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FLAVIO FERRY DE OLIVEIRA MOREIRA

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO/CCN

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flavio ferry de oliveira moreira

INF - DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO/CCN

CCB/CEAD025 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS - Turma: 5A (2024.2)

Tópicos Aulas
Conferência de Abertura: Atenção Primária em Saúde e as Redes de Atenção (05/02/2019 - 05/02/2019)
   MANUAL DO MÓDULO II ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE E REDES DE ATENÇÃO.pdf 
  RAPS.pptx 
I Encontro presencial (14/02/2019 - 14/02/2019)

PROBLEMATIZAÇÃO COM BASE NOS TEXTOS QUE FORAM DISPONIBILIZADOS PARA LEITURA:

 

BOUSQUAT, Aylene et al . Atenção primária à saúde e coordenação do cuidado nas regiões de saúde: perspectiva de gestores e usuários. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 22, n. 4, p. 1

141-1154,  Apr.  2017.

 

GIOVANELLA L., MENDONÇA M.H. Atenção primária à saúde. In: GIOVANELLA, L.; ESCOREL, S.; LOBATO, L. V. C.; NORONHA, J. C.; CARVALHO, A. I. (org). Políticas e Sistema de

Saúde no Brasil. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. p. 575-625.

 

 

DISCUSSÃO DOS TEXTOS COM BASE NOS PONTOS PROBLEMATIZADORES:

 

- Conceitue Atenção Primária à Saúde (APS).

- Como se estrutura as redes de cuidado na APS?

- Considerando o conteúdo abordado no primeiro encontro, os textos e sua vivência, quais os desafios e potencialidades em integralizar as redes de atenção?

- Qual o papel da APS nessa integralização?

 

Após a discussão, apesentação da atividade de dispersão:

 

Atividade: Desenvolver uma pesquisa buscando compreender o intinerário/organização da Rede de Atenção à Saúde (Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Atenção Urgência e Emergência, Rede Cegonha, Rede de Atenção a Doenças Crônicas e Central de Regulação), considerando a sua organização, tendo a Atenção Primária à Saúde como reorientadora do modelo de atenção à saúde, seus desafios e potencialidades.

 

OBS: Buscar as pessoas responsáveis pelas redes de atenção do seu município e/ou território de atuação para conhecer como as mesmas funcionam tomando como ponto cental a Atenção Primária à Saúde (referência e contra referência).  

 

Pontos a serem considerados para realização da atividade:

 

- O grupo tutorial (15 pessoas) irá dividir-se em 05 grupos de 03 pessoas, no qual cada grupo ficará responsável por um dispositivo da rede de atenção (ao todo serão 05 trabalhados): Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Rede de Atenção Urgencia e Emergência (RUE), Rede Cegonha, Rede de Atenção a Doenças Crônicas (Oncologia) e Central de Regulação;

- Cada componente do grupo de 03 (grupo temático) irá desenvolver sua atividade (referente a rede de atenção que ficar) e redigi-la de forma individual;

- Entretanto, no retorno da atividade (que ocorrerá no terceiro encontro), o grupo se reunirá para compartilhar os produtos de cada componente e JUNTOS montarem a apresentação.

 

- No terceiro encontro, cada pessoa deverá entregar seu trabalho individual (produto da atividade de dispersão) para os tutores. Cada pessoa terá autonomia para entregar no formato que achar mais adequado.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/08/2024 - 15/08/2024)

Disponível em: https://www.casadaterracursos.com.br/product-page/ead-anatomia-e-fisiologia

 

Caro(a) aluno(a),

Nesta disciplina será abordado um conjunto de conceitos, princípios e técnicas relacionadas aos tópicos das Ciências Morfofuncionais (anatomia, fisiologia, histologia, embriologia, entre outras). Começando com uma jornada fascinante pelo corpo humano, através de uma visão inicial desde suas mais importantes estruturas constituintes, e o seu complexo funcionamento na busca da Homeostasia.

                No transcorrer da disciplina você irá se deparar com uma linguagem (terminologia) própria, voltada para propiciar uma maior interação com outros profissionais da área, e principalmente com os estudantes dos diferentes níveis educacionais.

 

                Uma excelente disciplina.

 

                Bons estudos!

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Ardilles Juan Carlos Alves dos Santos

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010), Especialização em Morfologia pela Universidade federal de Pernambuco (2013), Especialização em Metodologias Ativas para Docência no Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos (2019), Mestrado (2016) e Doutorado (2018) em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0446861657408858

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/08/2024 - 15/08/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

AMBIENTAÇÂO SIGAA

 


AULA 1


UNIDADE I (01/08/2024 - 15/08/2024)

UNIDADE I – Introdução ao estudo das Ciências Morfofuncionais do corpo humano saudável

1.1 -  Introdução ao estudo da Morfologia (conceito, histórico, divisão, nomenclatura anatômica, tipos constitucionais, planos de delimitação, secção e de construção do corpo humano);

1.2   - Discussão da organização do corpo humano e das propriedades compartilhadas ao longo da escala evolutiva;

1.3 - Apresentação e utilização do vocabulário próprio nas ciências morfofuncionais.

Compreender o conceito, o histórico, a divisão, a nomenclatura, os tipos constitucionais, os planos de delimitação, secção e de construção do corpo humano, além das principais funções e estruturas macroscópicas, microscópicas e moleculares dos diversos sistemas do corpo humano saudável.

Texto base/Livro:

 

  • DÂNGELO, J. C.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.
  • FREITAS, V. Anatomia: Conceitos e Fundamentos. 1° ed. São Paulo: ArtMed. 2004.
  • JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica: texto e atlas.12° ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2013.
  • MOORE, K. L. Anatomia Orientada para a Clínica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara
    Koogan, 2021.
  • MOORE, K. L.; PERSAUD, T. V. N.; TORCHIA, M. G. Embriologia Básica. 9°ed. Elsevier. 2016.
  • TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

 

- VÍDEOS

 

-  LINKS DE ARTIGO

1         https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6473_01102020233401.pdf

Fonte Imagem 1. https://feedobem.com/artigos/conhecer/2020-01-21-a-sabedoria-que-perdemos-do-antigo-egito/

Fonte Imagem 2. https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistaepeqfafibe/sumario/24/20112012215831.pdf

 

 

Desde a evolução das espécies, a curiosidade é inerente ao ser vivo, destacand0-se a espécie humana. Dentre um dos temas mais estudados e que desperta maior curiosidade na espécie humana têm-se o seu próprio corpo, cujo conhecimento remonta a milhares de anos.  A história da anatomia humana remete a cerca de 3.000 anos a.C., através da análise de registros fósseis, e pinturas rupestres deixadas pelos povos desse período.  Durante o período da Antiguidade, por volta dos anos 600 a 300 a.C. destaca-se as obras de Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, a partir de suas contribuições através de estudos, textos e desenhos para estudo do corpo humano. Nessa historiografia da anatomia humana, muitos outros anatomistas se destacam, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, André Vesálio, entre muitos outros. Chegando ao que atualmente conhecemos coo a técnica mais moderna para preservação do corpo humano “Plastinação”, criada e difundida por Gunther Von Hagens.

 

  • Assista ao breve vídeo sobre a história da Anatomia Humana.

https://www.youtube.com/watch?v=wkQswLjpe6E

Ao final da unidade I o aluno deve se apropriar dos conhecimentos, nomenclatura e conceitos básicos sobre as Ciências Morfofuncionais (anatomia, fisiologia, histologia e embriologia), através do estudo da história, técnicas e metodologias utilizadas por essas disciplinas. Auxiliando na integração com a futura aplicação prática nos respectivos ambientes de trabalho e futuras disciplinas do curso. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/08/2024 às 00:00 a 20/08/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/08/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/08/2024 - 15/08/2024)

Após o percurso trilhado ao longo da unidade didática, agora será realizada a verificação da aprendizagem.
Adotamos a concepção de avaliação assumida no Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Ciências Morfofuncionais Aplicadas ao Ensino.  A nota será dividida em dois momentos: o primeiro momento será realização do exercício disponível na página no SIGAA, assim como participação no Fórum da disciplina. A segunda etapa será aplicada uma avaliação teórica de múltipla escolha, aplicada na plataforma virtual SIGAA.

    
Inicia em 19/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/08/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (01/08/2024 - 15/08/2024)
    
Inicia em 23/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/08/2024 às 23h 59
Introdução ao Estudo da Anatomia (09/09/2024 - 09/09/2024)
Avaliação Final (27/01/2025 - 27/01/2025)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024201**** 9,0 8,6 8,8 8.9 0 MATRICULADO
2 2024201**** 10,0 8,5 8,9 9.5 0 MATRICULADO
3 2024201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 MATRICULADO
4 2024201**** 9,0 9,0 8,7 8.9 0 MATRICULADO
5 2024201**** 10,0 9,2 9,7 9.8 0 MATRICULADO
6 2024201**** 10,0 9,0 8,8 9.6 0 MATRICULADO
7 2024201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
8 2024201**** 7,0 10,0 8,2 7.8 0 MATRICULADO
9 2024201**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
10 2024201**** 8,0 9,2 9,0 8.4 0 MATRICULADO
11 2024201**** 10,0 10,0 8,7 9.7 0 MATRICULADO
12 2024201**** 7,0 10,0 8,8 8.0 0 MATRICULADO
13 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
14 2024201**** 6,0 10,0 8,5 7.3 0 MATRICULADO
15 2024201**** 10,0 10,0 8,8 9.8 0 MATRICULADO
16 2024201**** 7,0 8,5 8,0 7.5 0 MATRICULADO
17 2024201**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
18 2024201**** 9,0 10,0 9,2 9.2 0 MATRICULADO
19 2024201**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
20 2024201**** 10,0 9,0 9,6 9.7 0 MATRICULADO
21 2024201**** 9,0 9,0 9,6 9.1 0 MATRICULADO
22 2024201**** 8,0 9,0 9,7 8.5 0 MATRICULADO
23 2024201**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
24 2024201**** 7,0 8,7 9,8 7.9 0 MATRICULADO
25 2024201**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
26 2024201**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 MATRICULADO
27 2024201**** 10,0 9,0 8,7 9.5 0 MATRICULADO
28 2024201**** 9,0 10,0 9,3 9.3 0 MATRICULADO
29 2024201**** 6,0 10,0 9,0 7.4 0 MATRICULADO
30 2024201**** 9,0 10,0 8,5 9.1 0 MATRICULADO
31 2024201**** 10,0 9,0 8,8 9.6 0 MATRICULADO
32 2024201**** 8,0 9,5 8,0 8.3 0 MATRICULADO
33 2024201**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
34 2024201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
35 2024201**** 8,0 9,0 0,0 6.6 0 MATRICULADO
36 2024201**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
37 2024201**** 10,0 9,0 8,7 9.5 0 MATRICULADO
38 2024201**** 8,0 9,5 9,2 8.5 0 MATRICULADO
39 2024201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
40 2024201**** 10,0 9,5 9,4 9.8 0 MATRICULADO
41 2024201**** 10,0 10,0 8,4 9.7 0 MATRICULADO
42 2024201**** 9,0 10,0 8,6 9.1 0 MATRICULADO
43 2024201**** 9,0 8,7 9,4 9.0 0 MATRICULADO
44 2024201**** 10,0 9,3 9,4 9.7 0 MATRICULADO
45 2024201**** 10,0 9,5 9,6 9.8 0 MATRICULADO
46 2024201**** 10,0 9,0 9,8 9.8 0 MATRICULADO
47 2024201**** 7,0 7,0 8,8 7.4 0 MATRICULADO
48 2024201**** 7,0 8,5 8,3 7.6 0 MATRICULADO
49 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
50 2024201**** 9,0 9,0 7,8 8.8 0 MATRICULADO
51 2024201**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
52 2024201**** 8,0 10,0 9,6 8.7 0 MATRICULADO
53 2024201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
54 2024201**** 10,0 0,0 9,7 7.9 0 MATRICULADO
55 2024201**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 MATRICULADO
56 2024201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
57 2024201**** 7,0 7,2 7,0 7.0 0 MATRICULADO

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Notícias da Turma
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Título

Data
Período de Avaliação 19/08/2024
Link do Drive da aula do dia 03/08/24 05/08/2024
Link do Google Meet 02/08/2024

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