-

PPGCOM033 - TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO IV - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e discussão a partir de duas entrevistas sobre jornalismo (11/10/2024 - 11/10/2024)
   RADIOJORNALISMO E OS VÁRIOS MODOS DA EXPERIÊNCIA SONORA: identidade, diversidade e pesquisa acadêmica nos novos contextos tecnológicos 
Entrevista concedida à Revista Latino-americana de Jornalismo Âncora por Madalena Oliveira, professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
  Pensando o jornalismo além da tecnologia 
Michael Schudson, da Columbia University, Journalism School, New York, Estados Unidos, concede entrevista a Otavio Daros
Jornalismo e Desinformação (01/11/2024 - 01/11/2024)
  Desinformação e Fake News: conceitos à luz do Jornalismo e da Análise do Discurso 
As fakes news emergiram com a pós-verdade e de tão usual, a nomenclatura tornou-se complexa. O presente artigo objetiva trazer esse emaranhado de conceitos e como os campos do jornalismo e da análise do discurso trabalham essa terminologia por meio de uma revisão bibliográfica.
  COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA - reflexões sobre a desinformação 
O tema proposto para o Congresso da INTERCOM de 2022 e para 4ª temporada das Lives da INTERCOM, Comunicação e Ciências: reflexões sobre a desinformação, além de atual e importante, face aos cenários de incerteza em que vivemos, decorrentes, em grande parte, dos prejuízos que as práticas de desinformação têm trazido, impedindo-nos até mesmo da possibilidade de sonhar e vislumbrar futuros possíveis, foi determinante para os méritos do livro, objeto deste Prefácio, e que merecem ser destacados. Reunindo sínteses reflexivas sobre o que foi discutido durante os encontros propostos por integrantes de 21 Grupos de Pesquisa da INTERCOM, apresenta um painel atual dos direcionamentos analíticos que vêm sendo feitos pelos GPs, incluindo, pela primeira vez, alguns dos recém-criados, em função do processo de avaliação dos grupos realizado no início de 2022.
  Jornalismo, revistas semanais e discursos: a autoreferencialidade como estratégia nos enunciados sobre fake news 
Este trabalho busca identificar qual o papel da própria imprensa na construção de uma noção sobre as fake news, a partir da perspectiva teórico-metodológica de uma Teoria dos Discursos Sociais. Como observável, foram eleitas as duas revistas jornalísticas semanais de referência, no Brasil, em suas versões impressas, Veja e Época, que circularam em janeiro de 2018 e trouxeram na capa o temas das fake news na mesma semana. A
  OS MODOS DE DIZER EM DOIS SPOTS PUBLICITÁRIOS SOBRE FAKE NEWS 
Este artigo analisa os modos de dizer (Pinto, 2002) em dois spots de uma campanha publicitária sobre fake news, produzidos pela Rádio Câmara. O objetivo é identificar como os enunciadores, a partir dos modos de dizer, construíram o referente fake news; estabeleceram vínculos socioculturais com os ouvintes, ao interpelá-los sobre o tema e quais afetos distribuídos. Os spots procuraram convencer os ouvintes sobre a importância de não divulgar informações sem antes as checar.
  Radio e Fake News: aproximações e distanciamentos 
Este artigo tem como objetivo traçar linhas de aproximação e distanciamento dos estudos de rádio e mídia sonora com reflexões sobre fake news. Para isto, é necessário traçar um histórico do conceito fake news no mundo e depois no Brasil. Em seguida, historicizar o surgimento do conceito no campo da Comunicação, nomear as fases das fake news no Brasil, fazer uma aproximação com o universo do rádio e das mídias sonoras e dialogizar com questões apresentadas por alguns pesquisadores em rádio. Outro ponto a ser abordado no texto são as pesquisas que apontam para credibilidade do rádio tornando-o, ainda, pouco atraente como difusor de fake news. Por fim, concluímos que o rádio ainda tem importantes questões a olhar e a desenvolver devido a forte circulação de fake news na sociedade. Palavras-chave - Credibilidade; Fake News; Fases; Rádio
Jornalismo e Gênero radiofonico (29/11/2024 - 29/11/2024)
  Gêneros radiofônicos em programações de webrádios públicas brasileiras 
Este artigo analisa os gêneros radiofônicos presentes na programação de duas webrádios de Universidades Públicas Federais: a Rádio Ponto UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Webrádio UFABC, da Universidade Federal do ABC paulista. Busca-se traçar diferenças e semelhanças na programação de webrádios universitárias considerando o contexto geográfico e de representação das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
  Desigualdade de gênero em webrádios jornalísticas do Piauí 
O Piauí é um estado no nordeste brasileiro que assim como o restante do país também é marcado por desigualdades. No que diz respeito a de gênero, pesquisa (IBGE, 2021b) aponta que o contexto pandêmico vivido mundialmente acirrou essa assimetria e consequentemente colaborou para agravar quadros que já eram alarmantes.
  Gêneros radiofônicos em programas matinais:uma análise de quatro rádios teresinenses 
O presente artigo discute aspectos do gênero propostos em Bakhtin (1997), Barbosa Filho (2009) e Nunes (2000) para compreender seu significado e consequentemente exercer uma aplicabilidade a partir dos gêneros radiofônicos, tomando como corpus os programas matinais de Teresina: Jornal da Clube (Rádio FM Clube – 99,1 FM), Notícias da Boa (Rádio Jornal Meio Norte – 90,3 FM), Jornal da Teresina 1ª Edição (Rádio Teresina FM – 91,9 FM) e o programa Acorda Piauí (Rádio Cidade Verde – 105,3 FM), veiculados de segunda a sexta-feira, na faixa de horário compreendida entre 6h e 9h.
Rádio e Inteligência Artificial (06/12/2024 - 06/12/2024)
  RADIO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL. SISTEMATIZACIÓN Y CARACTERIZACIÓN DE APLICACIONES Y PRESTACIONES 
La radio experimenta otra fase de un proceso de convergencia digital que nos despierta inquietudes en torno a sus apropiaciones y usos. Para alentar este debate, realizamos una exploración de la integración de la inteligencia artificial (IA) en el ecosistema radiofónico, aportando una sistematización y caracterización de las aplicaciones y prestaciones actuales y las potenciales. Proponemos un abordaje descriptivo y analítico a partir de cinco ejes empírico-conceptuales que permiten organizar un cuadro de las iniciativas experimentales e innovaciones, con funcionalidades probadas, de la automatización mediante IA para cada fase de la elaboración de una pieza comunicacional sonora: producción, realización, transmisión y evaluación.
  AI in radio: The game changer you did not hear coming 
AI technologies are becoming more accessible to the public, leading to an increase in their use. This trend can also be observed in radio, where artificial intelligence is gradually finding its application in various forms and radio professionals are increasingly trying it out in practice. This study provides an overview of the use of AI in radio in Slovakia and abroad in different contexts. So far, AI has only been used to a limited extent in the generation of texts in Slovak, which leaves room for further development in this direction, but also for the need for constant control of documents and materials created for broadcasting. Radio stations use artificial intelligence to automate processes in the preparation of broadcasts, from the selection of songs to the generation of news. Despite these capabilities, there is still a need for human control and creativity in content creation. Radio is looking to use AI to improve the listener experience, although there are challenges such as language barriers and maintaining human authenticity in moderation. The study also discusses radio professionals’ perspectives on the use of AI and its future in radio.
  UMA REFLEXÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO JORNALISMO NO CONTEXTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA 
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a produção de conhecimento no jornalismo em um cenário de Inteligência Artificial Generativa, capaz de reproduzir a linguagem natural e produzir trabalhos “mentais” e “criativos”, algo até então realizado apenas por humanos. O artigo traz as obras do sociólogo Edgar Morin como suporte teórico sobre conhecimento, além de autores que associam o conhecimento ao jornalismo como Adelmo Genro Filho, Robert E. Park, Eduardo Meditsch e Van Dijk. Para isso, faz uso da revisão bibliográfica como metodologia. Ao final, busca-se entender se a produção de textos gerados por Inteligência Artificial Generativa pode ser considerada conhecimento.
  Blockchain solutions for generative AI challenges in journalism 
This study aims to identify and assess AI and blockchain solutions in relation to journalistic authenticity and integrity. Central to our exploration is the role of blockchain technology in verifying content provenance. As a key component of a global Web3 framework, blockchain could offer a foundation for authenticating the origins of content. In this article, we explore how blockchain, with its capacity for creating immutable and cryptographically signed data records, could be applied by journalists to verify photos, videos and documents. Our analysis identified nine blockchain-based solutions for content verification, with three platforms–Attestiv, OriginStamp, and Fact Protocol–showing particular promise for journalistic workflows. We conclude that while AI and blockchain solutions are currently available to journalists today, they require high-level technical expertise. Many media companies are now venturing into this field as well, thus affecting the professional role of journalists in general. In our study, it is evident that integrating AI and blockchain in journalism is not merely about adopting new tools but also about understanding their broader implications for journalism as a profession and the convergence in society. The focus must remain on enhancing journalistic integrity and public trust to ensure that these technological advances benefit the field of journalism and, by extension, the democratic processes it supports.
Entrega trabalho final (17/01/2025 - 17/01/2025)
    
Inicia em 13/01/2025 às 0h 0 e finaliza em 17/01/2025 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV Total
11 18 01 08 22 29
1 2024100**** 0 0 4 0 0 0 4
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 4 0 0 0 2 6
4 2024100**** 0 0 0 0 0 4 4
5 2024100**** 4 0 0 0 0 0 4
6 2024100**** 0 0 4 0 0 0 4
7 2024100**** 0 0 0 0 2 4 6
8 2024100**** 0 0 0 0 4 0 4
9 2024100**** 0 0 0 0 4 2 6
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 7,0 7.0 0 AM
2 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 9,5 9.5 6 AM
4 2024100**** 10,0 10.0 4 AM
5 2024100**** 8,0 8.0 6 AM
6 2024100**** 7,0 7.0 4 AM
7 2024100**** 7,0 7.0 4 AM
8 2024100**** 7,0 7.0 4 AM
9 2024100**** 10,0 10.0 6 AM
10 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2024100**** 8,0 8.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Orientações para aula do dia 08-11-2024 05/11/2024
Para proxima aula na sexta feira 07/10/2024
Inicio das aulas 10/09/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1345 02/07/2025 03:06