
Análise de sólido: Paralelepípedo reto retângulo
15/03/2024
15/03/2024
Prática de construção e análise
21/03/2024
21/03/2024
Análise de sólido
22/03/2024
22/03/2024
Análise de embalagem (tampa)
28/03/2024
28/03/2024
Não Haverá Aula
04/04/2024
04/04/2024
Análise do Prisma Triangular
05/04/2024
05/04/2024
Análise do Prisma Triangular
11/04/2024
11/04/2024
Atividade Avaliativa
12/04/2024
12/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
18/04/2024
18/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
19/04/2024
19/04/2024
Prisma Hexagonal Regular
25/04/2024
25/04/2024
Modelagem no Sketchup
26/04/2024
26/04/2024
Modelagem no Sketchup
02/05/2024
02/05/2024
Pirâmide
03/05/2024
03/05/2024
Modelagem no Geogebra
10/05/2024
10/05/2024
Modelagem no Geogebra
16/05/2024
16/05/2024
Pirâmide Quadrangular Regular
17/05/2024
17/05/2024
Atividade Prática
23/05/2024
23/05/2024
10a Jornada Acadêmica
24/05/2024
24/05/2024
10a Jornada Acadêmica
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:38