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CPEV/CEAD004 - LINGUAGENS NOS A.I.E.F:EIXOS ORGANIZADORES DO CONHECIMENTO - Turma: 29A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/04/2024 - 30/06/2024)

A linguagem e suas múltiplas manifestações

Disponível em: https://diariodorio.com/gramtica-normativa-padro-transdisciplinar-o-exemplo-da-finlndia-e-outros-exemplos/#google_vignette 

 

Caro(a) aluno(a),

É com alegria que lhes apresentamos o módulo sobre formação em linguagens e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)!

Nossa intenção, neste módulo, é aprofundarmos conceitos-chave da área de Linguagens com o objetivo de promover  reflexão sobre as práticas de leitura/escuta em sala de aula e sobre o uso das diferentes linguagens (oral, escrita, corporal, sonora e digital). Com isso, objetivamos proporcionar reflexões sobre os quatro grandes eixos da área de Linguagens a partir de práticas situadas.

Para tanto, é necessário que você faça com atenção as leituras, veja os vídeos, acesse os sites sugeridos, faça as atividades propostas de reflexão e de registro. Todo esse material certamente vai ampliar seu conhecimento e contribuirá para a sua formação intelectual e profissional.  Nossa expectativa é a de uma construção conjunta de aprendizagem com base nos saberes, teorias e experiências apresentadas pelo professor e pelo corpo discente.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor Cássio Eduardo Soares Miranda.

CONHEÇA O PROFESSOR:

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí com atividades na Graduação em Educação e na Pós-Graduação  em Saúde Coletiva. Psicólogo, Teólogo e especialista em Educação Sexual e em Clínica Psicanalítica. Mestre em Letras, mestrando em Filosofia, Doutor em Letras, Doutor em Psicologia, com período de aperfeiçoamento na Universidade de Lisboa. Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (1- Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos; 2- Programa de Pós-graduação em Educação). Pesquisador do GT da ANPEPP – Psicanálise e Educação; do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso – NEPAD-UFPI; da Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação (RUEPSY). Psicanalista. Membro do Núcleo de Estudos Lacanianos de Teresina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, em Estudos da Linguagem, em Educação. Avaliador do INEP/MEC. Seus temas de interesse atuais são: Psicanálise e Linguagem; Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem; Epistemologia do Campo Clínico; Psicopatologia; Análise do Discurso; Estudos de Aquisição da Linguagem; Ciências da Linguagem.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5708616724845522

   CRONOGRAMA ANOS INICIAIS LINGUAGENS.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/04/2024 - 30/06/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

Aula 2

2ª AULA DE LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS (2024-05-11 14:03 GMT-3) - Google Drive

AUla 3

Fwd: 3ª AULA DE LINGUAGENS NOS ANOS INICIAIS (2024-05-25 14:08 GMT-3) - teceduc.cead@gmail.com - Gmail (google.com)

UNIDADE I (15/04/2024 - 30/06/2024)

Caras alunas e alunos, saudações!

Esta Unidade tem por fundamento três das seis competências específicas de Linguagens para os anos iniciais do Ensino Fundamental, assinaladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nela daremos ênfase ao trabalho interdisciplinar, discutindo as noções de linguagem, língua, texto, discurso e gêneros textuais, distribuídos da seguinte forma:

LINGUAGEM, LÍNGUA, TEXTO, DISCURSO  E GÊNEROS TEXTUAIS NA PERSPECTIVA DA BNCC: UMA PERSPECTIVA  INTERDISCIPLINAR

Discutir as noções de linguagem, língua, texto, discurso e gêneros textuais, apresentando possibilidades de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental

-  Artigo:   Linguagens e educação física na BNCC: Uma análise a partir das habilidades prescritas. Disponível in: DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e004421

- material complementar 1: disponível no sigaa

- vídeo: https://www.google.com/search?sca_esv=df09c7f462242355&sxsrf=ACQVn0_LbgZ9YepMI0-2d6lIjv2a89Z1vw:1708977810606&q=linguagens+na+bncc&tbm=vid&source=lnms&sa=X&sqi=2&ved=2ahUKEwjo1tG65smEAxUVr5UCHTdsAjQQ0pQJegQICxAB&biw=986&bih=651&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:2a27bc6d,vid:hizVJKJjkN0,st:0 

Há diversas teorias de aquisição da linguagem. Veja no vídeo apresentando no link, as propostas teóricas sobre a aquisição da linguagem.

 https://www.youtube.com/watch?v=azKxkmcFFFg 

Ao final, a turma deverá ser capaz de analisar suas ações em sala de aula a partir das competências e habilidades prescritas pela BNCC para os anos iniciais. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/04/2024 às 00:00 a 19/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 15/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II (15/04/2024 - 30/06/2024)

LEITURA, ESCUTA, LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: OS PARÂMETROS DA TEXTUALIZAÇÃO

Nesta unidade, apresentamos fundamentos que discutem as práticas de leitura e de produção de textos por meio da literatura. Vamos problematizar questões com as quais nos deparamos em nosso dia a dia na sala de aula como, tais como a noção de leitura, leitura literária, os parâmetros textualização, bem como as capacidades de leitura (habilidades) trazidas pela BNCC traz como elementares e necessárias para o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos e alunas.

Analisar a noções conceituais de  leitura, leitura, escuta e reescrita literária a partir dos parâmetros linguístico-literários da textualização

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- Critérios de textualidade: vídeo disponível in: https://youtu.be/CSwg1E77vRI?si=fviwLqxnq7Lyh4Xa 

Você sabia que há sete fatores que condicionam as situações de produção textual: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática). Para melhor entendimento, indico a leitura do texto de Maria da Graça Costa Val disponível in: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7934609/mod_resource/content/3/maria_gra%C3%A7a_val_redacao_textualidade.pdf 

São diversos os parâmetros de textualização a serem observados nas atividades de reescrita. Ao final desta unidade, espera-se que o estudante do curso de especialização esteja apto a propor atividades de leitura, escuta e reescrita a seus alunos do Ensino Fundamental.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 16/04/2024 às 00:00 a 19/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
UNIDADE III (15/04/2024 - 30/06/2024)

Nesta Unidade, cujo eixo de estudo é a oralidade, vamos trabalhar com o campo da vida pública e das práticas de estudo e pesquisa, pois é nesses campos de atuação que gêneros orais formais como: notícia oralizada, debate, exposição oral são demandados.

Refletir sobre os gêneros orais e escritos usados constantemente nas práticas cotidianas

Texto base: O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA MODALIDADE ORAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NO AMBIENTE ESCOLAR. Disponível in: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/viewFile/551/498 

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Nesta videoaula, apresentamos informações sobre as variadas formas de falar que existem em diferentes regiões brasileiras (variação linguística). Falamos também sobre a importância de respeitar as variedades linguísticas e rejeitar o preconceito linguístico. Disponível in: https://pt.khanacademy.org/humanities/lp-4-ano/x00fd8bb90bd44377:lp-4ano-pesquisa-e-estudo/x00fd8bb90bd44377:lp-4ano-pesquisa-e-estudo-oralidade/v/lp-4ano-video-variacao-linguistica 

Há tipos de variações linguísticas e elas podem sofrer diversas influências, a saber:

• Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal. 

• Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.

• Sociais ou diastráticas: englobam as classes sociais, considerando que cada grupo usa palavras restritas à sua comunidade, tendo em vista fatores como os diferentes graus de escolaridade. As variações desse tipo chamam-se dialetos, que são as formas de expressão na oratória adotadas por uma comunidade falante do mesmo idioma.  O campo de estudo sobre as variações desse tipo abrangem os socioletos, que são as formas de falar em comum a um grupo social. 

• Situacionais ou diafásicas: englobam a situação do diálogo, tratando-se de um contexto formal ou informal. 

Ao final da unidade, os participantes deverão ser capazes de identificar que a BNCC (BRASIL, 2018), ao  apresentar as orientações relacionadas especificamente ao componente curricular de Língua Portuguesa, propõe quatro grandes, sendo um deles  a oralidade. Ainda, os participantes deverão ser capazes de identificar que  a oralidade, na BNCC, adquire estatuto autônomo em relação aos demais componentes curriculares, tanto em função das habilidades a serem desenvolvidas quanto dos objetos de ensino a serem estudados (instrumentos didáticos e gêneros textuais).

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 01/05/2024 às 00:00 a 19/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2024 às 23h 59
   Oralidade e Letramento

Este vídeo é uma discussão complementar à unidade III - 

ORALIDADE E VARIAÇÃO LINGUISTICA: AS PRÁTICAS DE ORALIDADE NA BNCC

UNIDADE IV (15/04/2024 - 30/06/2024)

 

Atividade IV – Elabore um texto dissertativo-argumentativo de até 3 páginas sobre “A avaliação formativa em linguagens nos anos iniciais”. O texto deverá ser enviado para o email: cassioedu@ufpi.edu.br 

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 16/05/2024 às 00:00 a 19/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 06/06/2024 às 19h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/04/2024 - 30/06/2024)
    
Inicia em 24/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 05/07/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/04/2024 - 30/06/2024)
EXAME FINAL (15/04/2024 - 30/06/2024)
    
Inicia em 11/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 10,0 5,9 8,3 8.8 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 0,0 9,0 7.2 0 MATRICULADO
3 2023202**** 7,0 6,0 5,6 6.5 0 MATRICULADO
4 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 6,0 9,0 8,6 7.1 0 MATRICULADO
6 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
7 2023203**** 9,0 6,0 8,0 8.2 0 MATRICULADO
8 2023202**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
9 2023202**** 10,0 8,6 7,5 9.2 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 8,5 7,3 9.2 0 MATRICULADO
11 2023202**** 5,0 7,0 8,0 6.0 0 MATRICULADO
12 2023202**** 8,0 8,5 7,8 8.1 0 MATRICULADO
13 2023202**** 8,0 6,5 7,5 7.6 0 MATRICULADO
14 2023202**** 9,0 6,5 8,5 8.4 0 MATRICULADO
15 2023202**** 8,0 6,0 4,8 7.0 0 MATRICULADO
16 2023202**** 9,0 5,9 6,5 7.9 0 MATRICULADO
17 2023202**** 8,0 6,5 6,3 7.4 0 MATRICULADO
18 2023203**** 9,0 10,0 7,8 9.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 7,0 6,3 8.7 0 MATRICULADO
20 2023202**** 9,0 6,5 6,5 8.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 8,0 6,0 6,5 7.3 0 MATRICULADO
22 2023203**** 8,0 6,0 6,1 7.2 0 MATRICULADO
23 2023202**** 9,0 6,0 6,0 7.8 0 MATRICULADO
24 2023203**** 6,0 8,9 7,6 6.9 0 MATRICULADO
25 2023202**** 8,0 7,0 6,0 7.4 0 MATRICULADO
26 2023202**** 9,0 6,0 6,0 7.8 0 MATRICULADO
27 2023202**** 8,0 6,0 5,3 7.1 0 MATRICULADO
28 2023202**** 6,0 6,0 8,6 6.5 0 MATRICULADO
29 2023202**** 9,0 6,5 8,1 8.3 0 MATRICULADO
30 2023202**** 8,0 6,0 6,5 7.3 0 MATRICULADO
31 2023203**** 8,0 6,0 7,6 7.5 0 MATRICULADO
32 2023202**** 8,0 6,0 7,8 7.6 0 MATRICULADO
33 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023202**** 4,0 9,0 8,8 6.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 8,0 7,5 9.1 0 MATRICULADO
37 2023202**** 6,0 7,5 6,0 6.3 0 MATRICULADO
38 2023202**** 9,0 6,0 7,5 8.1 0 MATRICULADO
39 2023202**** 9,0 8,5 7,0 8.5 0 MATRICULADO
40 2023202**** 8,0 6,0 6,6 7.3 0 MATRICULADO
41 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 9,0 1,0 7,3 7.1 0 MATRICULADO
43 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
44 2023203**** 6,0 7,0 6,0 6.2 0 MATRICULADO
45 2023202**** 9,0 8,0 8,3 8.7 0 MATRICULADO
46 2023202**** 8,0 6,0 8,1 7.6 0 MATRICULADO
47 2023202**** 9,0 6,0 8,6 8.3 0 MATRICULADO
48 2023202**** 5,0 8,0 7,0 6.0 0 MATRICULADO
49 2023202**** 8,0 6,0 8,3 7.7 0 MATRICULADO
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 6,0 8,0 7,0 6.6 0 MATRICULADO
53 2023202**** 9,0 6,0 7,0 8.0 0 MATRICULADO
54 2023202**** 8,0 6,0 7,8 7.6 0 MATRICULADO
55 2023202**** 8,0 9,0 9,3 8.5 0 MATRICULADO
56 2023202**** 9,0 6,5 7,6 8.2 0 MATRICULADO
57 2023202**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
58 2023202**** 8,0 6,0 6,6 7.3 0 MATRICULADO
59 2023202**** 7,0 6,0 7,6 6.9 0 MATRICULADO
60 2023202**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
61 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
62 2023203**** 8,0 5,9 7,8 7.5 0 MATRICULADO
63 2023202**** 8,0 6,0 7,3 7.5 0 MATRICULADO
64 2023202**** 6,0 8,0 7,0 6.6 0 MATRICULADO
65 2023202**** 8,0 9,0 9,3 8.5 0 MATRICULADO

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INFORMATIVO 26/04/2024
Bem vindos! 17/04/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 09:19