• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0034 - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS E DE BIOLOGIA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Pensar e aprender ciências (28/08/2024 - 11/09/2024)
   apres_disciplina.pptx 
O contexto da prática docente (25/09/2024 - 23/10/2024)
Espaços do aprender e do ensinar (06/11/2024 - 27/11/2024)
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia (04/12/2024 - 18/12/2024)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Campo de Estudo das Ciências; Fundamentação Científica; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Ciências-conceito, classificação, caracterização, importância e utilização; A Biologia no contexto científico; Métodos e técnicas Adequadas ao ensino de Biologia.
Objetivos: Geral : Preparar os alunos para o planejamento e a organização das atividades docentes necessárias ao ensino de ciências propiciando-lhes a vivência e a reflexão da prática docente. Específicos : • conhecer as diferentes propostas de ensino de ciências, analisando os currículos, textos didáticos e materiais de ensino de ciências; • discutir as condições em que se realiza o ensino de ciências e as práticas pedagógicas de ciências no ensino fundamental e médio; • discutir as implicações das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de ciências e de biologia; • conhecer as etapas do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, para definir objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação adequados às condições da realidade escolar e dos alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada;
Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;
Desenvolvimento de atividades práticas;
Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas no ambiente escolar ou em espaços não formais de ensino;
Desenvolvimento de projetos de ensino e atividades docentes pertinentes ao conteúdo desenvolvido na disciplina
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será feita por meio de participação nas discussões e atividades de sala de aula;

Atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado;

Elaboração e execução de projetos de ensino de ciências e de biologia.
Horário de atendimento: Sexta:10-12
Bibliografia: ALMEIDA, I.C. de .; MENDES, L. C. .; ROCHA, R. S. . . Tecnologias de informação e comunicação na educação em Biologia: Abordagens teóricas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e59610313822, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13822. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13822. Acesso em: 25 jul. 2022.
ANDRADE, Monica Cristina da Silva , VASCONCELLOS, Roberta Flávia Ribeiro Rolando, MARTINS, Herbert Gomes. Guia de metodologias ativas para professores de ensino de ciências na educação básica. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2020. 98 p.
BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto] . Parnaíba: Edufpi, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia, 2018.
CACHAPUZ, Antonio et al. (org). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO,A.M;GIL-PEREZ,D. Formação dos professores de Ciências. Cortez, São Paulo. 2006
GOLOMBEK, Diego. Aprender e ensinar Ciências: do laboratório à sala de aula e vice-versa. 2ª. Edição. Sangari do Brasil, São Paulo, 2009.
PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-153, 28 ago. 2001
POZO, Juan I.; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: 5ª. Edição. Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2024
11/09/2024
Pensar e aprender ciências
25/09/2024
23/10/2024
O contexto da prática docente
06/11/2024
27/11/2024
Espaços do aprender e do ensinar
04/12/2024
18/12/2024
Planejamento da Ação docente para o ensino de ciências e de biologia
Avaliações
Data Descrição
18/09/2024 1ª Avaliação
06/11/2024 2ª Avaliação
18/12/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Boas vindas e inicio das aulas 20/08/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1129 02/10/2024 06:07