-

CQ/CEAD011 - EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DE QUÍMICA DE NÍVEL MÉDIO - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/06/2024 - 15/07/2024)

IMAGEM 1: REPRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

Disponível em: https://www.gemconsortium.org/news/webinar%3A--improving-entrepreneurship-education-around-the-world---insights-from-gem-research

 

PROFESSOR INDICA

Artigo:

Promoting entrepreneurship in science education: Insights into curricular goals

(Promovendo empreendedorismo no ensino de ciências: percepções sobre os objetivos curriculares)

Link: https://www.engineegroup.us/articles/TCSIT-7-147.php

 

Caro(a) aluno(a),

Sejam bem-vindos à disciplina de “Empreendedorismo na área de Química de nível médio”! Este é o último degrau para o êxito na sua pós-graduação voltada ao Ensino de Química e suas Tecnologias. Neste curso, exploraremos como a química pode ser utilizada para criar soluções inovadoras e sustentáveis para problemas sociais e ambientais. Vocês aprenderão sobre os princípios do empreendedorismo social, a importância da sustentabilidade e a química verde. Através de estudos de caso, projetos práticos e discussões, vocês serão desafiados a desenvolver e implementar iniciativas que promovam um impacto positivo em suas comunidades. Nosso objetivo é equipá-los com o conhecimento e as habilidades necessárias para se tornarem líderes e inovadores no campo do ensino de química com um foco social. Estamos entusiasmados para iniciar esta jornada de aprendizado e transformação com vocês!

 

Link: Vídeo introdutório e plano de disciplina:

https://drive.google.com/file/d/180oLP-YgNrJKVxiCpp3aL6oV3NBalgwt/view?usp=drivesdk 

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: 

Everson Thiago Santos G. da Silva

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2010 e 2015, respectivamente). Atuou como pesquisador da Universidade Estadual de Campinas em nível de pós-doutorado pelo período de 2 anos, com ênfase na área de eletroquímica, atuando principalmente na fabricação de dispositivos eletroquímicos portáteis em plataforma de papel para análises de monitoramento e diagnóstico point-of-care. Suas áreas de interesse são: dispositivos sensores portáteis, biossensores, tintas condutoras, dispositivos eletroquímicos e diagnósticos de baixo custo. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Piauí, membro dos programas de pós-graduação da UFPI e da UESPI, e pesquisador do Laboratório de Automontagem Supramolecular - LAS.

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053088127528351

 

   PLANO_DE_DISCIPLINA_-_Empreendedorismo_na_area_de_Quimica_de_nivel_Medio_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/06/2024 - 15/07/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I - SEMANA 1 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade I – Parte 1: Empreendedorismo vs. Empreendedorismo Social

Disponível em: https://www.entrepreneur.com/en-ae/growth-strategies/social-entrepreneurship-has-a-key-role-to-play-enabling-our/359705

UNIDADE I – Parte I: Empreendedorismo vs. Empreendedorismo Social

             Fórum 1 – Empreendedorismo Social e Química: Desafios e Oportunidades

•             Introdução ao Empreendedorismo Social

•             Fundamentos de Química para o Empreendedorismo Social

Entender a diferença entre empreendedorismo, empreendedorismo social e filantropia.

Material didático

  • ANASTACIO, M.R.; FILHO, P.R.A.C; MARINS, J. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. - Curitiba : PUCPRESS, 2018.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1HvGSK4Cqki2OQXm9GcNgslGstiG7ijMk?usp=sharing 

 

A Revolução do Microcrédito

Em 1976, o economista Muhammad Yunus fundou o Grameen Bank em Bangladesh para oferecer pequenos empréstimos a pessoas pobres sem acesso a bancos tradicionais. Ele começou emprestando 27 dólares a 42 mulheres que fabricavam bambu, permitindo-lhes melhorar suas condições de vida.

O Grameen Bank tornou-se um modelo global de microfinanciamento, e Yunus recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Características do microcrédito incluem pequenos empréstimos sem garantias, alta taxa de reembolso (mais de 97%), e foco no empoderamento das mulheres. Este modelo demonstra como o empreendedorismo social pode transformar vidas e promover inclusão financeira.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/06/2024 às 00:00 a 14/07/2024 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade I – Parte 2: Empreendedorismo na Educação e o impacto social

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/three-things-entrepreneurs-dont-have-worry-danielle-storey  

UNIDADE I – Parte II: Empreendedorismo na Educação e o impacto social

•             Metodologias ativas e empreendedorismo

•             Desenvolvimento de projetos de impacto social em química

•             Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade I (22/06/2024) – Aula Síncrona 1

•             Atividade 1

Reconhecer, ensinar e/ou aplicar o empreendedorismo social associado a área da educação, especialmente no contexto da química e suas atribuições.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/18FEV0KM7cy6eYM64IofV9gqYGVcYw5Pg?usp=share_link

Empresa: GreenSoap

GreenSoap começou como um projeto escolar em São Paulo, onde alunos coletavam óleo de cozinha usado e aprendiam a transformá-lo em sabão ecológico, aplicando princípios de química verde. O sucesso local levou à formalização do projeto como uma empresa social. A missão da GreenSoap é reduzir a poluição e fornecer produtos de limpeza sustentáveis, enquanto educa a comunidade sobre práticas ecológicas. A empresa emprega ex-alunos e moradores locais, oferecendo treinamento contínuo e expandindo sua linha de produtos para incluir detergentes ecológicos. GreenSoap ganhou reconhecimento por seu impacto ambiental e educativo, inspirando iniciativas similares em outras comunidades.

 

 

    
Inicia em 22/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade II – Parte I: Ensino e empreendedorismo

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/vital-stats-start-up-arnab-ghosh?trk=article-ssr-frontend-pulse_more-articles_related-content-card

UNIDADE II – Parte I: Ensino e empreendedorismo

  • Fórum 2 – Inovação Pedagógica e Sustentabilidade no Ensino de Química
  • Sustentabilidade e química verde
  • Inclusão e diversidade no ensino de química
  • Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade II (29/06/2024) – Aula Síncrona 2

Associar a química ao empreendedorismo social voltado ao meio-ambiente, sustentabilidade e inclusão.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1Q1h90ZXPUDnXx9QT3tomktpNn-JYMZqC?usp=share_link

Hand Talk começou como um projeto universitário no Brasil, criado por Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, para promover a inclusão de pessoas surdas na educação e na comunicação diária. Eles desenvolveram um aplicativo que traduz texto e fala para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) usando um avatar 3D animado chamado Hugo. Transformado em empresa em 2012, Hand Talk colabora com instituições de ensino para integrar Libras nas aulas e foi reconhecida globalmente, inclusive pela ONU, por seu impacto social. A empresa continua a expandir internacionalmente, oferecendo soluções inclusivas para a educação e o mercado coorporativo.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 29/06/2024 às 00:00 a 14/07/2024 às 23:59
UNIDADE II - SEMANA 4 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade II – Parte II: Uma empresa social na educação

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/two-problems-student-start-up-initiatives-must-address-tony-paul  

UNIDADE II – Parte II: Uma empresa social na educação

  • Engajamento comunitário e parcerias
  • Criação de uma ideia de empresa
  • Atividade 2

Ser capaz de desenvolver uma ideia de empresa social voltada ao ensino de química e pivotar a ideia de acordo com as necessidades do momento.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1JYhQOH1jr3Z7HlUVyMqv5hnsA0wUoxWC?usp=share_link

BioAqua surgiu de um projeto de feira de ciências em uma escola de ensino médio na Califórnia, onde estudantes desenvolveram um filtro de água de baixo custo utilizando materiais recicláveis e tecnologia de bioremediação para remover metais pesados da água. Com o sucesso do projeto, eles fundaram a empresa para fornecer soluções sustentáveis de purificação de água para comunidades carentes. BioAqua ganhou reconhecimento e prêmios por sua inovação e impacto social, melhorando a saúde pública e expandindo suas operações globalmente, inspirando outros projetos escolares a se tornarem startups de impacto ambiental e social.

    
Inicia em 29/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/06/2024 - 15/07/2024)
    
Inicia em 05/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/07/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/06/2024 - 15/07/2024)
    
Inicia em 15/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 4,3 8.9 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 5,0 9.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
8 2023200**** 8,0 10,0 4,0 7.6 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
10 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
11 2023200**** 8,0 10,0 3,5 7.5 0 AM
12 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
15 2023200**** 10,0 5,0 8,8 8.8 0 AM
16 2023200**** 9,0 10,0 8,5 9.1 0 AM
17 2023200**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 AM
18 2023200**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 4,5 8.9 0 AM
20 2023200**** 10,0 5,0 9,5 8.9 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 8,3 9.7 0 AM
23 2023200**** 8,0 10,0 4,3 7.7 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
25 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 8,8 9.8 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 9,3 9.9 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 4,3 8.9 0 AM
34 2023200**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
35 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
36 2023200**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
37 2023200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
38 2023200**** 10,0 5,0 8,0 8.6 0 AM
39 2023201**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
41 2023200**** 9,0 5,0 5,0 7.4 0 AM
42 2023200**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
43 2023200**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 AM
45 2023200**** 10,0 10,0 7,5 9.5 0 AM
46 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 14:10