-

CA/CEAD019 - TECNOLOGIA, INTERNET E AS RELAÇÕES LABORAI - Turma: 8A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/08/2024 - 16/09/2024)

Disponível em:  https://escolaweb.com.br/wp-content/uploads/2024/03/267114-o-que-e-educacao-40-e-como-ela-vai-mudar-o-modo-como-se-aprende-1-1536x1097.jpg

 

Caro(a) aluno(a),

Caro(a)s discentes,

Sejam bem-vindo(a)s a nossa turma virtual da disciplina Tecnologia, Internet e as Relações Laborais do Curso de "Especialização em Ensino de Empreendedorismo e Propriedade Intelectual na Educação Básica", ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

Nessa disciplina poderemos compreender melhor como a 4ª. Revolução Industrial vem revolucionando todo o modo como pensamos, nos comportamos e como as coisas funcionam. Essa revolução da internet inclui também mudanças nas relações laborais, em especial, na educação.  

Daí surge o termo ‘Educação 4.0’ impactando na prática docente, por meio da integração das metodologias ativas e das mais avançadas tecnologias educacionais, revolucionando, por certo, a maneira como ensinamos e aprendemos.

Ao alinharmos essas tecnologias com as metodologias ativas, direciona-se para uma educação que estimula o engajamento, a colaboração, a criatividade e a promoção das 10 competências gerais exigidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que atualizou e complementou o Plano Nacional de Educação.

O nosso compromisso colaborativo nessa caminhada será primordial para que ao final dessa disciplina possamos ter aprendido pelos ensinamentos teóricos adquiridos, ordenado de maneira metodológica, bem como pela vivência e experiências empíricas compartilhadas.

Vamos junto(a)s nessa caminhada pela construção do conhecimento!

Caro(a) aluno(a),

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professora: Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado (2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnologia em Gestão de Dados, modalidade a Distância da UFPI, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), em Teresina-PI; e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública (PPGP), nível mestrado profissional; além de professora formadora e orientadora, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3271567015867945

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/08/2024 - 16/09/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (17/08/2024 - 16/09/2024)

1.1  A evolução das Revoluções

1.2  Futuro do trabalho, empregabilidade e ‘uberização’ da economia

1.3  Substituição do esforço físico por instrumentos e ferramentas

1.4  Substituição do trabalho físico por máquinas mecanizadas

1.5  Substituição do trabalho repetitivo por máquinas “inteligentes”

1.6  Substituição do trabalho preditivo por automação, robotização e inteligência artificial provocando o fim do vínculo empregatício

O objetivo da Unidade 1 é promover uma profunda discussão sobre a 4ª. revolução industrial e os impactos e modificações que está proporcionando na dinâmica das relações laborais.

Biblioteca UFPI on-line:

FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. (Desafios da educação). Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788584291274. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584291274/. Acesso em: 13 atrás. 2024.

 

GARCIA, Solimar. Gestão 4.0 em tempos de disrupção. São Paulo: Editora Blucher, 2020. E-book. ISBN 9786555500059. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555500059/. Acesso em: 13 atrás. 2024.

 

Assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7IDuGMD1Oec

 

Leituras complementares:

Artigo 1

Artigo 5

Artigo 6

Slides (unidade I)

Quer saber mais sobre a Base Nacional Comum Curricular e as 10 Competências Gerais?

Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=WMI3IDkKeos

Na Unidade I, nossa meta é que o/a (s) educadores se apropriem de conhecimentos em torno das demandas oriundas a partir da quarta revolução industrial, requerendo mudanças no contexto das relações de trabalho, e como isso impacta nas perspectivas das futuras escolhas profissionais dos estudantes da educação básica do Brasil. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/08/2024 às 00:00 a 14/09/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2024 às 23h 59
UNIDADE II (17/08/2024 - 16/09/2024)

2.1 Da Educação 1.0 à 4.0

2.2 Características da Educação 4.0

2.3 Atividades de aprendizagem na Educação 4.0

2.4 Tecnologias na Educação 4.0

2.5 Competências requeridas na Educação 4.0

O objetivo da Unidade 2 é promover uma profunda discussão sobre a Educação 4.0 e o novo papel do educador, da escola e do ensino-aprendizagem frente às novas metodologias ativas e as mais avançadas tecnologias educacionais na formação das competências requeridas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Biblioteca UFPI on-line:

FAVA, Rui. Trabalho, educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. (Desafios da educação). Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788584291274. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584291274/ . Acesso em: 13 atrás. 2024.

 

GARCIA, Solimar. Gestão 4.0 em tempos de disrupção. São Paulo: Editora Blucher, 2020. E-book. ISBN 9786555500059. Disponível em:  https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555500059/ . Acesso em: 13 atrás. 2024.

 

Assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LH4TCZFRR7s

 

Leituras complementares:

Artigo 2

Artigo 3

Artigo 4

Artigo 7

Lamattina, Alexandre de Araújo. Educação 4.0 [livro eletrônico]: transformando o ensino na era digital. Formiga, MG: Editora Union, 2023.  

Slides (unidade II)

 

Ao final da unidade 2, espera-se que os educadores tenham uma compreensão sólida do que é a Educação 4.0, de sua importância no mundo contemporâneo e do potencial que ela oferece para reinventar a educação como a conhecemos. Além disso, os prepara para novas abordagens metodológicas e novas tecnologias educacionais que são essenciais para a concretização da Educação 4.0 na educação básica do Brasil.

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/08/2024 - 16/09/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades I e II, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

Nesta etapa, você responderá a um questionário composto por 10 (dez) questões de múltipla escolha a serem respondidas por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA, nos dias 15/09/2024 e 16/09/2024.

As questões foram elaboradas a partir de todos os conteúdos trabalhados durante a disciplina.

    
Inicia em 15/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (17/08/2024 - 16/09/2024)
    
Inicia em 20/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 21/09/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (17/08/2024 - 16/09/2024)
    
Inicia em 24/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 25/09/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
2 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024200**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 AM
4 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
7 2024200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
8 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
9 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
10 2024200**** 9,0 0,0 10,0 7.4 0 AM
11 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
12 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
13 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
15 2024200**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 AM
16 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
17 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
18 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
19 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
21 2024200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
22 2024200**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 AM
23 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
24 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
31 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
32 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2024201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
35 2024200**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 AM
36 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2024200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
39 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2024200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
41 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
42 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
43 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
45 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
48 2024200**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
49 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
50 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2024200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
53 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
54 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1199 26/12/2024 18:00