Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, o conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas salas de aula, esporadicamente poderão ser realizadas em outros espaços adequados à sua execução como setor de campo, ginásio poliesportivo etc.; - As aulas práticas poderão ser realizadas na própria sala de aula, nos setores de produção animal, na Fazendinha do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ-UFPI) ou em comunidades, associações/cooperativas e propriedades particulares da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas; - Nas aulas teóricas e práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade; - Eventualmente, a depender dos temas abordados, questionários, grupos de discussão ou estudos dirigidos serão realizados durante a aula com o intuito de fixar os conteúdos e reforçar os pontos mais importantes dos assuntos trabalhados. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%.
AULA TEÓRICA: Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação (ao final de cada aula, realizados em sala). Neste tipo de avaliação, com ou sem atribuição de peso ou nota, os alunos serão avaliados de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados individualmente através de relatório escrito sobre as atividades práticas realizadas; PROVAS: A avaliação é elaborada a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será elaborada com questões objetivas e/ou discursivas. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação e ao Exame Final.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA FELLOWS, P. J. Tecnologia do processamento dos alimentos Princípios e Prática, ARTMED, 2007. FRANCO B. D. G. M; TERRA, N. N.; SHIMOKOMAKI, M. Atualidades em ciência e tecnologia de carnes. São Paulo: Varela, 2006. GAVA ALTANIR JAIME. Tecnologia de alimentos: Princípios e Aplicações: Nobel, 2008. MORETO E. et al. Introdução à ciência de alimentos. Florianópolis, Ed. da UFSC, 2002. 255p. OLIVEIRA J. S. de. Queijo: Fundamentos tecnológicos. 2ª Ed. São Paulo: Ícone, 1986. ORDOÑEZ J. A. Tecnologia de alimentos: Volume 2 Alimentos de origem animal. Editora Artmed, 2004. 280p. ROCCO, S. C. Embutidos, frios e defumados. Brasília: EMBRAPA SPI, 1996. TRONCO, V. M. Manual para inspeção da qualidade do leite. 3ª Ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2008.
COMPLEMENTAR EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. 2ª Ed. São Paulo: Atheneu, 2005. SILVA, J. A. Tópicos de Tecnologia de Alimentos. São Paulo: Varela, 2000. 227p. OETTERER, M.; REGITANO, dArce; SPOTO, M. H. F. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Manole, 2006. Textos, vídeos e imagens buscados em sítios eletrônicos.
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