Metodologia: |
A abordagem dos conteúdos terá como princípio norteador a prática reflexiva, problematizadora, discursiva e participativa. Será desenvolvida através das seguintes atividades pedagógicas: aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades de leituras, seminários e produção de textos. Os alunos/as serão orientados a perceber relações, diretas e/ou indiretas, entre os temas debatidos nas aulas, com seus respectivos objetos de estudo no Mestrado/Doutorado. |
Bibliografia:
| ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, História e Política: literaturas de Língua Portuguesa no século XX. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2017. ARÁN, Pampa Olga. A questão do autor em Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, Número Especial, jan./jul. 2014, p. 4-25. AVELAR, André de Sá; SCHMIDT, Benito Bisso (orgs.). O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1989. 3 v. BIGNOTTO, GIlza Carla. Figuras de autor, figuras de editor: as práticas editoriais de Monteiro Lobato. São Paulo: EDUNESP, 2018. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco. Visionários de um Brasil profundo: invenções da cultura brasileira em Jomard Muniz de Brito e seus contemporâneos. Teresina, PI: EDUFPI, 2018. CAMARGO, Fábio Figueiredo. Só posso escrever o que sou. Aletria, v. 20, n. 2, 2010, p. 167-180. CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 7. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985. CARREIRA, Shirley de Souza. O Sagrado e o Profano em O outro pé da sereia, de Mia Couto. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, jul./dez. 2012, p. 249-262. CHALHOUB, Sidnei; PEREIRA, Leonardo Afonso de M. (org.). A história contada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
|