-

CMT/CEAD024 - OFICINA PROJETOS DE VIDA II - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (11/05/2024 - 09/06/2024)

Disponível em: gerada a partir do canvas

 

Caro(a) aluno(a),

 

É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas a todos vocês que embarcam nesta jornada de autodescoberta e desenvolvimento pessoal da disciplina “Oficina de projetos de vida II”. Ao longo da disciplina, vocês terão a oportunidade de refletir sobre a dificuldade de realizar mudanças, sobre suas carreiras e as dificuldades de se adaptar ao mercado de trabalho.

 

Aqui na "Oficina de Projetos de Vida II," nosso objetivo é criar um espaço onde vocês terão a oportunidade de explorar e compreender possibilidades de adaptabilidade de carreira, além de apresentar ferramentas que ajudam na tomada de decisão para o planejamento da carreira.

 

Não hesitem em compartilhar suas ideias, dúvidas e sonhos conosco, pois acredito que todos têm algo valioso a contribuir. Além disso, lembrem-se que para ter um melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

 

Bem-vindos à "Oficina de Projetos de Vida II" !

 

Professora Nayara Cardoso de Medeiros

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Professora no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí; Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Especialista em Engenharia de Produção com ênfase em Recursos Produtivos pela Universidade do estado do Amazonas; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2918639969872058

   PLANO_DE_DISCIPLINA -ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMATICA - Planos de vida II.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (11/05/2024 - 09/06/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (11/05/2024 - 09/06/2024)

  • Contextualização

- Mudança

- Adaptabilidade de Carreira

- Empregabilidade

- Competências

 

  • Carreira

- Conceitos

- Mitos

Auxiliar os professores na exploração e compreensão de suas carreiras, gerando reflexão sobre o que estamos fazendo com nossas vidas e carreiras e reflexão sobre verdades absolutas sobre carreira.

AUDIBERT, A.; TEIXEIRA, M. A. P. Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade em universitários brasileiros. Revista Brasileira de Orientação Profissional, n. 16, vol. 1, p. 83-93, 2015

 CARDOSO, P.; TAVEIRA, M. C.; TEIXEIRA, M. A. P. O Papel dos Professores no Processo de Orientação. Lisboa: Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, 2014.

TAVEIRA, M. C.; PAIXÃO, M. P.; GAMBOA, V. Os psicólogos no processo de orientação. Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, 2016.

 ZABALA, A. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre, Artmed, 2010.

 

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

Autoconhecimento: o que é, benefícios e como desenvolver.

https://www.youtube.com/watch?v=9OiWA0qawIo

- Compreensão de suas carreiras, gerando reflexão sobre o que estamos fazendo com nossas vidas e carreiras

- Reflexão sobre verdades absolutas sobre carreira.

    
Inicia em 11/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 11/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2024 às 23h 59
UNIDADE II (11/05/2024 - 09/06/2024)

Planejamento de Carreira e Vida: plano de ação

- Conceitos

- Passos para um projeto pessoal de carreira

- Análise SWOT

- SMART

Desenvolveer um projeto de carreira com auxilio de ferramentas  que ajudam na tomada de decisões para equilíbrio do sucesso na vida pessoal e profissional;

 AUDIBERT, A.; TEIXEIRA, M. A. P. Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade em universitários brasileiros. Revista Brasileira de Orientação Profissional, n. 16, vol. 1, p. 83-93, 2015 CARDOSO, P.; TAVEIRA, M. C.; TEIXEIRA, M. A. P. O Papel dos Professores no Processo de Orientação. Lisboa: Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, 2014.

TAVEIRA, M. C.; PAIXÃO, M. P.; GAMBOA, V. Os psicólogos no processo de orientação. Direção Geral de Educação, Ministério da Educação, 2016. ZABALA, A. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre, Artmed, 2010.

Em um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional, um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada. Siga Brilhante em sua jornada em busca do seu brilho próprio.

https://www.youtube.com/watch?v=21mDekTZwsw

Desenvolvimento de um plano pessoal de carreira a fim de ter auxilio na tomada de decisões para equilíbrio do sucesso na vida pessoal e profissional;

    
Inicia em 26/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 26/05/2024 às 00:00 a 14/06/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (11/05/2024 - 09/06/2024)
    
Inicia em 07/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 17/06/2024 às 18h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 0,0 3,3 6.7 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
8 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023201**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
20 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 7,5 0,0 10,0 6.5 0 AM
23 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
39 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
50 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
56 2023200**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 AM
57 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:23