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CG/CEAD015 - ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA E AGRÁRIA - Turma: 26B (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (30/06/2024 - 30/06/2024)

   Plano da disciplina 
  

Prezad@s alun@s, saudações!

Estamos iniciando a disciplina Ensino de Geografia Urbana e Geografia Agrária, a qual visa instrumentalizá-los na compreensão e análise dos fundamentos teórico-metodológicos aplicados à Geografia Escolar.  A disciplina Ensino de Geografia Urbana e Agrária é fundamental para a compreensão das liguagens nas metodologias de ensino do urbano e do agrário. Por meio dela, discutem-se os temas e fenômenos das cidades e do campo  no intuito de fundamentar a leitura desses espaços geográficos. Assim, a compreensão de temas da Geografia Urbana e Geografia Agrária  como processo de ensino-aprendizagem, visam despertar no aluno o interesse pelo estudo da cidade e do campo. Nesse sentido, desejamos aprendizados frutíferos a tod@s!

Atenciosamente,

Prof. Wesley Pinto Carneiro

CONTEÚDOS DAS UNIDADES E MATERIAL DIDÁTICO (01/07/2024 - 01/07/2024)

 

Unidade I – O Ensino sobre Cidades

1.1 – Contribuições para o Ensino de Geografia Urbana

1.2 -  A cidade e o urbano na formação do Professor de Geografia

Unidade II – O Ensino sobre Geografia Agrária

2.1 – A educação geográfica no campo

2.2 – O ensino dos movimentos sociais do campo

Unidade III – Temáticas sobre o ensino de Geografia Urbana e Agrária

3.1 – Metodologias de ensino sobre cidade e campo

3.2 -  Análise dos conteúdos sobre cidade e campo nos livros didáticos de Geografia

 

  Texto: A questão agrária no ensino de Geografia: reflexões e metodologias (Cesar, 2019) 
O objetivo desse artigo é indicar possibilidades metodológicas para o ensino de espaço rural.
  TEXT0: As contribuições da Geografia para o Ensino de Cidade e a formação (Alelaf; Portela, 2021) 
o objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã, expor encaminhamentos de assuntos que podem ser estudados nesse conteúdo e apresentar algumas produções referentes ao ensino de cidade e a relação com a Geografia.
  Texto: A Cidade e o Urbano na formação do Professor de Geografia (Souza, 2009) 
Esse texto objetiva discutir o processo de construção do conhecimento sobre a cidade e sobre o urbano realizado pelos alunos das licenciaturas.
  Texto: A cidade como objeto de conhecimento para educação geográfica (Ferreira; Pereira, 2020) 
o presente trabalho dedica-se a analisar o ensino de cidade a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  Texto: A temática Segregação Socioespacial para o ensino de da cidade de Teresina (Bueno; Portela, 2024) 
O presente texto tem como objetivo analisar como a temática segregação socioespacial é abordada nos currículos ensino de Geografia, especialmente para o município de Teresina.
  Texto: A importância do estudo da cidade para o ensino de geografia (Abreu; Portela, 2024) 
O texto apresenta os principais pontos do ensino de Geografia e a função que a cidade pode desempenhar na base da Geografia na escola.
  Texto: A Geografia Agrária no Ensino Fundamental: uma análise da questão agrária brasileira na BNCC (Sousa; Silva, 2022) 
O presente trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as finalidades em que as habilidades referentes ao conteúdo abordam a dinâmica da questão agrária brasileira.
MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR (ARQUIVOS EM PDF) (02/07/2024 - 02/07/2024)

 

 
FÓRUNS DE DISCUSSÃO (02/07/2024 - 13/07/2024)

 

 
   Fórum de Discussão: Como discutir a temática segregação socioespacial urbana na Geografia Escolar?
Período de Habilitação: 30/06/2024 às 00:00 a 14/07/2024 às 23:59
ATIVIDADES / TAREFAS (14/07/2024 - 24/07/2024)

 

 
    
Inicia em 14/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/07/2024 às 23h 59
ENVIO DAS ATIVIDADES / TAREFAS (ARQUIVOS EM PDF) (24/07/2024 - 24/07/2024)

 

 
  TAREFA: Análise dos conteúdos de Geografia Urbana e Agrária nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental ou Médio 
Analisar os conteúdos de Geografia Urbana e Agrária nos livros didáticos adotados na rede pública e/ou particular.
  Atividade avaliativa - Estudo do Meio urbano e rural 
- Analisar a organização do espaço urbano e/ou rural do município que o(a) aluno (a) reside, a partir da observação da paisagem , das atividades econômicas e da percepção da população local; - Responder e encaminhar o Roteiro de atividades.
VÍDEOS E SITES - TEMAS/OBJETIVOS DA DISCIPLINA (26/07/2024 - 26/07/2024)

 

 
    Cartas Urbanas (Site) 
ATIVIDADE AVALIATIVA / PROVA (27/07/2024 - 04/08/2024)

 

 
    
Inicia em 25/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 04/08/2024 às 23h 59
ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS (04/08/2024 - 04/08/2024)

 ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS (IMPORTANTE LER ATÉ O FINAL)

1 - O aluno deve recorrer ao Professor Tutor para solicitar soluções de problemas acadêmicos junto à Coordenação do Curso.  

2 - A Coordenação do Curso não se responsabilizará por eventuais problemas em relação ao Sistema SIGAA. Caso o aluno se sinta prejudicado poderá recorrer ao STI, a respeito do acontecido.

3 - Não acontecerá prorrogação de prazos de atividades.

5 - Toda e qualquer declaração, bem como Histórico Escolar que o aluno tenha direito ele pode baixar diretamente do SIGAA sem precisar autenticar, já que o sistema faz a autenticação automaticamente. Não cabe a Coordenação do Curso ou de Polo fornecer qualquer outra declaração.

6 - O aluno será atendido de acordo com o Regimento Geral da UFPI, bem como a Resolução CEPEX 177/2012. disponibilizados no endereço: http://www.ufpi.br/estatutos-regimentos-e-resolucoes

7 - O aluno deve cobrar as provas corrigidas, pois estas são documentos do discente para comprovar algum equívoco na correção da nota ou digitação no SIGAA.

PAPÉIS DOS AGENTES EAD ENVOLVIDOS COM O CURSO

Coordenador do Curso: Acompanhar o Curso Administrativamente de forma a conduzi-lo dentro das normas da UFPI e das normas estabelecidas pelo MEC e CAPES.

Coordenador de Tutoria: Selecionar, Capacitar os Professores Tutores Presenciais e a Distância do curso no uso do Ambiente Virtual (SIGAA), bem como acompanhar os mesmos na Plataforma juntamente com o Coordenador de Disciplina (Professor Formador).

Coordenador de Disciplina (Professor Formador): Capacitar os Professores Tutores em relação ao Conteúdo da Disciplina, acompanhar o seu desempenho junto a Plataforma. Cabe ainda ao Coordenador da Disciplina a elaboração de todo e qualquer conteúdo da Disciplina, tais como, slides, Textos Complementares, Vídeos Aulas, Apostila, elaborar Provas, fóruns e atividades. No final da Disciplina Consolidar as Turmas ou Comunicar a Coordenação que as mesmas já estão prontas para serem consolidadas.

Professor Tutor Presencial: Acompanhar os alunos no Polo com uma carga horária de 20h semanais. Deve disponibilizar quadro de horário para a turma, onde os alunos possam comparecer ao polo para receber orientações e tirar suas dúvidas. Também, o Professor Tutor Presencial deve estar presente durante o Encontro Presencial para colaborar na transmissão dos conteúdos da disciplina e apoiar a logística do Encontro.

Professor Tutor a Distância: É responsável por acompanhar os alunos na plataforma, respondendo as postagens dos fóruns no prazo de 24 horas. Corrigir as Atividades e Provas baseado nos gabaritos disponibilizados pelo Coordenador de Disciplina. Ministrar aula nos Encontros Presenciais, com apoio do Professor Tutor Presencial.

Coordenador do Polo: Organizar o Espaço Físico no Polo para o Encontro Presencial. Solicitar recurso junto ao mantenedor e reparos no espaço físico e equipamentos, para o bom atendimento aos discentes. Qualquer problema acadêmico, o mesmo deve reportar-se à coordenação do curso.

ORIENTAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES ONLINE

a) FÓRUNS DE DISCUSSÃO - são disponibilizados dois Fóruns de Discussão, nos quais o aluno aprofundará o conhecimento do tema proposto na Disciplina, bem como tirará suas dúvidas a respeito do mesmo. Todavia, não existirá justificativa da não participação do aluno no fórum, que representa 20% da nota geral para a aprovação na Disciplina. Cabe ao Professor Tutor a Distância acessar o Fórum no período de 24 horas para dar respostas às postagens dos alunos, de preferência se reportando individualmente aos alunos. Diante do não cumprimento deste prazo, o aluno poderá comunicar à Coordenação e ao Coordenador de Tutoria, via e-mail (coordtutoriageo@ufpi.edu.br), para que possam tomar as devidas providências.

b) TAREFAS - são propostas duas Tarefas Online, que devem ser realizadas conforme orientações constantes na caixa de mensagem de cada Tarefa e respeitando os prazos. Qualquer dúvida em relação à realização das Tarefas entrar em contato com os professores tutores a distância e/ou presencial e/ou com o professor coordenador da disciplina, através das ferramentas de mensagem do SIGAA ou outros meios de comunicação disponíveis. 

 Bons estudos!

 

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