-

PPGHB044 - TÓPICOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA VIII: HISTÓRIA E LITERATURA - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
1ª UNIDADE ? HISTÓRIA E LITERATURA: RELAÇÕES CONFLITUOSAS (13/09/2024 - 11/10/2024)
1.1 Os Annales e a negação da tradicional narrativa da história; 1.2 Hayden White a defesa da narrativa histórica; 1.3 Críticas e defesas da relação entre história e literatura.
   Plano de Ensino da Disciplina 
2ª UNIDADE ? HISTÓRIA E LITERATURA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS (18/10/2024 - 22/11/2024)
2.1. O elemento social na obra literária e suas aproximações com o fazer historiográfico; 2.2. O retorno dos acontecimentos e da narrativa; 2.3. As interrelações entre história e literatura; 2.4. O historiador e os usos literários; 2.5. A relação entre História, Psicanálise, ciência e ficção; 2.6. A obra de Machado de Assis e os percursos na historiografia literária; 2.7. As relações entre história, arte e ficção.
3ª UNIDADE ? HISTÓRIA E LITERATURA: USOS NA HISTORIOGRAFIA (29/11/2024 - 24/01/2025)
3.1. Representações sociais urbanas na obra de Edgar Allan Poe; 3.2. Teresina e suas representações literárias e memorialísticas; 3.3. Escrita literária do cotidiano camponês medieval durante a Inquisição; 3.4. Representações literárias da Primeira República brasileira; 3.5. Transformações urbanas e sociais de Teresina a partir de trajetórias literárias; 3.6. Visões literárias do urbano em Paris, Rio de Janeiro e Porto Alegre; 3.7. Escrita histórico-literária pós-moderna e as invenções de uma cultura brasileira.
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13 20 27 10 17 24
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2024100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História e Literatura: aproximações e distanciamentos. As diferentes tradições no estudo das relações entre História e Literatura. História, narrativa e conhecimento. História e ficção.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A abordagem dos conteúdos terá como princípio norteador a prática reflexiva, problematizadora, discursiva e participativa. Será desenvolvida através das seguintes atividades pedagógicas: aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades de leituras, seminários e produção de textos. Os alunos/as serão orientados a perceber relações, diretas e/ou indiretas, entre os temas debatidos nas aulas, com seus respectivos objetos de estudo no Mestrado/Doutorado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados por meio de suas participações durante as aulas com questionamentos e contribuições referentes ao tema em estudo; bem como pela realização de Fichamento de textos individual (valendo 10 pontos), de um Seminário em grupo (valendo 10 pontos) e da produção de um Artigo Científico individual (valendo 10 pontos). Cabe ressaltar que será obrigatório: a) participação efetiva nas atividades propostas; b) frequência igual ou superior a 75% de carga horária da disciplina; c) aproveitamento igual ou superior a 70% no trabalho final da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, História e Política: literaturas de Língua Portuguesa no século XX. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2017.
ARÁN, Pampa Olga. A questão do autor em Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, Número Especial, jan./jul. 2014, p. 4-25.
AVELAR, André de Sá; SCHMIDT, Benito Bisso (orgs.). O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1989. 3 v.
BIGNOTTO, GIlza Carla. Figuras de autor, figuras de editor: as práticas editoriais de Monteiro Lobato. São Paulo: EDUNESP, 2018.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco. Visionários de um Brasil profundo: invenções da cultura brasileira em Jomard Muniz de Brito e seus contemporâneos. Teresina, PI: EDUFPI, 2018.
CAMARGO, Fábio Figueiredo. Só posso escrever o que sou. Aletria, v. 20, n. 2, 2010, p. 167-180.
CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 7. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.
CARREIRA, Shirley de Souza. O Sagrado e o Profano em O outro pé da sereia, de Mia Couto. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, jul./dez. 2012, p. 249-262.
CHALHOUB, Sidnei; PEREIRA, Leonardo Afonso de M. (org.). A história contada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/09/2024
11/10/2024
1ª UNIDADE ? HISTÓRIA E LITERATURA: RELAÇÕES CONFLITUOSAS
18/10/2024
22/11/2024
2ª UNIDADE ? HISTÓRIA E LITERATURA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS
29/11/2024
24/01/2025
3ª UNIDADE ? HISTÓRIA E LITERATURA: USOS NA HISTORIOGRAFIA
Avaliações
Data Descrição
11/10/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Primeira aula - remota 23/09/2024
Boas vindas!!!! 11/09/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1294 09/05/2025 01:05