Metodologia: |
A disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I será realizada de maneira híbrida, alternando momentos de aulas expositivas em sala constituída e práticas de campo. Nos momentos em sala de aula, os discentes receberão orientações, participarão de diálogos, leituras, estudo de textos teóricos relacionados às atividades do estágio, acompanhados de momentos de observações participativas e diversas formas de interação. Nos momentos de atividades práticas no campo, os discentes serão levados para setores de produção animal e vegetal no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) ou em outras instituições públicas ou privadas, para observarem e praticarem atividades relacionadas à área da agropecuária. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno será acompanhado em suas atividades por um supervisor e orientado por um(a) professor(a) orientador(a), os quais avaliarão o seu desempenho. Para a avaliação da aprendizagem se enquadrar em um processo formativo e permanente de reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes, serão utilizados os seguintes instrumentos: Tipo de Instrumento: Nota do orientador e do supervisor do Estágio Critério de Avaliação: Ambos os profissionais observarão o desempenho do discente durante a realização da prática profissional, de acordo as metas estabelecidas no plano de estágio. Valor: 10,0 Tipo de Instrumento: Relatório Técnico Critério de Avaliação: O coordenador irá avaliar o relatório observando os aspectos gramaticais, técnicos e normas técnicas vigentes. Valor: 10,0
|
Bibliografia:
| Bibliografia: BIANCHI, A.C. de M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. ed. São Paulo: Pioneira: Cengage Learning, 2009. 98 p. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pear-son, 2007. MILLEN, E. Guia do técnico agropecuário: veterinária e zootecnia. Campinas: Instituto Campi-neiro de Ensino Agrícola, 1984. 794 p.
Bibliografia complementar: BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. CONEA - A Proposta Catarinense para o ensino Técnico Agrícola no Brasil./ organizado por Conselho Estadual do Ensino Agrícola de Santa Catarina CONEA Blumenau, SC: IFC, 2018. FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e co-mercialização de hortaliças. 3. ed. Viçosa: UFV, 2008. MARCONI, M de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. rev. e amp. São Paulo: Atlas, 2009. 225 p. NISKIER, Arnaldo; NATHANAEL, Paulo. Educação, estágio e trabalho. São Paulo: Integrare Editora, 2006. RIOS, Kamila Gonçalves. Estágio supervisionado externo no instituto federal de educação, ciência e tecnologia baiano campus Senhor do Bonfim: implicações e perspectivas. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade ROCHA, J. L. V. da; ROCHA, L. A. R. Guia do técnico agropecuário: construções e instalações rurais. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1990. ROESCH, S. M. A., et al. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
|