-

PPGPSI018 - TÓPICOS ESPECIAIS I - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e Conteúdo (19/08/2024 - 19/08/2024)
Turismo, Audiovisual e Psicologia (26/08/2024 - 25/11/2024)
   207 - Psicologia em cena.pdf 
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aborda questões teóricas, metodológicas ou temáticas de acordo com as demandas dos/as mestrandos/as e as necessidades do curso. Problematiza questões contemporâneas da Psicologia, focando temas emergentes relacionados à investigação ou à teorização psicológica. Ministrada por docente do Programa ou oferecida por ocasião de intercâmbio com professor visitante.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Temas e assuntos: Discussão sobre conceitos de viagem, viajantes e turistas e a relação com o outro (outro lugar, outra língua, outra cultura, outro ser). A arte de viajar permeada por mídias. As narrativas de viagens presentes no cinema e as diferentes leituras sobre os filmes. O cinema na construção do imaginário turístico. Semiótica do Turismo aplicado. O poder da Imagem. Overtourism e a relação da psicologia com o visitado.
Objetivos: A disciplina possibilita um diálogo entre as viagens, o cinema e a psicologia, problematizando as diferentes percepções da viagem e os encontros (ou desencontros) com o outro (outro lugar, outra língua, outra cultura, outro ser). Possibilita, ainda, a discussão sobre a participação do cinema na construção do imaginário turístico. Compreender e criar crítica sobre o fenômeno do Overtourism na relação de viajantes e visitados.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação:
0-10: 1 artigo com tema livre que aborde audiovisual e psicologia (preferência na área da dissertação ou das viagens).
0-10: 1 Seminário com apresentação em sala, com tema a ser sorteado (temas: Semiótica e turismo; Imagens, imaginário e viagens; overtourism e fatores psicológicos; fatores determinantes e condicionantes de viagens por meio do audiovisual).
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia:
Abeijón, M. M. (2018). Turismo y thriller: sobre la representación cinematográfica de la ciudad de Cali. Las fuentes de información turística en foco. Aranzadi
Beeton, S. (2016). Film-induced tourism. Channel View Publications.
Bignami, R. (2005). A Imagem do Brasil no Turismo: Construção, Desafios e Vantagem Competitiva. Aleph.
Echtner, C. M. (1999). The semiotic paradigm: implications for tourism research. Tourism Management, 20(1), 47-57. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(98)00105-8
Lipovetsky, G., Serroy J. (2009). A Tela Global. Mídias Culturais e Cinema na Era Hipermoderna. Sulina.
Mello, C. (2019). Semiótica do turismo aplicada. Curitiba, PR: Appris.
Riani Costa Perinotto, A., Vergal, A. C., S. G. Gimenes Minasse, M. H., & de Oliveira da Silva , B. (2021). The Influence of Cinema in the Formation of Brazil’s Image Abroad. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 20(39), 33-55. https://doi.org/10.22395/angr.v20n39a2
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/08/2024
19/08/2024
Apresentação e Conteúdo
26/08/2024
25/11/2024
Turismo, Audiovisual e Psicologia
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:20