• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPEV/CEAD009 - CONVIVER: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS - Turma: 53B (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/04/2024 - 18/05/2024)

Fonte da imagem: https://www.balaovermelho.com.br/blog/a-escola-de-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-como-espa%C3%A7o-de-socializa%C3%A7%C3%A3o 

 

Caro(a) aluno(a),

Desejamos a todos e a todas boas-vindas à disciplina Conviver: interações e brincadeiras. Esperamos que o desenvolvimento das atividades propostas se tornem espaço e tempo nos quais possamos trocar experiências e ideias a respeito da Educação Infantil e suas interfaces com a BNCC, enquanto documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica e, por conseguinte, as crianças atendidas na Educação Infantil. Desejamos que essa troca de experiências promova a apropriação de conhecimentos e produção de saberes acerca de como organizar e desenvolver as atividades pedagógicas na Educação Infantil com potencial humanizador. 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina Conviver: interações e brincadeiras e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Com certeza é uma disciplina incrível, cujos conteúdos e atividades nos possibilitarão transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Lembre-se:

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Profa. Rosa Maria de Almeida       Macêdo! 

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Rosa Maria de Almeida Macêdo é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. É professora associada da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE, ministrando aulas em disciplinas que compõem a Área de Fundamentos Psicológicos da Educação e orientadndo trabalhos de pesquisa sobre temáticas ligadas à Educação Infantil, desenvolvimento  infantil, aprendizagem, dificuldades e transtornos de aprendizagem. É autora de artigos publicados em periódicos, capítulos e livros voltados para profissionais e pesquisadores da Educação.

 

Saiba mais no Currículo Lattes

Link: https://lattes.cnpq.br/0879495550515135

   Plano_de_Ensino_2 disciplina.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/04/2024 - 18/05/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (04/04/2024 - 18/05/2024)

TÍTULO - A Educação Infantil e suas interfaces com a BNCC

 

-Visão geral da BNCC: estrutura e competências gerais da Educação Básica, marcos legais e fundamentos pedagógicos.

-A Educação Infantil no contexto da Educação Básica.

-Direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil, segundo a BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

-Refletir sobre a Educação Infantil e suas interfaces com a BNCC.

-Conhecer os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Material da Disciplina:

-Texto Base:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 ago. 2021

-Plano de Ensino

-Slides

 

Material complementar:

-Texto Complementar:

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Brasília: FNDE, Estação gráfica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em 02 fevereiro 2024

 

-Vídeos:

Vídeo 1 - A Educação Infantil na BNCC (Juliana Garcia)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e-T6OrPwWMM

Vídeo 2 - BNCC na Educação Infantil - Parte 1  (Bernoulli Sistema de Ensino)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gX7EtdZUEDo

-Link de artigo:

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. A Construção da Base Nacional Comum

Curricular para a Educação Infantil. Revista entreideias, Salvador, v. 8, n. 2, p. 75-94, maio/ago. 2019

Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28263/19301 

Acesso em 02 março 2024 

Você sabia que:

-O processo de elaboração da BNCC teve início em 2015, com um grupo de mais de 100 redatores, sob a coordenação do MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e que a primeira versão do documento ao entrar em consulta pública recebeu 12 milhões de contribuições de professores, gestores, secretarias de educação e sociedade em geral?

-Em dezembro de 2017, o CNE aprovou e o MEC homologou a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental e, somente em dezembro de 2018, a parte do Ensino Médio foi homologada?

Nesta Unidade I, vimos que:

-A BNCC é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras de toda a Educação Básica, tendo como objetivo garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos as crianças e alunos. Por isso, é um documento importante para promover a igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva;

-A BNCC orienta a organização dos currículos e atividades escolares a partir dessas perspectivas, em conformidade com o que está colocado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/04/2024 às 00:00 a 02/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 04/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2024 às 23h 59
UNIDADE II (04/04/2024 - 18/05/2024)

 TÍTULO - O desenvolvimento da consciência e o processo de socialização da criança.

 

-O desenvolvimento humano/desenvolvimento da consciência na perspectiva de Vigotski.

-O desenvolvimento da consciência  e o processo de socialização no contexto da Educação Infantil.

-Compreender como ocorre o desenvolvimento da consciência e sua relação com o processo de socialização da criança.

MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral a criança. 2019.312 f. Tese ( Doutorado ) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Teresina, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpi.br:8080/xmlui/handle/123456789/2160. Acesso em: 02 fevereiro 2024

 

VIGOSTKI, Lev Seminovitch. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Disponível em: https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf. Acesso em: 04 fevereiro 2024

 

-Slides

 

Material complementar: 

-Textos Complementares:

AITA, Elis Bertozzi; TULESKI, Silvana Calda. O desenvolvimento da consciência e das funções psicológicas superiores sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural. Naviraí - MS. v. 4, n. 7, p. 97-111, jan-jun. 2017. Disponível: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3195/3282. Acesso em 03 março 2024

 

MELLO, S. A., & Farias, M. A. (2010). A escola como lugar da cultura mais elaborada. Educação UFSM, 35(01), 53-67. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442010000100005&script=sci_abstract. Acesso em: 04 fevereiro 2024

 

PIMENTEL, Cristiane Moraes et all. A socialização na Educação Infantil. In: Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo. v. 7, n. 10, 2021. Disponível em: . Acesso em 02 março 2024

 

- Vídeo

A consciência como atributo humano (Ricardo Eleutério)

https://www.youtube.com/watch?v=weeHI0UAp8g 

  

Você sabia que o desenvolvimento do psiquismo humano é um processo histórico-social, estritamente vinculado com a apropriação que o sujeito faz dos conhecimentos construídos e cristalizados nos objetos, signos e práticas sociais?

Quer saber mais? Leia os textos e assista ao vídeo indicados na Midiateca.

Vimos nesta Unidade que:

-A consciência e as funções psicológicas superiores que a integram são construídas pelas relações sociais e dependem essencialmente do modo de produção da vida material dos homens. Sendo assim, as particularidades da consciência humana dependem das especificidades das relações sociais nas quais são produzidas.

-A socialização, as interações sociais e a brincadeira desempenham papel fundamental na formação da consciência e, portanto, no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 19/04/2024 às 00:00 a 02/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 19/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2024 às 23h 59
UNIDADE III (04/04/2024 - 18/05/2024)

TÍTULO  - A organização curricular da Educação Infantil

-Os eixos estruturantes da organização de ensino na Educação Infantil: as interações e brincadeiras.

-A organização curricular da Educação Infantil: os campos de experiência.

-Os objetivos de aprendizagem  e desenvolvimento para a Educação Infantil.

-Saber como o ensino na Educação Infantil se organiza a partir dos eixos estruturantes e dos campos de experiência.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 agosto 2021

 

MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. Prática pedagógica da educação infantil mediada pelo brincar: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral a criança. 2019.312 f. Tese ( Doutorado ) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Teresina, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpi.br:8080/xmlui/handle/123456789/2160. Acesso em: 02 fevereiro 2024

 

-Slides

 

Material complementar:

-Texto Complementar:

PASQUALINI, Juliana Campregher. Princípios para a organização do ensino na educação infantil na perspectiva Histórico-Cultural. 2010, 210f. Tese. (Doutorado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, SP, 2010, Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/2010.pdf. Acesso em: 10 março 2024

 

- Vídeos

Vídeo 1

As interações e a brincadeira como eixos  do trabalho na Educação Infantil ( Zilma Ramos)

https://www.youtube.com/embed/P1y2PXzPdHM 

Vídeo 2

BNCC na Educação Infantil - Parte 2 (Bernoulli Sistema de Ensino)

https://www.youtube.com/watch?v=D6L5GZG_f9o&t=147s

 

-Link de artigo:

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. A Construção da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Revista entreideias, Salvador, v. 8, n. 2, p. 75-94, maio/ago. 2019

Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28263/19301 

Acesso em 02 março 2024 

Na BNCC (2021) e nas DCNEI (2010) a criança é vista como um ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social, o que não ocorre de forma espontânea e natural. Essa concepção de criança impõe, portanto, a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Essa intencionalidade consiste na organização e proposição, pelo professor/a, de experiências que permitam à criança conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais, nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.

Dessa forma, parte do trabalho do professor/a é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.

Nesta Unidade vimos que:

-De acordo com a BNCC (2018) e as DCNEI (2010), os eixos estruturantes da Educação Infantil são as interações e brincadeiras;

-A partir desses eixos é assegurado à criança os direitos de aprender e se desenvolver;

-As práticas pedagógicas na Educação Infantil possuem intecionalidade educativa, isto é, exigem planejamento;

-A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 04/05/2024 às 00:00 a 04/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 04/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 04/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/04/2024 - 18/05/2024)
    
Inicia em 13/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/05/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (18/05/2024 - 18/05/2024)
    
Inicia em 23/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/05/2024 às 23h 59
EXAME FINAL (18/05/2024 - 18/05/2024)
    
Inicia em 28/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
2 2024200**** 10,0 10,0 8,9 9.8 0 AM
3 2024200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
4 2024200**** 9,0 10,0 8,9 9.2 0 AM
5 2024200**** 7,0 10,0 8,9 8.0 0 AM
6 2024201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
7 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
8 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
9 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
10 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
11 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
12 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
13 2024200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
14 2024200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
15 2024200**** 5,0 6,0 9,0 6.0 0 AM
16 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
18 2024200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
19 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
21 2024200**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
22 2024200**** 8,0 10,0 7,0 8.2 0 AM
23 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
24 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
25 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2024200**** 8,0 10,0 6,0 8.0 0 AM
27 2024200**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 AM
28 2024200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
29 2024200**** 6,0 10,0 8,9 7.4 0 AM
30 2024200**** 6,0 8,0 9,0 7.0 0 AM
31 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2024200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
33 2024200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
34 2024200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
35 2024200**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
36 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
37 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
38 2024200**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
39 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
40 2024200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
41 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2024200**** 10,0 9,0 8,9 9.6 0 AM
44 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
45 2024200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
46 2024200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
47 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
48 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
49 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2024200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
51 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
52 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2024200**** 7,0 9,0 9,5 7.9 0 AM
54 2024200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
55 2024200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
56 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
57 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
58 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2024200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:44