-

CLI/CEAD080 - História do jogo de xadrez e as escolas enxadrísticas - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (27/03/2024 - 19/04/2024)

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

SEMANA 1

– Tópico 1: Apresentação geral da disciplina

– Tópico 2: Ambientação do aluno

– Tópico 3: UNIDADE I - “Perspectivas históricas sobre o surgimento do Xadrez.”

- AULA SÍNCRONA – 1 (27/03/2024).

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Tarefa-1 (27/03 a 30/03/2024).

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Fórum-1 (31/03 a 02/04/2024).

 

SEMANA 2

-Tópico 4: UNIDADE II – “Análise das principais características das Escolas de Xadrez.”

- AULA SÍNCRONA – 2 (03/04/2024).

 

SEMANA 3

- Tópico 5: UNIDADE II – “Análise das principais características das Escolas de Xadrez.”

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Tarefa-2 (03/4 a 08/4).

 

- EXERCÍCIO AVALIATIVO – Fórum – 2 (09/4 a 13/4).

 

- Tópico 6: Avaliação eletrônica (prova) - (14/4 a 19/4).


Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425


Caro(a) aluno(a),

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor Heraldo Aparecido Silva e dos Tutores: Agostinho José da Silva Sobrinho e Erasmo Márcio Falcão.

CONHEÇA O PROFESSOR:

Heraldo Aparecido Silva é Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase nos temas: filosofia da educação; filosofia prática; pragmatismo e neopragmatismo; filosofia contemporânea; estética e filosofia da arte; história da filosofia; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; webcomics, desenhos animados; documentários, seriados e filmes. Linhas de pesquisas: Walter Benjamin (experiência e cultura), Michel Foucault (subjetivação e práticas de si), Gilles Deleuze e Félix Guattari (linhas de segmentaridade e literatura menor), Richard Rorty (narrativa e redescrição), Harold Bloom (desleitura e literatura sapiencial), Milan Kundera (arte do romance; estética e existência), Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 


   [HERALDO] - PLANO DE DISCIPLINA HISTÓRIA DO JOGO DE XADREZ E AS ESCOLAS ENXADRÍSTICAS.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (27/03/2024 - 19/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (27/03/2024 - 19/04/2024)

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS SOBRE O SURGIMENTO DO XADREZ.”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais do surgimento do xadrez.

▪ Investigação das características distintivas das principais escolas enxadrísticas através dos tempos.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

LASKER, Edward. História do xadrez. Trad. Aydano Arruda. São Paulo: IBRASA, 1999.

MANZANO, Antônio López; GONZÁLEZ, José Monedero. Trad. Abrão Aspis. O xadrez dos grandes mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Wilson (Org.). Xadrez e educaçãocontribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. Curitiba: Edufpr, 2012.

  1. Apresentar a linhas históricas constitutivas gerais do xadrez do Período Antigo e o subperíodo Romântico.
  2. Apresentar a linhas históricas constitutivas gerais do xadrez do Período Moderno e os subperíodos Científico, Hipermoderno e Eclético.
    
Inicia em 27/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 08/04/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 31/03/2024 às 00:00 a 08/04/2024 às 23:59
UNIDADE II (27/03/2024 - 19/04/2024)

“ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DE XADREZ.”

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva.

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

▪ Participação Fórum 2.

 

 

 

Bibliografia básica.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 1: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. 2ª ed. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2016.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 2: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. 2ª ed. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2017.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 3: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2005.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 4: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2006.

KASPAROV, Garry. Meus Grandes Predecessores - Vol. 5: uma história moderna sobre o desenvolvimento do jogo de xadrez. Trad. Giovanni Portilho Vescovi. Editora Solis: Santana de Parnaíba- SP: 2008.

 

“ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DE XADREZ.”

Bibliografia básica.

McDONALD, Neil. The Giants of Strategy: Learn from Kramnik, Karpov, Petrosian, Capablanca and Ninzowitsch. London: Everyman Chess: 2007.

McDONALD, Neil. The Giants of Power Play: Learn from Topalov, Geller, Bronstein, Alekhine and Morphy. London: Everyman Chess: 2009.

PRITCHETT, Craigl. Heroes of Classical Chess: Learn from Carlsen, Anand, Fischer, Smyslov and Rubstein. London: Everyman Chess: 2009.

Objetivos:

▪ Tratar das questões históricas relativas ao surgimento, consolidação e popularização do xadrez enquanto prática artística, científica e esportiva;

▪ Apresentar as diferenças e especificidades dos estilos de jogo: tático, posicional e universal.

 

 

    
Inicia em 03/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/04/2024 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 09/04/2024 às 00:00 a 13/04/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (27/03/2024 - 19/04/2024)
    
Inicia em 14/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 25/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 16:14