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CFL/CEAD027 - Mundo do trabalho e educação - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (22/04/2024 - 18/05/2024)

Caro(a) aluno(a),

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Gabriel Eidelwein Silveira

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Economia pela Universidade Estadual do Piauí - Linha de Finanças e Seguros, Doutor em Administração e Ciências Contábeis pela Fucape Business School. Experiência de 14 anos no mercado financeiro e de alta gestão, com aplicação de modelos matemático-financeiro, desde o segmento Middle Banco Itaú Unibanco S/A (2009 a 2016), Líder segmento Negócios & Empresas no Banco Santander (2016-2018) e BTG Pactual Digital. Atualmente estuda métodos quantitativos aplicados à investimentos, além de estudos voltados pesquisa operacional, derivativos, gestão de risco, hedge accounting e gestão à vista.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5030040406885609

    Material Complementar (Site) 
   CIÊNCIAS HUMANAS e SOCIAIS APLICADAS e o MUNDO do TRABALHO (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (22/04/2024 - 18/05/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (22/04/2024 - 18/05/2024)

a) Trabalho e Educação no contexto socioeconômico contemporâneo (Parte I), pp.9-21.

(b) Trabalho e Educação no contexto socioeconômico contemporâneo (Parte II), pp.23-39.

(c) A cultura e a educação como elementos de reprodução e transformação social, pp.53-64.

(d) A educação escolar e a força de trabalho no âmbito das relações entre capital e trabalho e a situação do emprego  no Brasil, pp.81-93.

- Refletir sobre as relações entre educação, trabalho e cidadania;

- Discernir entre os processos de reprodução e transformação social;

- Compreender a relação entre educação escolar e trabalho, no contexto das relações de classe e da situação do emprego no Brasil contemporâneo.

BRAGA, Océlio Jackson; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de Oliveira. Trabalho e educação. Educação, trabalho e cidadania: licenciatura em educação profissional, científica e tecnológica. Fortaleza: UAB/IFCE, 2013, pp.9-21; pp.23-29; pp.53-64; pp.81-93.

[Obra disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1b6GmvbNd3dWkTJTKaXWSzcAKHBi1ECM1/view?usp=sharing ]

Em 1970, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron publicaram a obra A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, na qual defendem a tese de que, apesar das boas intenções dos professores, o sistema de ensino exerce a função de reproduzir a estrutura de distribuição do capital cultural na sociedade, contribuindo para a legitimação da desigualdade entre as classes sociais, isto é, afirmando as posições das elites e das classes subalternas como tais.

 

Vídeo sugerido sobre a temática: https://www.youtube.com/watch?v=0qsVp0OCMog

   Fórum I
Período de Habilitação: 08/05/2024 às 00:00 a 01/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 10/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/06/2024 às 23h 59
UNIDADE II (22/04/2024 - 18/05/2024)

(a) O trabalho nas atuais transformações da globalização capitalista, pp.9-28.

(b) Os trabalhadores na regressão neoliberal, pp.31-50.

(c) Desafios da tutela do trabalho no contexto da pandemia: desconstitucionalização, despublicização e desproteção, pp.141-169.

(d) De motoboy invisível a entregador organizado: uberização e o trabalhador just-in-time na pandemia, pp.261-282.

- refletir sobre as transformações no mundo do trabalho no contexto do neoliberalismo;

- compreender o diagnóstico da precarização contemporânea do trabalho;

- definir a uberização e os argumentos favoráveis e desfavoráveis a esta nova forma de organização do trabalho no século XXI.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; POCHMANN, Marcio (orgs.). A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia. Brasília: Gráfica e Editora Positiva (CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente), 2020, pp.9-28; pp.31-50; pp.141-169; 261-282.

[Obra disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1OX-NunyvE-4Z0QMux7b176rcgIVC1l5c/view?usp=sharing ]

A uberização é um processo ligado às transformações contemporâneas no mundo do trabalho no contexto do avanço do neoliberalismo no século XXI. Está ligada à chamada economia compartilhada, possibilitando o compartilhamento de bens (por exemplo, um automóvel) por vários prestadores e usuários de serviço (por exemplo, através de aplicativos de transporte urbano). Nesse contexto, a pessoa não precisa possuir o bem para poder desfrutar de sua utilidade, sendo possível um consumo sustentável/consciente, através do compartilhamento.

Além disso, trabalhadores por aplicativo gozam de maior autonomia e flexibilidade na realização de suas tarefas e fixação de seus horários, bem como sua remuneração não está limitada a um salário contratual, dependendo apenas de seu desempenho. Entretanto, por não estarem vinculados ao regime da CLT, estes trabalhadores informais estão privados da maioria dos direitos trabalhistas, não possuindo qualquer limitação da jornada, nem garantia do recebimento de um valor mínimo mensal, além de assumirem os ônus e riscos do trabalho (por exemplo, com a manutenção do veículo). Sob essa perspectiva, além de flexível e “solidário”, o trabalho uberizado também é considerado uma forma precarizada de trabalho, pois alheia àquelas garantias que o direito protetivo do trabalho construiu ao longo do século XX.

 

Vídeo sugerido sobre a temática: https://www.youtube.com/watch?v=5HpkxAXSdNs

Links sugeridos:

https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tecnologia/curiosidades-sobre-o-mundo-da-tecnologia/ 

https://blog.mackenzie.br/mercado-carreira/mercado-de-trabalho/7-fatos-relevantes-sobre-o-atual-mercado-de-trabalho/

 

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 14/05/2024 às 00:00 a 01/06/2024 às 23:59
UNIDADE III (22/04/2024 - 18/05/2024)

 

(a) Marcos que subsidiaram a definição de políticas educacionais voltadas para a educação profissional e EJA, pp.157-183 (itens: 3.2; 3.3 e 3.3.1).

(b) A visão de professores e egressos sobre trabalho, formação humana integral e qualificação profissional, pp.210-257.

- conhecer os principais marcos legais que subsidiaram as reformas recentes na política educacional, num sentido profissionalizante;

- ponderar as críticas que são feitas em relação às reformas recentes.

 

BARACHO, Maria das Graças. Formação profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção? Natal: IFRN, 2018.

[Obra disponível no link:  https://drive.google.com/file/d/1F6GgZ6aBURiCM_knYF_gNTPN1_2pV6Z6/view?usp=sharing ]

 

A Lei 13.415/2017 criou o Novo Ensino Médio tendo em vista atingir dois objetivos principais: primeiro, o de flexibilizar os currículos, dando maior autonomia e protagonismo aos estudantes na escolha de seus itinerários formativos; e, segundo, aproximar o ensino médio da realidade do mundo do trabalho, num sentido profissionalizante. Os proponentes da reforma partiram da percepção de que os estudantes não viam sentido em muitos dos saberes curriculares do ensino médio, pois estes não tinham aplicabilidade direta na vida, bem como não estavam conformes às demandas do mercado de trabalho. Entretanto, estudiosos fazem várias ressalvas ao novo modelo, apontando que as causas do baixo desempenho e da evasão não devem ser buscadas apenas na defasagem do currículo escolar, mas, sim, sobretudo, na realidade complexa da sociedade brasileira. Referem, ainda, dentre outras críticas, que o Novo Ensino Médio foi proposto após poucos debates com a sociedade, sem levar em conta os estudos e reflexões acumulados na academia.

 

Vídeos sugeridos sobre a temática:

https://www.youtube.com/watch?v=LsIiY-a11Qg

https://www.youtube.com/watch?v=BKECasj1x50

https://www.youtube.com/watch?v=Nidk-mMiqyk

Links sugeridos sobre a temática:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/18/brasil-perde-28-milhoes-de-trabalhadores-com-carteira-em-8-anos-informalidade-e-conta-propria-crescem.ghtml

https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

    
Inicia em 16/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (22/04/2024 - 18/05/2024)
    
Inicia em 11/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 12/06/2024 às 23h 59
Avaliação Final (18/05/2024 - 18/05/2024)
    
Inicia em 18/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
3 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
4 2023202**** 10,0 9,3 10,0 9.9 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
6 2023201**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
7 2023202**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 MATRICULADO
8 2023201**** 10,0 4,8 10,0 9.0 0 MATRICULADO
9 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
10 2023201**** 9,0 4,8 10,0 8.4 0 MATRICULADO
11 2023201**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
12 2023202**** 10,0 4,3 10,0 8.9 0 MATRICULADO
13 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
14 2023201**** 10,0 9,8 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023201**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 MATRICULADO
16 2023201**** 7,0 9,2 10,0 8.0 0 MATRICULADO
17 2023201**** 7,0 8,5 10,0 7.9 0 MATRICULADO
18 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
21 2023202**** 10,0 9,8 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
23 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
25 2023201**** 7,0 8,3 10,0 7.9 0 MATRICULADO
26 2023202**** 10,0 9,8 10,0 10.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 10,0 9,3 10,0 9.9 0 MATRICULADO
28 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2023201**** 9,0 9,8 10,0 9.4 0 MATRICULADO
30 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
31 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
32 2023201**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 MATRICULADO
33 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
34 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 6,0 8,8 10,0 7.4 0 MATRICULADO
37 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
38 2023201**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 4,8 10,0 9.0 0 MATRICULADO
40 2023201**** 10,0 8,3 10,0 9.7 0 MATRICULADO
41 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023201**** 10,0 9,4 10,0 9.9 0 MATRICULADO
43 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
44 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
45 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
46 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
47 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
48 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
49 2023201**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 7,0 9,4 10,0 8.1 0 MATRICULADO
51 2023201**** 8,0 2,0 10,0 7.2 0 MATRICULADO
52 2023201**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 MATRICULADO
53 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
54 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
55 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
56 2023201**** 10,0 9,8 10,0 10.0 0 MATRICULADO

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