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CQ/CEAD008 - PROJETOS MULTIDISCIPLINARES NO ENSINO QUÍMICA - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/04/2024 - 15/05/2024)

O trabalho com projetos permeia o ambiente escolar por ser uma metodologia que contribui com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, oportunizando a vivência inovadora, favorecendo o trabalho colaborativo e multidisciplinar. A disciplina Projetos multidisciplinares no ensino Química, oferecerá a oportunidade para o professor aprender a elaborar projetos de temas relacionados a Química e outras áreas do conhecimento, de forma multidisciplinar e integrada.

Disponível em: Imagem elaborada no Canva Educacional

 

Caro(a) aluno(a),

O ensino por meio de projetos é uma tendência adotada na atualidade. Planejar, desenvolver e avaliar projetos passou a ser uma demanda para professores de todas as áreas do conhecimento. A disciplina Projetos Multidisciplinares no Ensino de Química propõe estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o trabalho com projetos.

Para ter o rendimento esperado na disciplina, é importante acessar todos os conteúdos disponibilizados e realizar as atividades propostas.

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: Márcia Cristiane Eloi Silva Ataide.

Junto(a)s, vamos trilhar esse percurso de aprendizagens.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma instituição (2010). Professora do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI (2021). Pesquisa sobre formação de professores e práticas educativas, Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK), experimentação no ensino de Ciências e elaboração de materiais didáticos para o ensino de Ciências. Participou do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), como Professora-Pesquisadora Formadora II para o curso de Ciências da Natureza 2ª Licenciatura. Foi Professora da Licenciatura em Química na EAD. Foi Coordenadora do PIBID/UFPI na área de Ciências da Natureza. Foi Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica RP/UFPI e atuou como Coordenadora de Gestão dos Programas Institucionais de Iniciação à Docência da UFPI.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6184938521532010 

   plano_de_disciplina_Projetos_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/04/2024 - 15/05/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (15/04/2024 - 15/05/2024)

Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento

UNIDADE I - Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento

  • Definição e tipo s de projetos;
  • Princípios e organização de trabalhos com projetos;

 

Fórum 1 – Quais as potencialidades e limitações ao adotar a metodologia de projetos na prática de ensino de Química no Novo Ensino Médio?

Conhecer os diversos tipos dos projetos educacionais, as características, as fases e os princípios da organização dos projetos de ensino.

- NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

 

-  LINKS DE ARTIGO

SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Décio Oliveira dos; SANTOS, Josineide B. dos. Os projetos pedagógicos como recurso de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, nº 40, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/os-projetos-pedagogicos-como-recurso-de-ensino Acesso: 04 abr. 2024

Dificilmente um projeto poderá ser concluído explorando apenas uma disciplina ou área do conhecimento. Questões de linguagens, sociedade e história, por exemplo, costumam aparecer em qualquer tipo de trabalho, inclusive os de Química, Física e Matemática. Assim, a metodologia de projetos tem como sua principal aliada a multidisciplinaridade.

- Reconhecer e classificar os diversos tipos de projetos;

- Compreender as fases e os princípios da organização do trabalho com projetos.

 

 

UNIDADE I - Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento (Parte 2)

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Unidade I - Projetos no ensino de Química: conceitos, estrutura e planejamento (parte 2)

  • Limites e possibilidades da metodologia de projetos de ensino;
  • Tamanho, complexidade e incerteza em projetos de ensino;
  • Etapas e o papel dos professores em um projeto multidisciplinar.

 

Atividade 1  Fazer a leitura do artigo “Meninas nas Ciências: um projeto multidisciplinar focado em despertar o interesse pelas áreas STEAM”.

Analisar e discutir os limites e as possibilidades da metodologia de projetos de ensino, conhecer o tamanho, a complexidade e a incerteza nos projetos de ensino. Além de apresentar as etapas e o papel dos professores em um projeto multidisciplinar.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

 

BARBOSA, E. M. C. et al. Meninas nas Ciências: um projeto multidisciplinar focado em despertar o interesse pelas áreas STEAM. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, nº 3, 2021. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1013/864 Acesso: 04 abr. 2024

O ensino por projetos precisa-se de uma turma engajada e de professores proativos na proposta de ideias e estudos. Afinal, os alunos exercem um papel ativo no seu processo de aprendizagem.

- Reconhecer os limites e as possibilidades da utilização dos projetos de ensino;

- Compreender o papel dos professores em um projeto multidisciplinar.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/04/2024 às 00:00 a 01/05/2024 às 23:59
    
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/05/2024 às 23h 59
UNIDADE II (15/04/2024 - 15/05/2024)

Unidade II - Estratégias para implantação de projetos multidisciplinares no ensino de Química

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Unidade II - Estratégias para implantação de projetos multidisciplinares no ensino de Química

 

  • Planejamento dos projetos de ensino;
  • Elementos que compõem o projeto de ensino
  • Registro e avaliação do projeto.

 

Fórum 2 – Ao decidir implantar um projeto de ensino multidisciplinar em uma escola da educação básica, o que deverá ser considerado durante o planejamento de forma a viabilizar a sua execução?

Conhecer e discutir estratégias para implantação e avaliação de projetos multidisciplinares no ensino de Química.

MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais. 4ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

Vídeo Rio (com) vida: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20892

O projeto multidisciplinar é uma proposta pedagógica na qual um tema é trabalhado sob a ótica diversas disciplinas. No entanto, cada professor trabalha a temática no contexto da sua matéria. Este tipo de projeto mostra aos estudantes que o mesmo assunto tem impacto em diferentes campos do conhecimento.

 

 

Unidade II - Estratégias para implantação de projetos multidisciplinares no ensino de Química (parte 2)

 

 

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Unidade II - Estratégias para implantação de projetos multidisciplinares no ensino de Química

 

Parte 2 - Estratégias para implantação de projetos multidisciplinares no ensino de Química

  • Exemplos de projetos de ensino.

 

Atividade 2 – Mural colaborativo (Padlet) com a questão central: Ao escolher a metodologia de projetos na prática de ensino de Química, quais desafios são evidenciados no contexto escolar que você atua?

Conhecer exemplos exitosos de projetos de ensino.

BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.) Metodologias ativas para uma  educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018.

A metodologia de projetos estimula a autonomia e o protagonismo dos alunos.

    
Inicia em 28/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 09/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 28/04/2024 às 00:00 a 09/05/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/04/2024 - 15/05/2024)
    
Inicia em 06/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/05/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/05/2024 - 15/05/2024)
    
Inicia em 15/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 18/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 0,0 0,0 5,0 1.0 0 RN
4 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
7 2023200**** 9,4 10,0 8,5 9.3 0 AM
8 2023200**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 AM
9 2023200**** 9,4 10,0 10,0 9.6 0 AM
10 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
11 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2023200**** 6,4 10,0 10,0 7.8 0 AM
13 2023200**** 9,6 9,5 5,0 8.7 0 AM
14 2023200**** 9,5 5,0 5,0 7.7 0 AM
15 2023200**** 9,4 10,0 10,0 9.6 0 AM
16 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
17 2023200**** 7,4 10,0 5,0 7.4 0 AM
18 2023200**** 7,4 10,0 3,0 7.0 0 AM
19 2023200**** 8,0 9,5 10,0 8.7 0 AM
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 6,4 5,0 10,0 6.8 0 AM
22 2023200**** 8,2 10,0 10,0 8.9 0 AM
23 2023200**** 9,5 10,0 5,0 8.7 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 8,2 8,5 5,0 7.6 0 AM
26 2023200**** 8,4 9,5 10,0 8.9 0 AM
27 2023200**** 6,8 10,0 10,0 8.1 0 AM
28 2023200**** 7,2 10,0 10,0 8.3 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 9,5 9,0 0,0 7.5 0 AM
32 2023200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023200**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
35 2023200**** 10,0 4,0 10,0 8.8 0 AM
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 6,8 10,0 5,0 7.1 0 AM
42 2023201**** 9,6 10,0 10,0 9.8 0 AM
43 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2023200**** 7,5 0,0 0,0 4.5 0 RN
45 2023200**** 9,7 10,0 10,0 9.8 0 AM
46 2023200**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
47 2023200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
48 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023200**** 9,8 5,0 5,0 7.9 0 AM
51 2023200**** 6,0 10,0 9,8 7.6 0 AM

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