Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno será acompanhado em suas atividades por um supervisor e orientado por um(a) professor(a) orientador(a), os quais avaliarão o seu desempenho. Para a avaliação da aprendizagem se enquadrar em um processo formativo e permanente de reconhecimento de saberes, competências, habilidades e atitudes, serão utilizados os seguintes instrumentos: Tipo de Instrumento: Nota do orientador e do supervisor do Estágio Critério de Avaliação: Ambos os profissionais observarão o desempenho do discente durante a realização da prática profissional, de acordo as metas estabelecidas no plano de estágio. Valor: 10,0 Tipo de Instrumento: Relatório Técnico Critério de Avaliação: O coordenador irá avaliar o relatório observando os aspectos gramaticais, técnicos e normas técnicas vigentes. Valor: 10,0
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Bibliografia:
| Bibliografia: BIANCHI, A.C. de M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. ed. São Paulo: Pioneira: Cengage Learning, 2009. 98 p. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pear-son, 2007. MILLEN, E. Guia do técnico agropecuário: veterinária e zootecnia. Campinas: Instituto Campi-neiro de Ensino Agrícola, 1984. 794 p.
Bibliografia complementar: BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. CONEA - A Proposta Catarinense para o ensino Técnico Agrícola no Brasil./ organizado por Conselho Estadual do Ensino Agrícola de Santa Catarina CONEA Blumenau, SC: IFC, 2018. FILGUEIRA, F. A. R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e co-mercialização de hortaliças. 3. ed. Viçosa: UFV, 2008. MARCONI, M de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. rev. e amp. São Paulo: Atlas, 2009. 225 p. NISKIER, Arnaldo; NATHANAEL, Paulo. Educação, estágio e trabalho. São Paulo: Integrare Editora, 2006. RIOS, Kamila Gonçalves. Estágio supervisionado externo no instituto federal de educação, ciência e tecnologia baiano campus Senhor do Bonfim: implicações e perspectivas. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade ROCHA, J. L. V. da; ROCHA, L. A. R. Guia do técnico agropecuário: construções e instalações rurais. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1990. ROESCH, S. M. A., et al. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. AZEVEDO, C. A. M.; AZEVEDO, A. G. Metodologia científica: contributos práticos para elaboração de trabalhos acadêmicos. 5ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2000. CASTRO, C. M. A Prática da Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2006. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. OLIVEIRA, J. L. Texto acadêmico: técnicas de redação e pesquisa cientifica. Petrópolis: Vozes, 2005. REIZ, P. Manual de Técnicas de Redação Cientifica. 3. ed. São Paulo: Editora HYRIA, 2014. |