-

CFL/CEAD026 - CONST. DE PLANO DE AULA E DE AVAL. NA LÓGICA DAS COMP. NA ÁREA DE C. HUM. E SOC.APLIC - Turma: 4A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (21/03/2024 - 24/04/2024)

 

Caro(a) estudante!

Seja bem-vindo(a) ao estudo da disciplina “Construção de Plano de Aula e de Avaliações na lógica das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.

Será um prazer orientá-lo(a), trocar experiências e aprender com você! Durante 30 horas, iremos refletir sobre os elementos essenciais para construção de plano de aula e a importância do projeto didático para efetivar uma prática pedagógica inovadora, que possibilite o desenvolvimento integral dos estudantes e os capacite para enfrentar desafios cada vez mais complexos. 

 

Estamos iniciando uma nova etapa de aprendizado com a disciplina “Construção de Plano de Aula e de Avaliações na lógica das competências na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”.

Espero que você possa aproveitar bem essa oportunidade de adquirir um pouco mais de conhecimento e aplicar com propriedade tudo o que conseguir aprender.

Para você ter melhor aproveitamento nesta disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Nesta disciplina iremos transitar na trilha formativa que vai da teoria à prática ao longo das duas unidades de estudo.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e avaliação. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Conselho Municipal de Educação do município de Teresina-PI. Tem Experiência na Educação Básica. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.

https://orcid.org/0000-0001-8567-4845

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link

http://lattes.cnpq.br/7716577944700509 

 

UNIDADE I

Inicia em: 21/03/2024  as 8:00 horas e finaliza 31/03/2024

 

Aula síncrona: 26/03/2024

 

Fórum 1: 22/03/24 – 13/04/24

 

Tarefa 0125/03/24 – 28/03/24

 

Leitura obrigatória

 

DEPRESBITYERIS, Lea.   Avaliando competências na escola de alguns ou na escola de todos? Disponível em : https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/67 

 

Leitura complementar

 

MARINHO-ARAUJO, C. Mª; RABELO, Mauro Luiz. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, p. 443-466, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/gz8crLXnbW33bgZN5P4zjMp/?format=pdf&lang=pt

 

 

UNIDADE II

 

Inicia:01/04/2024 as 8:00 horas e finaliza 15/04/2024

 

Aula síncrona: 04/04/2024

 

Fórum 02: 04/04/24 – 09/04/24

 

Tarefa 02-(Prova)- Produção de texto

 

Leitura obrigatória

 

BEHRENS, M. A. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v16n3/1984-7114-ctp-16-03-00518.pdf

Leitura complementar

 

CASTRO, I. B. D. de; COLLARES, M.ª S. A. de O.  A metodologia de projetos em sala de aula: uma experiência com educadores do colégio estadual Tancredo

Neves – EFM. In: Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor- PDE. Caderno do PDE, volume 1, 2016. Versão online. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_gestao_unicentro_ivonetebarp.pdf

PRADO, M. E. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Ministério da

Educação e Cultura (MEC). 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf>.

   _PLANO_DISCIPLINA_2024 Constução de plano de aula.......doc 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (21/03/2024 - 24/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (21/03/2024 - 24/04/2024)

Unidade I-

- Plano de Aula na lógica das competências relativas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

- Avaliação na lógica das competências

  • Identificar a importância do plano de aula na prática docente.
  • Construir plano de aula articulando competências relativas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Fomentar a discussão acerca da avaliação na lógica das competências relativas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

 - VÍDEO: Avaliação por competência. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=8HyYTPrM3ko

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 22/03/2024 às 00:00 a 13/04/2024 às 23:59
    
Inicia em 25/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (21/03/2024 - 24/04/2024)

         - Projetos de intervenção interdisciplinar na prática educacional dentro do contexto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

  • Discutir a importância dos projetos de intervenção interdisciplinar na prática educacional no contexto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Construir projeto de intervenção interdisciplinar do contexto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

BEHERENS, M. A. Metodologia de projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Disponível em:  http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v16n3/1984-7114-ctp-16-03-00518.pdf

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

 

CASTRO, I. B. D. de; COLLARES, M.ª S. A. de O.  A metodologia de projetos em sala de aula: uma experiência com educadores do Colégio Estadual Tancredo

Neves – EFM. In: Desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor- PDE. Caderno do PDE, volume 1, 2016. Versão online. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_gestao_unicentro_ivonetebarp.pdf

PRADO, M. E. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. Ministério da

Educação e Cultura (MEC). 2004. Disponível em:

< http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf  >. 

 

Vídeo: Pedagogia dos Projetos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DMXzhmeiSug

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 04/04/2024 às 00:00 a 12/04/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (21/03/2024 - 24/04/2024)

Adotamos a concepção de avaliação assumida no Projeto Pedagógico do Curso de “Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho”. Assim, a avaliação da aprendizagem será realizada por meio atividades síncronas e assíncronas, como tarefas on line e fóruns de discussão realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com observância aos prazos estipulados.

O processo de avaliação da aprendizagem será de natureza qualitativa e quantitativa, observando-se o cumprimento dos prazos, a participação e interação no AVA, a assiduidade, engajamento e colaboração na realização das atividades propostas, a compreensão e o atendimento dos objetivos dos trabalhos e a qualidade das produções. O pré-requisito formal para aprovação será a obtenção de média igual ou superior a 6,0 (seis).

A validação do aproveitamento de estudos é condicionada à compatibilidade de, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo do componente curricular.

Para efeito de registro serão consideradas as seguintes atividades:

 

Para registro de notas serão utilizados os seguintes instrumentos:

- Prova eletrônica

- Tarefa

- Fórum

    
Inicia em 19/04/2024 às 5h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2024 às 12h 10
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 6,0 10,0 8,0 7.2 0 MATRICULADO
2 2023201**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
3 2023201**** 8,5 10,0 8,5 8.8 0 MATRICULADO
4 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 MATRICULADO
7 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 MATRICULADO
9 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
11 2023201**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 MATRICULADO
12 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023202**** 7,5 10,0 9,0 8.3 0 MATRICULADO
14 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 MATRICULADO
16 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
20 2023202**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
21 2023201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 MATRICULADO
22 2023201**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 MATRICULADO
23 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
25 2023202**** 8,5 10,0 8,0 8.7 0 MATRICULADO
26 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
28 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023202**** 9,0 10,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
30 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
32 2023202**** 0,0 10,0 9,0 3.8 0 MATRICULADO
33 2023202**** 8,0 10,0 8,5 8.5 0 MATRICULADO
34 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023201**** 9,5 10,0 8,0 9.3 0 MATRICULADO
37 2023202**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 MATRICULADO
38 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
39 2023202**** 6,0 5,0 7,0 6.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
43 2023202**** 6,0 10,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
44 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 MATRICULADO
46 2023202**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
47 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
48 2023202**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
49 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas cadastradas no sistema 18/04/2024
Prazo fórum II. 10/04/2024
Prazos! 01/04/2024
AULA SÍNCRONA 25/03/2024
Aula síncrona 24/03/2024
Disciplina cadastrada no SIGAA. 21/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:42