TÍTULO - A organização curricular da Educação Infantil
-Os eixos estruturantes da organização de ensino na Educação Infantil: as interações e brincadeiras.
-A organização curricular da Educação Infantil: os campos de experiência.
-Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil.
-Saber como o ensino na Educação Infantil se organiza a partir dos eixos estruturantes e dos campos de experiência.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 agosto 2021
MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral a criança. 2019.312 f. Tese ( Doutorado ) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Teresina, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpi.br:8080/xmlui/handle/123456789/2160. Acesso em: 02 fevereiro 2024
-Slides
Material complementar:
-Texto Complementar:
PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva Histórico-Cultural. 2010, 210f. Tese. (Doutorado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, SP, 2010, Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/2010.pdf. Acesso em: 10 março 2024
- Vídeos
Vídeo 1
As interações e a brincadeira como eixos do trabalho na Educação Infantil ( Zilma Ramos)
https://www.youtube.com/embed/P1y2PXzPdHM
Vídeo 2
BNCC na Educação Infantil - Parte 2 (Bernoulli Sistema de Ensino)
https://www.youtube.com/watch?v=D6L5GZG_f9o&t=147s
-Link de artigo:
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. A Construção da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Revista entreideias, Salvador, v. 8, n. 2, p. 75-94, maio/ago. 2019
Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28263/19301
Acesso em 02 março 2024
Na BNCC (2021) e nas DCNEI (2010) a criança é vista como um ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social, o que não ocorre de forma espontânea e natural. Essa concepção de criança impõe, portanto, a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil.
Essa intencionalidade consiste na organização e proposição, pelo professor/a, de experiências que permitam à criança conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais, nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.
Dessa forma, parte do trabalho do professor/a é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.
Nesta Unidade vimos que:
-De acordo com a BNCC (2018) e as DCNEI (2010), os eixos estruturantes da Educação Infantil são as interações e brincadeiras;
-A partir desses eixos é assegurado à criança os direitos de aprender e se desenvolver;
-As práticas pedagógicas na Educação Infantil possuem intecionalidade educativa, isto é, exigem planejamento;
-A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
FÓRUM III
Período de Habilitação:
04/05/2024 às 00:00
a
06/06/2024 às 23:59
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/06/2024 às 23h 59
FÓRUM III -
Período de Habilitação:
04/05/2024 às 00:00
a
06/06/2024 às 23:59