MARINETE MARTINS VASCONCELOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MODA DESIGN E ESTILISMO/CCE

Ir ao Menu Principal

marinete martins vasconcelos

MOD - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MODA DESIGN E ESTILISMO/CCE

PPGSF042 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
PLENÁRIA: APRESENTAÇÃO DO MAPA MENTAL (Tarde) (24/04/2024 - 24/04/2024)

A produção do conhecimento no contexto da Estratégia Saúde da Família. 

ACOLHIDA AOS MESTRANDOS E MESTRANDAS. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PLANO DE ENSINO. ELABORAÇÃO DO CONTRATO DE CONVIVÊNCIA (Manhã) (25/04/2024 - 25/04/2024)
EXPOSIÇÃO DIALOGADA (Manhã) (25/04/2024 - 25/04/2024)
Exposição Dialogada sobre o lugar da ciência na construção de um tipo de conhecimento e o seu papel na sociedade contemporânea (Convidado). 

Ler textos de apoio sugeridos.

CASO ANÁLISE (Manhã) (25/04/2024 - 25/04/2024)

Atividade em grupo:

1º momento: Leitura do caso análise "Viver e Saber, o que escolher? Eis a questão!

2º momento: Leitura do texto de apoio.

   MARCONI; LAKATOS. Fundamentos de metodologia científica-2017.pdf 
PAINEL INTEGRADO: CONSTRUINDO A SÍNTESE DO CASO ANÁLISE (Manhã) (25/04/2024 - 25/04/2024)

3º momento: Construção do Painel Integrado (Síntese das reflexões extraídas do caso análise e do texto de apoio). 

Tipos de conhecimento. 

PLENÁRIA: APRESENTAÇÃO DA SÍNTESE DO CASO ANÁLISE (Manhã) (25/04/2024 - 25/04/2024)

4º momento: Plenária (apresentação do painel integrado).

FECHAMENTO: REFLEXÕES (Manhã) (25/04/2024 - 25/04/2024)

5º momento: Fechamento sobre os tipos de conhecimento. 

MINIEXPOSIÇÃO: INTRODUÇÃO DAS CORRENTES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS (Tarde) (25/04/2024 - 25/04/2024)
ESTUDO DIRIGIDO: CONHECENDO AS CORRENTES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS (Tarde) (25/04/2024 - 25/04/2024)

Atividade em grupo em quatro momentos. 

1º momento: Estudo dirigido (Conhecer as correntes teóricas e filosóficas: Materialismo Histórico-Dialético; Positivismo; Fenomenologia; Método complexo).

Utilizar textos de apoio.

PAINEL INTEGRADO: CARACTERÍSTICAS DO POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, FENOMENOLOGIA E DO PENSAMENTO COMPLEXO (Tarde) (25/04/2024 - 25/04/2024)

2º Momento: Construção do Painel Integrado.

AVALIAÇÃO DO DIA (Tarde) (25/04/2024 - 25/04/2024)

Ler textos de apoio sugeridos. 

ACOLHIDA AOS MESTRANDOS E MESTRANDAS (Manhã) (26/04/2024 - 26/04/2024)
PLENÁRIA: CORRENTES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS (Manhã) (26/04/2024 - 26/04/2024)

3º momento: Plenária (Apresentação do Painel Integrado)

FECHAMENTO: PONDERAÇÕES FINAIS (Manhã) (26/04/2024 - 26/04/2024)

4º momento: Fechamento.

GRUPO OPERATIVO: ESTUDANDO A REALIDADE- O CONHECIMENTO E A VIDA (26/04/2024 - 26/04/2024)

Relação das correntes teóricas e filosóficas com as publicações na área da Saúde Coletiva/ Saúde da Família. Atividade em grupo em 3 etapas: 

ETAPA 1: Busca nas bases de dados (BVS);

ETAPA 2: Seleção de um artigo;

ETAPA 3: Identificação das articulações artigo e corrente teórica filosófica.

PLENÁRIA: APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS (Tarde) (26/04/2024 - 26/04/2024)

Relação das correntes teóricas e filosóficas com as publicações na área da Saúde Coletiva/Saúde da Família. Estudando a realidade: o conhecimento e a vida.

RODA DE CONVERSA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (Tarde) (26/04/2024 - 26/04/2024)

Problemas que fazem parte da Saúde Coletiva e Saúde da Família. 

PRODUÇÃO DO MAPA MENTAL (Tarde) (26/04/2024 - 26/04/2024)

A produção do conhecimento no contexto da Estratégia Saúde da Família.

FECHAMENTO E ORIENTAÇÕES (Tarde) (26/04/2024 - 26/04/2024)

Orientação da questão problematizadora de dispersão: "Diante do problema prioritário no seu contexto de trabalho, qual a corrente filosófica do conhecimento que permitirá mais sustentação teórica e compreensão/ análise do problema? 

ATIVIDADE DE DISPERSÃO (27/04/2024 - 08/05/2024)
ACOLHIDA AOS MESTRANDOS E MESTRANDAS (Manhã) (09/05/2024 - 09/05/2024)
OFICINA DO TRABALHO: PENSAR PÓS-MODERNO (Manhã) (09/05/2024 - 09/05/2024)

Leitura do texto principal (Nicolau, Marcos Fábio Alexandre. Pós-modernidade e conhecimento. 2014) e material de apoio. 

ENCERRAMENTO DA OFICINA DE TRABALHO: PENSAR PÓS-MODERNO (Manhã) (09/05/2024 - 09/05/2024)

Apresentação do produto e discussão na perspectiva da ciência pós-moderna. 

ENCERRAMENTO: PONDERAÇÕES FINAIS (Manhã) (09/05/2024 - 09/05/2024)
RODA DE CONVERSA: QUESTÃO PROBLEMATIZADORA SOBRE A VIVÊNCIA DE PRÁTICA DE TRABALHO (Tarde) (09/05/2024 - 09/05/2024)

Apresentação da atividade de dispersão. 

AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA (Tarde) (09/05/2024 - 09/05/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Natureza da ciência e seu papel nas sociedades. Concepções teóricas e filosóficas da construção do pensamento contemporâneo. Tipos de conhecimento (senso comum, filosófico, religioso e científico) e sua relação com os serviços de saúde. Produção do conhecimento em saúde coletiva e saúde da família.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem serão trabalhadas as seguintes
estratégias educacionais: Caso Análise, Painel Integrado, Plenária, Estudo Dirigido,
Miniexposição, Mapa Conceitual, Exposição Dialogada, Oficina de Trabalho, Grupo Operativo e
Roda de Conversa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dos mestrandos e mestrandas é prioritariamente formativa, com foco no
processo de desenvolvimento de competências para atuar na Estratégia Saúde da Família,
conforme matriz que orienta o currículo e inclui também a dimensão somativa. Ao finalizar as
atividades educacionais correspondentes a cada um dos objetivos específicos da disciplina, o (a)
docente responsável deve realizar a avaliação do processo de ensino aprendizagem dos
mestrandos e mestrandas em duas dimensões:
1ª. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para a disciplina.
2ª. Desempenho:escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações
das estratégias educacionais desenvolvidas.
A avaliação de desempenho envolverá uma série de processos e produtos elaborados pelos
mestrandos e mestrandas a partir e durante o desenvolvimento das estratégias educacionais da
disciplina. A avaliação está estruturada para possibilitar aos participantes, ao longo da disciplina,
a identificação de bons resultados obtidos e de aspectos em que seja necessário o
aprimoramento da aprendizagem.
A seguir listamos as estratégias educacionais que serão avaliadas com seus respectivos
produtos:
CASO ANÁLISE: 2 pontos
ESTUDO DIRIGIDO/PAINEL: 2 pontos
GRUPO OPERATIVO: 1 ponto
RODA DE CONVERSA/MAPA MENTAL: 1 ponto
ATIVIDADE DE DISPERSÃO: 1 ponto
OFICINA DE PENSAR PÓS-MODERNO: 2 pontos
AUTOAVALIAÇÃO: 1 ponto
Horário de atendimento: Nos dias de desenvolvimento da disciplina nos turnos manhã e tarde.
Bibliografia: ALVES, R. O que é científico. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

ALMEIDA, M. C. Método complexo e desafios da pesquisa. In: Cultura e pensamento complexo. Natal: EDUFRN, 2009.

AMORIM, K. P. C. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Cienc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 1033-1040, mar.2019. Disponívelem:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232019000301033&lng=en&nrm= iso.

ANASTASIOU, L. G. C.; Alves, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3 ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.

CASTRO, Maria Pedro de. Ciência, modernidade e pós-modernidade. Revista Angolana de Sociologia [Online], n.12 2013 URL: http://journals.openedition.org/ras/732; DOI: https://doi.org/10.4000/ras.732

CAMARGO JÚNIOR, K. R. A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico. In: CAPONE, S. et al. Medicalização da vida – ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoça: Unisul, 2012.
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Ed. Círculo do livro, 1982.
FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012.

KHUN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução Beatriz Vianna Doeira e Nelson. Boeira. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979.

LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2 ed. Florianópolis: UFSC, 2002.
MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Conhecimento Científico e Ciência. In: Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MORIN, E. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

NICOLAU, MARCOS FÁBIO ALEXANDRE. Pós-modernidade e conhecimento. 2014. (s.d)
OLIVEIRA, A. S. et. al. Introdução ao Pensamento Filosófico. 8ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/04/2024
24/04/2024
PLENÁRIA: APRESENTAÇÃO DO MAPA MENTAL (Tarde)
25/04/2024
25/04/2024
CASO ANÁLISE (Manhã)
25/04/2024
25/04/2024
ACOLHIDA AOS MESTRANDOS E MESTRANDAS. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PLANO DE ENSINO. ELABORAÇÃO DO CONTRATO DE CONVIVÊNCIA (Manhã)
25/04/2024
25/04/2024
PAINEL INTEGRADO: CONSTRUINDO A SÍNTESE DO CASO ANÁLISE (Manhã)
25/04/2024
25/04/2024
PLENÁRIA: APRESENTAÇÃO DA SÍNTESE DO CASO ANÁLISE (Manhã)
25/04/2024
25/04/2024
FECHAMENTO: REFLEXÕES (Manhã)
25/04/2024
25/04/2024
MINIEXPOSIÇÃO: INTRODUÇÃO DAS CORRENTES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS (Tarde)
25/04/2024
25/04/2024
ESTUDO DIRIGIDO: CONHECENDO AS CORRENTES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS (Tarde)
25/04/2024
25/04/2024
PAINEL INTEGRADO: CARACTERÍSTICAS DO POSITIVISMO, MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, FENOMENOLOGIA E DO PENSAMENTO COMPLEXO (Tarde)
25/04/2024
25/04/2024
EXPOSIÇÃO DIALOGADA (Manhã)
25/04/2024
25/04/2024
AVALIAÇÃO DO DIA (Tarde)
26/04/2024
26/04/2024
GRUPO OPERATIVO: ESTUDANDO A REALIDADE- O CONHECIMENTO E A VIDA
26/04/2024
26/04/2024
PLENÁRIA: CORRENTES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS (Manhã)
26/04/2024
26/04/2024
ACOLHIDA AOS MESTRANDOS E MESTRANDAS (Manhã)
26/04/2024
26/04/2024
FECHAMENTO: PONDERAÇÕES FINAIS (Manhã)
26/04/2024
26/04/2024
PLENÁRIA: APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS (Tarde)
26/04/2024
26/04/2024
RODA DE CONVERSA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (Tarde)
26/04/2024
26/04/2024
PRODUÇÃO DO MAPA MENTAL (Tarde)
26/04/2024
26/04/2024
FECHAMENTO E ORIENTAÇÕES (Tarde)
27/04/2024
08/05/2024
ATIVIDADE DE DISPERSÃO
09/05/2024
09/05/2024
OFICINA DO TRABALHO: PENSAR PÓS-MODERNO (Manhã)
09/05/2024
09/05/2024
ACOLHIDA AOS MESTRANDOS E MESTRANDAS (Manhã)
09/05/2024
09/05/2024
ENCERRAMENTO: PONDERAÇÕES FINAIS (Manhã)
09/05/2024
09/05/2024
RODA DE CONVERSA: QUESTÃO PROBLEMATIZADORA SOBRE A VIVÊNCIA DE PRÁTICA DE TRABALHO (Tarde)
09/05/2024
09/05/2024
AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA (Tarde)
09/05/2024
09/05/2024
ENCERRAMENTO DA OFICINA DE TRABALHO: PENSAR PÓS-MODERNO (Manhã)
Avaliações
Data Descrição
26/04/2024 1ª Avaliação
09/05/2024 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Encontro dia 09 -05-2024 06/05/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 23:55