-

PPGCOM019 - ECONOMIA POLITICA DO JORNALISMO - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
SEMANA CALOURO (14/09/2024 - 14/09/2024)

SEMANA CALOURO

Livro - EPJ 1 - Economia Política do Jornalismo - campo, objeto, convergências e regionalismo (14/09/2024 - 14/09/2024)
   EPJ 1 - Economia Política do Jornalismo - campo, objeto, convergências e regionalismo.pdf 
Livro - EPJ 2 - ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO - tendências, perspectivas e desenvolvimento regional (14/09/2024 - 14/09/2024)
Livro - EPJ 3 - Political Economy of Journalism - new (and old) logics of production and consumption (14/09/2024 - 14/09/2024)
Tendências, Perspectivas e Desenvolvimento Regional (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
Tecnologia, inovação e capital social nas organizações jornalísticas (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
A produção de jornalismo na fase das indústrias culturais (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
A academia e o partido político da mídia (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
Os telejornais e a espetacularização de fatos políticos (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
A imprensa como espaço dos discursos de poder (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
Mídia no Brasil: Estudo à luz da EPC (14/09/2024 - 14/09/2024)
Debate (14/09/2024 - 14/09/2024)
Seminario (14/09/2024 - 14/09/2024)
Seminario (14/09/2024 - 14/09/2024)
Seminario (14/09/2024 - 14/09/2024)
aula expositiva - texto (21/09/2024 - 21/09/2024)
aula expositiva - texto (28/09/2024 - 28/09/2024)
aula expositiva - texto (05/10/2024 - 05/10/2024)
aula expositiva - texto (12/10/2024 - 12/10/2024)
aula expositiva - texto (19/10/2024 - 19/10/2024)
Video - MOSCO (26/10/2024 - 26/10/2024)
aula expositiva - texto (02/11/2024 - 02/11/2024)
aula expositiva - texto (09/11/2024 - 09/11/2024)
aula expositiva - texto (16/11/2024 - 16/11/2024)
aula expositiva - texto (23/11/2024 - 23/11/2024)
Video - Conglomerados midiaticos (30/11/2024 - 30/11/2024)
Esfera pública - apresentação (07/12/2024 - 07/12/2024)
aula expositiva - texto (14/12/2024 - 14/12/2024)
Aula expositiva - texto (21/12/2024 - 21/12/2024)
VIDEO - Petróleo (28/12/2024 - 28/12/2024)
aula expositiva - texto (04/01/2025 - 04/01/2025)
Seminário (11/01/2025 - 11/01/2025)
SEminários (18/01/2025 - 18/01/2025)
Seminários (25/01/2025 - 25/01/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
14 21 28 05 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2024100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade. Economia política do jornalismo e estruturas sócio-econômicas - desenvolvimento, perspectivas e desafios. Possibilidades e tendências na produção, distribuição e consumo de jornalismo e da informação. As indústrias culturais e os conteúdos jornalísticos. O mercado jornalístico e os padrões tecno-estéticos. As Políticas de Comunicação e a economia política do Jornalismo e da Cultura; inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos, nos marcos do capitalismo reconfigurado. Hegemonia, poder e jornalismo alternativo. O novo espaço público e as mídias digitais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: LEITURA PREPARATÓRIA DE AULAS
VIDEO
AULA DIALOGADA
AULA EXPOSITIVA
LEITURA MEDIADA

SEMINÁRIOS

OBJETIVOS:
Objetivo Geral

- Permitir que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos em Economia Política do Jornalismo, sendo capazes de compreender, por meio do estudo das práticas do jornalismo, e da interlocução com as práticas comunicacionais, a relação contemporânea entre a acumulação capitalista e o jornalismo, bem como a identificação dos processos de produção, distribuição e consumo da informação.

Objetivos Específicos:
- Compreender o que é a Economia Política e dentro do campo da Economia conhecer e identificar a Economia Política do Jornalismo, bem como, entender sua importância para o desempenho profissional do jornalista;
- Interpretar os temas gerais e introdutórios da Economia Política da Comunicação;
- Identificar as questões fundamentais da disciplina, com o desenvolvimento da capacidade de aplicação dos assuntos na atuação prática do jornalismo;
- Analisar e compreender criticamente as forças que regem o mercado e suas influências em diversas situações do cotidiano;
- Interpretar e realizar modos de integração entre teoria e prática;
- Capacitar criticamente o aluno a ter uma compreensão, interpretação e interação da Economia Política do Jornalismo dentro do contexto histórico, social, geográfico e econômico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Numa perspectiva sistêmica, as atividades propostas serão desenvolvidas junto com os alunos de modo que eles se sintam estimulados a participar e discutir sobre os temas propostos, por meio de recursos didáticos (aulas expositivas, vídeos, slides) que favoreçam o aprendizado sobre o tema geral da disciplina, assim como sejam capazes de relacionar com a realidade da profissão e do cotidiano.

PRODUCÃO DE ARTIGO
Horário de atendimento: HORÁRIO DE ATENDIMENTO A SER AGENDADO COM A PROFESSORA
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRITTOS, Valério C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.
JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.
RAMOS, Murilo C.; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BOLAÑO, César R S. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.

BOLAÑO, César R. S.; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.

BRITTOS, Valério C. (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.

BRITTOS, Valério Cruz. A Economia Política da Comunicação no Brasil em perspectiva histórica. In: BOLAÑO, César (org.). Comunicação e a crítica da economia política: perspectivas teóricas e epistemológicas. São Cristóvão: UFS, 2008. p. 193-208.

BRITTOS, Valério Cruz; CABRAL, Adilson. Economia política da comunicação: interfaces brasileiras. Editora E-papers, 2008.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

DOURADO, Jacqueline Lima (Ed.). Economia política do jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. EDUFPI, 2013.

JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs.). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.

JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1, Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, n. 1-2, p. 97-120, 1999. p. 105-106.
SOUSA, Helena (Org.). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto, 2006.

RAMOS, Murilo C.; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/09/2024
14/09/2024
Livro - EPJ 1 - Economia Política do Jornalismo - campo, objeto, convergências e regionalismo
14/09/2024
14/09/2024
Livro - EPJ 2 - ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO - tendências, perspectivas e desenvolvimento regional
14/09/2024
14/09/2024
Livro - EPJ 3 - Political Economy of Journalism - new (and old) logics of production and consumption
14/09/2024
14/09/2024
Tendências, Perspectivas e Desenvolvimento Regional
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
Tecnologia, inovação e capital social nas organizações jornalísticas
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
A produção de jornalismo na fase das indústrias culturais
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
A academia e o partido político da mídia
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
Os telejornais e a espetacularização de fatos políticos
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
A imprensa como espaço dos discursos de poder
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
Mídia no Brasil: Estudo à luz da EPC
14/09/2024
14/09/2024
Debate
14/09/2024
14/09/2024
Seminario
14/09/2024
14/09/2024
Seminario
14/09/2024
14/09/2024
Seminario
14/09/2024
14/09/2024
SEMANA CALOURO
21/09/2024
21/09/2024
aula expositiva - texto
28/09/2024
28/09/2024
aula expositiva - texto
05/10/2024
05/10/2024
aula expositiva - texto
12/10/2024
12/10/2024
aula expositiva - texto
19/10/2024
19/10/2024
aula expositiva - texto
26/10/2024
26/10/2024
Video - MOSCO
02/11/2024
02/11/2024
aula expositiva - texto
09/11/2024
09/11/2024
aula expositiva - texto
16/11/2024
16/11/2024
aula expositiva - texto
23/11/2024
23/11/2024
aula expositiva - texto
30/11/2024
30/11/2024
Video - Conglomerados midiaticos
07/12/2024
07/12/2024
Esfera pública - apresentação
14/12/2024
14/12/2024
aula expositiva - texto
21/12/2024
21/12/2024
Aula expositiva - texto
28/12/2024
28/12/2024
VIDEO - Petróleo
04/01/2025
04/01/2025
aula expositiva - texto
11/01/2025
11/01/2025
Seminário
18/01/2025
18/01/2025
SEminários
25/01/2025
25/01/2025
Seminários
Avaliações
Data Descrição
26/09/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
BEM-VINDES 17/09/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1353 15/07/2025 22:10