-

DCCJ625 - ESTATÍSTICA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
ESTATÍSTICA DESCRITIVA (20/08/2024 - 24/09/2024)
Conceitos inicias; organização e representação de dados; medidas de: posição, dispersão, separatrizes; assimetria e curtose; correlação e covariância;
   PLANO DE ENSINO 
PROBABILIDADE / VARIÁVEL ALEATÓRIA (01/10/2024 - 05/11/2024)
Conceitos inicias; Cálculo de Probabilidade
VARIÁVEL ALEATÓRIA DISCRETA / AJUSTAMENTOS E REGRESSÃO SIMPLES (12/11/2024 - 17/12/2024)
Conceitos; Principais modelos discretos Diagrama de dispersão; Covariância. Correlação linear Ajuste por mínimos quadrados; Análise de resíduos.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO Total
20
1 2023904**** 0 0
2 2023905**** 0 0
3 2023904**** 0
4 2023904**** 0 0
5 2023905**** 0 0
6 2024900**** 0
7 2023904**** 2 2
8 2023904**** 0 0
9 2023904**** 0 0
10 2022901**** 0 0
11 2024900**** 0
12 2023903**** 0 0
13 2024902**** 0
14 2022902**** 0 0
15 2023905**** 0 0
16 2024900**** 0 0
17 2024900**** 0 0
18 2024900**** 0 0
19 2023903**** 2 2
20 2024900**** 0 0
21 2023904**** 0 0
22 2023904**** 0 0
23 2024900**** 0 0
24 2023905**** 0 0
25 2023904**** 0 0
26 2023904**** 0 0
27 2023903**** 0 0
28 2023905**** 0 0
29 2024900**** 0
30 2023901**** 2 2
31 2023903**** 0 0
32 2023904**** 0 0
33 2024900**** 0 0
34 2022902**** 0 0
35 2020905**** 2 2
36 2023904**** 0 0
37 2023900**** 0
38 2023904**** 0 0
39 2023904**** 0 0
40 2022902**** 0 0
41 2023904**** 0 0
42 2023904**** 0 0
43 2024900**** 0
44 2023904**** 0 0
45 2018905**** 0 0
46 2020906**** 0 0
47 2024900**** 0
48 2021905**** 0 0
49 2023904**** 0 0
50 2023905**** 0 0
51 2023904**** 0 0
52 2024900**** 0 0
53 2023904**** 0 0
54 2023904**** 0 0
55 2023904**** 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas, com foco na apresentação e discussões do conteúdo proposto a fim de que os alunos compreendam e progridam continuamente para a aplicação das ideias. Promoção do protagonismo e autoconstrução do conhecimento a partir de atividades baseada na resolução de problemas, podendo utilizar estudos de casos. Aplicação de Listas de Atividade para os alunos resolverem em horários diferentes das aulas. A efetivação da proposta se dará por meio da utilização de livro texto, data show, computador, lista de atividades, notas de aulas, quadro, pincel e apagador. Ademais, ao final da disciplina os alunos deverão estar aptos para continuação dos estudos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação será processual e continua considerando os seguintes critérios (Resolução CEPEX Nº177/2012):
1 – Frequência mínima de 75% da carga horária (Art. 111, § 1º);
2 – Nota média parcial igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações parciais (Art. 111, § 1º). A disciplina, dividida em três unidades, terá uma nota para cada, sendo a nota final correspondente a uma média aritmética;
3 – Participação/interação em sala e nas atividades propostas, responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade nos trabalhos produzidos.
4 – Os alunos que obtiverem a média final maior ou igual que 4,0 (quatro) e menor que 7,0 serão submetidos ao exame final. No exame final, serão aprovados os discentes que tiverem nota maior ou igual que 6,0 (seis) ( Art. 111, § 2º; Art. 116);
5 – Todas três notas parciais serão obtidas através da realização de exame individual e não pesquisado. Como a disciplina é de 30 horas, os dois primeiros exames comporão primeira nota (sendo a média aritmética) e a terceira nota será formada por um único exame;
6 – Poderão ser acrescidas listas de exercícios e incorporadas na nota do exame;
7 – Poderá acontecer seminários ou trabalhos de pesquisa a fim de complementar a nota nunca a nota do exame sendo menor que 80% da nota da avaliação mensal. No caso do trabalho de pesquisa a nota pode corresponder a 50% da terceira nota;
8 – A segunda chamada deverá ser solicitada apresentado as justificativas por e-mail ( (franciscovieira@ufdpar.edu.br), preferencialmente com atestado médico.

Horário de atendimento: 20:00-22:00
Bibliografia: BÁSICA:
BUSSAB, Wilton O. MORETTIN, Pedro A. Estatística básica - métodos quantitativos. São Paulo: Ed. Atual, 2002.
COSTA NETO, Pedro L. de Oliveira. Estatística. 2 ed. São Paulo: Ed. Edgard Blucher: 2002.
FONSECA, Jairo Simon da; ANDRADE, Gilberto Martins de. Curso de estatística. 6 ed São Paulo: Atlas.1996
COMPLEMENTAR:
HOEL, Paul G. Estatística elementar. S.P.: Atlas 1981.
MAGALHÃES, M. N. Noções de Probabilidade e Estatística. 6ª ed. rev., 2ª reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
MEDEIROS, Ermes da Silva. Estatística: para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. S.P. Atlas.1999.
MEYER, Paul L. Probabilidade: aplicações à estatística. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro: Ed S/A, 1983
NAZARETH, Helenalda. Curso básico de estatística. São Paulo: Ática, 1992
TOLEDO, Geraldo L. O.; VALE, Ivo I. Estatística básica. São Paulo: Atlas, 1995
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/08/2024
24/09/2024
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
01/10/2024
05/11/2024
PROBABILIDADE / VARIÁVEL ALEATÓRIA
12/11/2024
17/12/2024
VARIÁVEL ALEATÓRIA DISCRETA / AJUSTAMENTOS E REGRESSÃO SIMPLES
Avaliações
Data Descrição
05/11/2024 1ª Avaliação
10/12/2024 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:18