Dados da Disciplina
Ementa: |
O curso visa oferecer instrumentos metodológicos para o planejamento da gestão da propriedade rural e na elaboração de projetos agropecuários. Estudando-se:
- O planejamento da empresa rural: importância, tipos,
- Noções de matemática financeira: Porcentagem, Juros
Classificação dos custos: calculo de produção na empresa rural, métodos de calculo do custo da produção agrícola, avaliação: custo x benefício
- Avaliação de bens na empresa rural
- Crédito Rural:
Definição, sistema Nacional de crédito rural, objetivos, finalidades, beneficiários, custeio agrícola, pecuário, investimento e comercialização, garantias, principais programas para o nordeste.
- PROJETOS AGROPECUÁRIOS: descrição, formatação e elaboração de projetos agropecuários. Análise financeira de viabilidade do projeto. |
Objetivos: |
|
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- As aulas teóricas serão realizadas utilizando slides em Power point, projetados por meio de Data show, o conteúdo será abordado de forma dinâmica e interativa buscando explorar o pensamento crítico e a construção do conhecimento do aluno. Essas aulas não serão realizadas exclusivamente nas salas de aula, esporadicamente poderão ser realizadas em outros espaços adequados à sua execução como setor de campo, ginásio poliesportivo etc.; - Nas aulas teóricas e/ou práticas poderão ser apresentados vídeos que contemplem situações teórico/práticas que os alunos irão se deparar no desenvolvimento da sua profissão, sempre em consonância com os conteúdos da ementa da disciplina ou da realidade social da comunidade; - Aulas práticas serão realizadas no setor de campo do Colégio Técnico de Bom Jesus (UFPI) e, sempre que possível, em propriedades da região. As atividades práticas serão direcionadas e adequadas aos conteúdos abordados na disciplina e de acordo com a estrutura e disponibilidade dos locais de realização destas; - A realização das aulas práticas será orientada por um Guia de aula prática, sempre que possível, elaborado de acordo com o tema trabalhado e as atividades programadas, que definirá o desenvolvimento da aula, materiais, metodologia e, principalmente, os cuidados que todos precisam observar durante a atividade. As aulas práticas envolverão atividades de manejo, tratos, cuidados, produção de materiais, acompanhamento de procedimentos e análise de dados. Reconhecendo a importância do desenvolvimento de determinadas habilidades e competências com meios tecnológicos que os alunos devem desenvolver, poderão ser empregadas estratégias de ensino-aprendizagem utilizando recursos de ensino remoto e/ou à distância. Ferramentas como chats, fóruns, videoaulas e encontros síncronos podem ser utilizadas como instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem do componente. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%.
AULA TEÓRICA: Nas aulas teóricas, os discentes serão avaliados por meio de aspectos qualitativos e quantitativos. Será realizada a observação e análise de desempenho dos alunos durante a aula, por meio de avaliação da participação e/ou exercícios de fixação (ao final de cada aula, realizados em sala). Os discentes também poderão ser avaliados por meio de ferramentas como grupo de discussão e seminários. Nestes tipos de avaliação, com ou sem atribuição de peso ou nota, os alunos serão avaliados de forma contínua e processual. Os aspectos avaliados durante a aula serão: assiduidade, participação, interesse, capacidade argumentativa e interpretativa. AULA PRÁTICA: Os alunos serão avaliados individualmente ou em grupo através de relatório escrito sobre as atividades realizadas nas aulas práticas; PROVAS: A avaliação é elaborada a fim de evidenciar o grau de aprendizagem dos discentes com relação aos conteúdos abordados e discutidos, buscando assim, contemplar as principais formas de ação pedagógica. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecendo durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será elaborada com questões objetivas e/ou discursivas. Aos discentes que não atingirem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) ao final do curso, será dada ao mesmo a oportunidade à Atividade de Recuperação. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BÁSICA BREITENBACH, R. Gestão rural do contexto do agronegócio: desafios e limitações. Desafio Online, v.2, n. 2, p. 714-731, 2014. Curso técnico em agronegócios: Gestão de custos. Senar, Brasília. 2015. IUDÍCIBUS, S. MELLO, G. R. Análise de custos: uma abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013. COGAN, S. Custos e formação de preços: análise e prática. São Paulo: Atlas, 2013. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Custos de produção agrícola: a metodologia da Conab. Brasília. Conab, 2010. CREPALDI, S. A. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. São Paulo: Atlas, 2012. SCHIER, C. U. C. Gestão de custos. Curitiba: Intersaberes, 2013. SANTOS, G. J. MARION, J. C. SEGATTI, S. Administração de custos agropecuária. 4ed. São Paulo: Atlas, 2009. 165p. CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS DO CRÉDITO RURAL. Editora dos criadores ltda, 1976. São Paulo. HOLANDA, Nilson. Planejamento e Projetos. 1ª edição, Rio de Janeiro, APEC, Brasília, 1975. PROGRAMA DE TREINAMENTO RURAL SUDENE/PNUD/BANCO MUNDIAL. Manual de Elaboração e Análise de Projetos de Desenvolvimento Rural. Recife. 1987. BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, Curso de elaboração de projetos. B.N.B, 1999.
COMPLEMENTAR Guia de Crédito Rural safra 2017/2018; CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL CNA. Guia_do_crédito_rural_versaoonline.pdf https://www.seagri.com.br/blog/credito-rural-2020-como-funciona Crédito Rural para sua empresa/Caixa. www.caixa.gov.br/empresa/credito-financiamento/credito-rural/Páginas/default.aspx. Crédito rural Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento www.agricultura.go.br/assuntos/politica-agricola/credito-rural. Crédito rural Como funciona e quem tem direito? http://www.creditooudebito.com.br/credito-rural-como-funciona-quem-tem-direito/ Administração rural Economia rural, mercados e comercializaçãowww.ebah.com.br/content/ABAAAAoxQAF/administração-rural ADM. E ECONOMIA RURAL www.ifcursos.com.br/sistema/admin/.../09-40-22-apostilaadmeeconomiarural.pdf ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS www.ead.cesumar.br/moodle2009/lib/ead/aquivos/Apostilas/1477.pdf Projetos Agropecuários - fmvz/unesp.br/Home/Graduação/Zootecnia/projetos-agropecuarios.pdf. |